GPL ou GNV: diferenças e vantagens de cada combustível

17 Setembro | 2021 | Goodyear

Depois do GPL, surgem também veículos que recorrem ao GNV. Ambos os combustíveis são a gás, mas conhece as diferenças e vantagens? Leia para saber mais…

Até há alguns anos, a grande questão que todo comprador de carro se perguntava era se deveria apostar em um veículo a diesel ou a gasolina. Felizmente, a oferta hoje é muito mais ampla e aos combustíveis tradicionais juntaram-se os motores elétricos, híbridos e a gás. Mesmo dentro deste último existem diferentes opções, já que alguns carros usam GPL e outros, GNV. Mas conhece os dois combustíveis? Aqui vamos falar sobre as diferenças e vantagens do GPL e do GNV.

O que é o GPL

O GPL ou Gás de Petróleo Liquefeito é um combustível composto por uma mistura de gás butano e gás propano. É a maioria no nosso país, por isso é mais fácil para os veículos com esta forma de combustível encontrarem postos de abastecimento onde podem reabastecer e encher o depósito de combustível.

O que é o GNV

O GNV ou Gás Natural Veicular (GNC para ligeiros e GNL para pesados) é um gás semelhante ao que usamos para aquecer casas e cuja composição é quase inteiramente gás metano (90 por cento). A sua utilização não é tão difundida como o GPL, pelo que é mais difícil encontrar pontos de abastecimento nas estradas e é necessário ser pró-activo nas viagens para não ficar parado na berma.

Na verdade, quase todos os carros movidos a GPL ou GNV são híbridos, justamente para que essa escassez de serviços de reabastecimento não prejudique o agendamento de uma viagem.

Diferenças entre GPL e GNV

Embora estejamos perante dois combustíveis à base de gás, a verdade é que existem muitas diferenças entre o GPL e o GNV:

  • A maior diferença está no estado de cada combustível: enquanto o GPL é um gás no estado líquido, o GNV está no estado gasoso.
  • O GPL possui um valor térmico superior ao do GNV.
  • A pressão de armazenamento é uma das grandes diferenças entre os dois:
    • O tanque de GNV precisa comprimir o gás a uma alta pressão (cerca de 200 bar-2.900 psi).
    • O GPL é armazenado em pressões mais baixas, então os tanques são mais leves e, portanto, mais baratos.

Da mesma forma que os carros elétricos, em um futuro próximo seria fácil para as famílias que usam gás natural ter um terminal para recarregar seu carro com GNV, enquanto aqueles que usam GPL terão que continuar a passar por um posto de gasolina tradicional.

Vantagens de um carro a GPL ou GNV

Quando uma pessoa decide comprar um carro, ela deve ser clara sobre o que precisa dele. Você não precisará do mesmo veículo que sempre rodará na estrada para quem dará um uso mais urbano. E isso se traduz fundamentalmente nos custos derivados dessa utilização, tanto no combustível escolhido como na manutenção necessária. E existem as grandes vantagens dos carros a gás.

O primeiro, o preço do combustível, já que o custo do GNV ou do GPL é praticamente a metade do da gasolina. Além disso, eles também têm maior alcance e não é incomum encontrar carros movidos a gasolina que facilmente excedem 1000 quilómetros com um único tanque.

Outra vantagem do GPL ou do GNV é a manutenção. Os carros a gás, embora muitos sejam híbridos, precisam de menos manutenção do que os carros a diesel ou a gasolina, o que se traduz em economias significativas a longo prazo.

E, claro, muitas pessoas optam por um desses veículos por causa da sua menor poluição. No entanto, este tema tem um senão. Embora, de fato, os carros a gás libertem menos emissões poluentes para a atmosfera, a verdade é que para fabricar combustíveis como o GNV, com 90% de metano, utiliza-se uma grande quantidade de energia. Isso está a levar a que várias marcas tenham começado a construir as suas próprias fábricas para produzir metano da maneira mais limpa possível.

Em oposição, o preço do carro é um pouco mais alto quando comparado à mesma versão a gasolina ou diesel. No entanto, as poupanças a longo prazo que podem ser alcançadas com os carros a GPL ou GNV fazem com que muitas pessoas optem por este tipo de veículo nos últimos anos, sobretudo graças ao empenho de muitas marcas que decidiram colocar no mercado modelos com este tipo de combustível.

As vantagens do GNV e do GPL são claras e cada vez mais os condutores escolhem carros a gás para suas viagens. Analise as suas necessidades e faça contas para ver se o custo destes carros, no longo prazo, é mais lucrativo para o seu caso.

Good Year Kilometros que cuentan