Entre o rio e o verde em Santa Comba Dão

28 Maio | 2021 | Goodyear

Paisagens bucólicas saboreadas com alguns dos melhores vinhos portugueses: saiba o que ver, comer e onde ficar em Santa Comba Dão.

Há natureza, tradição e história a descobrir em Santa Comba Dão. Nascida entre o pinhal e os rios Mondego e Dão, a cidade beirã tem tudo o que necessita para uma escapadela de verão: praia, serra e tradições. Conheça com a Goodyear alguns destaques para um fim de semana em Santa Comba Dão.

O coração de Santa Comba Dão

Atravessado pelos rios Dão, Criz e Mondego, o concelho de Santa Comba enquadra a zona balnear da Senhora da Ribeira, que convida ao mergulho e à natação, ao convívio e ao descanso, bem como à prática de desportos náuticos, como a canoagem e o stand-up paddle. A norte, já no concelho de Tondela mas a uma curta distância de carro, o Caramulo é uma romântica cápsula de verde, onde o Museu Automóvel e as paisagens continuam a convidar visitantes de todo o mundo.

No centro histórico de Santa Comba Dão, sede do município, encontramos um povoado de traçado medieval, composto por ruelas e pequenas praças, que revelam autênticos tesouros arquitetónicos. A igreja Matriz, a Casa dos Arcos e o Largo do Município merecem a sua visita. 

Santa Comba Verde

Com percursos e trilhos aprazíveis distribuídos por todo o concelho, o clima convida, na maior parte do ano, a caminhadas, passeios de bicicleta e à vida ao ar livre, mas também ao reencontro da família e dos amigos. Nesses momentos de convívio e confraternização, nada melhor do que a gastronomia local para os tornar ainda mais especiais e marcantes.

A Ecopista do Dão percorre o trajeto dos carris da antiga ligação ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, numa extensão de 49 km. Vistas magníficas surpreendem o visitante a cada curva do rio, com recantos povoados por castanheiros e carvalhos, campos cultivados e pequenos povoados distribuídos harmoniosamente pela paisagem, dominada pela albufeira da Aguieira. 

Os sabores do Dão

Com os fantásticos vinhos do dão a ajudar, as delícias gastronómicas à nossa disposição são variadas. O arroz de lampreia é um dos pratos mais famosos, mas a caldeirada de peixe do rio Dão e Criz ou o ensopado à pastora não ficam atrás. Esta região também se orgulha do arroz de cabidela e da chanfana. Finalmente, tem ainda a salada de orelha de porco, o bacalhau à lagareiro e o cabrito assado em forno de lenha. Ao fim da refeição, as broinhas doces, o pudim, o leite-creme e o arroz-doce são também especialidades desta região da Beira Alta.

Restaurante Cova Funda:Chanfana à Beirã e ensopado de Cabrito entre outros sabores regionais para a refeição, uma fantástica bola de carne para aperitivo.

Restaurante A Lampreia: Na estrada para a Aguieira, é famoso pelo rodízio de marisco mas quem vier pelo leitão vai encontrar o suíno bem assado e estaladiço. Vista para o Mondego.

Restaurante Já se Comia: Apesar de menos tradicional, a vista para o rio Dão e a qualidade da cozinha justificam a visita a este espaço. Recomenda-se o bacalhau com natas e o borrego assado.

Onde ficar…

As Casas com Estória são cinco casas típicas do Dão, Alvorada, Srª Júlia, Dionísio, Srª Maria e Srº Miguel de seu nome, personagens que aqui viveram, construídas numa lage de granito, num dos largos mais emblemáticos de Santa Comba Dão, o Rossio, propriedade da mesma família há mais de dois séculos. Numa mercearia recuperada no mesmo largo, o projeto estendeu-se à Loja do Sr. Costa, onde existem 5 quartos. 

A geração que agora toma conta do espaço justifica esta aventura com a paixão: “A paixão da nossa família por estas terras do Dão, tem passado de geração em geração, corre-nos no sangue. Foi essa paixão que nos ajudou a criar um espaço familiar, tradicional e ao mesmo tempo cheio de contemporaneidade, que permite aos viajantes dos dias de hoje, se sentirem como nós: em casa, com a cama feita pela Avó.”

Através dos parceiros locais das Casas com Estória, pode ainda agendar visitas a quintas da região com prova de vinhos, passeios de bicicleta, a pé ou a cavalo. 

Viva a lenda

Segundo a lenda, Comba era filha de um senhor cristão durante a administração romana da península. Um soldado romano apaixonado pediu-a em casamento, ao que o seu pai assentiu. Contudo, devota, recusou-se a fazê-lo até que o seu futuro esposo se convertesse ao cristianismo. Com a sua recusa, Comba foge e esconde-se num monte próximo. O pai, furioso, quando finalmente a encontra crucifica-a no local onde, por milagre, passou a brotar o rio Dão. Beatificada, tornou-se assim Santa Comba do Dão e batizou uma das mais pitorescas cidades portuguesas. Venha daí, aproveite as nossas recomendações e visite também Santa Comba Dão.

Good Year Kilometros que cuentan