Aventuras familiares

24 Agosto | 2016 | Goodyear

O desporto de aventura cresce no nosso país. É uma moda cujo caudal de seguidores se alarga diariamente, em todas as idades. A possibilidade de experimentar um desporto distinto, de adrenalina e espantoso é responsável da multiplicação dos espaços disponibilizados para a prática destas atividades por Portugal. Muitos deles pensam também num dos coletivos que mais desfrutam deste tipo de experiências, as crianças, e em conformidade projetam atividades especialmente focadas neles.

Deste modo, os parques de aventura estão a revelar-se como uma escolha perfeita para um dia em família, mesmo que seja desfrutando de atividades distintas por faixas etárias. A seguir disponibilizamos uma listagem de alguns dos melhores recantos de Portugal para brincar com o lado selvagem.

  • O Pena Aventura Park de Ribeira de Pena é um destes parques que compreenderam as vantagens de uma oferta para toda a família. Orientado para todas as pessoas que gostam deste tipo de atividades de natureza e emoção, o parque disponibiliza atividades para qualquer idade e concentra-se especialmente em oferecer as melhores experiências familiares nas suas atividades lúdicas. Na sua programação Family Adventure oferece a oportunidade de se aproximar de uma paisagem única em permanente contacto com a natureza que favorece uma descoberta em família daquela. As descidas no fantasticable, uma das tirolesas mais grandes do mundo, com a sua variante mini para crianças por baixo de 35 kg de peso. Os percursos de aventura, com design especialmente pensado para os meninos, são mais um motivo para vir conhecer todos juntos o Pena Aventura Park. Aliás, e para os adultos, inclui atividades clássicas como o paintball ou o rafting, bem como a escalada.
  • O Azurara Parque Aventura de Vila do Conde é um espaço de diversão em contacto com a natureza e o desporto que também oferece uma série de atividades especialmente pensadas para as famílias, que podem escolher aquelas que mais se adequarem ao seu interesse. Canoagem, arvorismo ou escalada são algumas das atividades disponibilizadas. Para as crianças de menor idade, existe a possibilidade de brincarem nos insufláveis e na cama elástica, onde a diversão e as risadas são asseguradas. Além disso, a Caça ao Tesouro é uma das ofertas mais interessantes do parque, onde os “piratas de terra” terão que ie desvendando a localização deste tesouro graças às pistas que forem encontrando e aos mistérios que resolverem no seu caminho. Uma atividade focada para a interação do grupo e o trabalho em equipa e organizado. Ainda, dispõem de muitas outras atividades para desfrutar como arvorismo, cavalo, rappel, paintball ou touro mecânico.

Aventuras em família

  • O Turnauga de Sever do Vouga é uma veterana empresa de aventuras que funciona desde 1997 oferecendo atividades de comtacto com a natureza de forma não agressiva. Para as suas atividades seleciona locais cheios de encanto e valor paisagístico, sempre escolhendo aqueles de características singulares que são ideias para a sua filosofia de “turismo e aventura na água e não só”. Entre as atividades que poderão realizar está a canoagem, as manobras com cordas, paintball, pedestrianismo ou rafting.
  • O Diver Lanhoso é um referente nacional, sendo o maior parque de aventuras da península e entre os mais grandes da Europa. Num mesmo recinto engloba 50 atividades desportivas e de aventura e natureza, bem como alojamentos em casas de madeira e restaurante com típica gastronomia minhota. Totaliza 170 hectares de zonas verdes, à sombra do Parque Nacional da Peneda Gerês, um dos recantos mais lindos de Portugal. Para as viagens em família, oferece planos perfeitos como uma segura iniciação à canoagem no lago artificial do parque. Para mergulhar na natureza, recomendam a caminhada aqu´tica ou canyoning, uma caminhada pelo leito do rio, ultrapassando os obstáculos naturais, com fatos de neoprene. O passeio atravesa um espaço de espetacular beleza natural onde o silêncio e a paz da floresta nos envolvem. Se preferir um espaço mais fechado, deixe as suas crianças experimentarem o diverkids, um espaço de aventura com mini pontes, escalada e trampolim. Ou concorra no passatempo da Mina Fluorescente, um percurso subterrâneo onde grupos de visitantes tentam chegar antes do que o resto ao final enquanto respondem uma série de perguntas que outorgam pontos de vitória. O tempo que demoram a terminar é tão importante quanto o acerto nas respostas…
  • O Parque Aventura da Lipor,  o serviço de gestão de resíduos do Grande Porto, é a escolha mais ecológica da nossa listagem. Um espaço de diversão em família em Baguim do Monte, perto de Valongo e Gondomar, onde poderá entrar com um preço mesmo simbólico: entregar algo de lixo para reciclagem. É esse o espírito do parque, ensinar a importância da gestão dos resíduos para as gerações mais jovens. “A sua entrada custa tanto como reciclar, ou seja, nada”. Aberto nos meses de primavera e verão, um dia no Parque da Lipor inclui a possibilidade de desfrutar do parque infantil, do parque radical, de um circuito de arborismo ou um campo de minigolfe, além das áreas pedonais e de bicicleta. Não percam os espaços temáticos lúdicos e instrutivos, como o edifício da educação ambiental, os jogos temáticos e as exposições.
Good Year Kilometros que cuentan