Música de verão, venha recordar!

10 canções que ficaram no ouvido neste ou noutro verão. Até porque já se começam a ver andorinhas no ar. Sinal de que, pelo menos, a primavera vem aí.

O verão já lá vai, o verão já lá vem. E a música. Ai! A música que nos fica no ouvido. Canções que nos recordam os namoros de praia, as festas na discoteca, nos concertos ou em qualquer outra ocasião. Memórias de dias felizes. Que já foram, mas já vêm aí outra vez.

Certamente andou de festa em festa este verão para rever amigos de longa data ou a sua terra Natal ou degustar as maravilhas gastronómicas do país. Naturalmente, tudo acompanhado da respetiva banda sonora.

Conselho: entre no automóvel, conecte-se ao Spotify e aproveite a nossa playlist para recordar o verão. Vai manter o ritmo. E também irá reduzir a ansiedade da espera pelos dias mais longos e divertido.

“Rockaway Beach”. Arranque e vá até ao trabalho ao som desta música dos Ramones. É provavelmente a música mais refrescante de 1977. Deixe levar-se pelo ritmo e divirta-se.

“Mad Love” transporta-nos para o presente. Sean Paul, David Guetta y Becky G, três dos artistas que mais na berra estão atualmente, são responsáveis por esta música. Perfeita para o fazer sonhar com as próximas férias.

“Get the party started”. Pede Pink. E nós somos obedientes. Por que não começar já a pensar como irá organizar a sua primeira festa de verão, dentro de algumas semanas? Que comece a festa. Foi o primeiro grande êxito da cantora em 2001. Foi nomeado para os Grammys e liderou as tabelas em vários países. E, sobretudo, é uma canção que garante uma fantástica abertura de pista.

“Single ladies (put a ring on it)”. Este é um clássico moderno, da Beyoncé, que anima qualquer festa de verão. A canção não conquistou o seu lugar na história graças à festa apresentada no videoclipe – e replicada à exaustam – mas é também um dos singles mais vendidos da artista. Venceu o Grammy para a melhor canção de 2010 e foi o tema que consagrou a norte-americana.

“Swish Swish”. Continuando nas divas da era moderna, Katy Perry é a próxima referência desta lista saudosa. Em dos seus mais recentes trabalhos, incluído no álbum Witness, conta com a participação da rapper Nicki Minaj. Se ouvir a letra atentamente irá perceber que a mensagem visa lutar contra o assédio, mas o que é certo é que o ritmo da canção também inspira o verão.

“Shape of you”. Tudo indica que a música inspirada nos países de língua espanhola, os chamados ritmos latinos, estão na moda. Que o digam Luis Fonsi, com “Despacito”, acompanhado por Justin Bieber que foram os líderes indiscutíveis do Youtube em 2017. Também Ed Sheran criou uma versão latina da obra de Zion y Lennox. “Shape of you” é outra música que não pode faltar na sua lista.

Ritmos latinos para aquecer a primavera

Se é daqueles que gosta de viajar de bicicleta para o seu destino, a música que não pode faltar na sua lista é “La bicicleta”. Mais um ritmo latino para recordar o último verão e antecipar o próximo. A proposta é de Carlos Vives e Shakira.

“Titanium”. É outra escolha acertada. Mais uma dupla de peso. David Guetta e Sia. Um tema de 2011 que continua a dar que falar e que promete continuar a ser ouvida durante os próximos verões.

Para terminar, “What you know”, da banda irlandesa Two Door Cinema Club. Um grande êxito, também de 2011, muito animado. Ideal para recordar os verões passados em ritmo dançante.

Esta é uma breve lista de músicas para recordar o verão. Muitas outras a podem completar. Envie-nos as suas sugestões. Afinal, queremos ter uma grande lista para quando o verão começar, dentro de pouco mais de três meses.