10 músicas para descansar em uma longa viagem

13 Julho | 2020 | Goodyear

Tem uma longa viagem pela frente? Viaje em modo zen com estas 10 músicas que escolhemos para manter o bom espírito e recarregar as suas baterias na condução.

Quando fazemos uma viagem, especialmente se passamos muitas horas ao volante, temos que parar de vez em quando. Especialistas aconselham parar a cada duas horas ou a cada 200 quilômetros para evitar que a fadiga apareça ao volante e reduzir os riscos na estrada. Trata-se de fazer uma pausa entre 15 e 20 minutos para continuar a nossa viagem em perfeitas condições. Mas já lhe ocorreu que a música que ouve quando conduz o seu carro pode fazer você descansar mais ou menos nessas paragens a cada duas horas? Para que esse cansaço não apareça, preparamos uma lista das melhores músicas para os seus intervalos durante a viagem.

Música infalível contra a fadiga para uma longa viagem

Someone Like You – Adele

O Spotify escolheu esta famosa música de Adele como a melhor para perder o medo de voar. O motivo é que seu ritmo (67 batidas por minuto) e seus tons harmoniosos ajudam a diminuir a freqüência cardíaca e a pressão sanguínea, além da ansiedade. Portanto, é um tema ideal quando o que queremos é relaxar por alguns minutos para descansar enquanto estiver a conduzir.

Space Oddity – David Bowie

Esta “estranheza espacial” de David Bowie é outra daquelas músicas que o relaxam assim que ouvir os primeiros acordes. Curiosamente, este momento de génio tem mais de meio século de vida e fica para a posteridade como uma das melhores músicas de toda a carreira do cantor camaleónico britânico. Certamente, assim que desligar o carro e ouvir esta música, pensará automaticamente na lua, o que o ajudará a descansar ainda mais.

Buffalo Soldier – Bob Marley

Mudamos radicalmente o estilo, mas não a intenção, que é descansar antes de agarrar no volante novamente. E esta música de Bob Marley, embora tenha todas as características do artista jamaicano, também possui alguns sons que o ajudarão a relaxar ao ritmo do reggae. Por curiosidade, a música não foi lançada até 1983, dois anos após a morte de Marley, aos 36 anos, pois fazia parte do álbum póstumo ‘Confrontation’.

Fantastic shine – Love of Lesbian

Uma marca de cerveja espanhola escolheu esta música dos Love of Lesbian para a sua campanha de verão de 2013. No entanto, apesar de ser um ótimo tema, entrou para a história por uma controvérsia: no vídeo do anúncio, podíamos ver os membros do grupo a cozinhar um arroz que é identificado como paella. Mas, os nossos vizinhos ibéricos, mestres na arte de fantásticas paellas, ficaram indignados: a paella não possui lulas, mexilhões, cebolas, camarões ou cebolas, entre outros ingredientes que apareceram no vídeo. Era um ‘arroz com coisas’. Apesar disso, a música ainda é fantástica.

Travelling Alone – Passenger

Michael David Rosenberg, a alma de Passenger – a princípio uma banda e, desde 2009, a solo – lançou esta ótima música em 2015 como parte de seu álbum Whispers II, a segunda parte de Whispers que no ano anterior alcançou bons números de vendas no Reino Unido e na Austrália. Continua a compor música folk-rock, mas “Traveling Alone” é a música que mais gostamos em seu repertório, incluindo-a na nossa lista de músicas para descansar de uma viagem.

Slow Dancing in a Burning Room – John Mayer

Basta o nome da música para percebermos que estamos diante de algo diferente: “Dançando devagar em uma sala em chamas”. Essa música de John Mayer, do seu álbum de 2006 ‘Continuum’, deve entrar nas nossas principais músicas para relaxar depois de uma viagem para cumprir sua missão perfeitamente: a única coisa a fazer é não pensar que há um quarto a arder.

Teardrop – Massive Attack

Esta música será reconhecida por muitos como banda sonora da série de televisão House, embora essa história tenha um truque. O tema dos Massive Attack foi escolhido para a versão original da série, nos Estados Unidos; no entanto, no resto dos países do mundo – incluindo Portugal, uma versão diferente foi feita devido a um problema com os direitos da música. Na segunda temporada foi introduzido um novo tema.

Our own roof – Nils Frahm

O pianista alemão Nils Frahm compôs esta música para a banda sonora original de Victoria, um filme de Sebastian Shipper que ganhou seis prémios Lola em 2015, o equivalente alemão dos BAFTA. Um tema íntimo e, ao mesmo tempo, experimental, com o qual podemos relaxar enquanto reunimos forças para voltar à estrada.

Paradise – Coldplay

O som inconfundível dos Coldplay criou uma música perfeita para estar nesta lista. Pertence a Mylo Xyloto, o seu quinto álbum, e é a sua música mais íntima, servindo como contrapeso a outras mais poderosas nas quais bateria e guitarra ocuparam o centro do palco. Chris Martin e sua banda nos ajudarão a descansar graças a este “Paraíso”.

Weightless – Marconi Union

Terminamos como começamos, com uma música escolhida através do método científico. Neste caso, foi um grupo de pesquisadores que determinou que ‘Weightless’, uma música dos British Marconi Union, era a música mais relaxante do mundo: diminuía a freqüência cardíaca e a respiração, ao mesmo tempo em que diminuía a ansiedade do ouvinte. Uma ótima música para descansar depois de uma viagem.

Good Year Kilometros que cuentan