Desporto para crianças: 3 ideias para os irrequietos!

Tem aí por casa filhos com energia para dar e vender? Nós também e fomos investigar 3 programas de desporto para crianças, divertidos e saudáveis.

Por muita criatividade que os pais tenham, é difícil conter a energia dos nossos filhos. Nas férias, quando estão desocupados, ou nos fins de semana, em que precisam de esquecer a rotina, as atividades de desporto para crianças são sempre uma boa solução. É em pequenos que muitos começam a revelar e a desenvolver o gosto e o talento para diferentes modalidades. Desta vez fomos à procura de 3 diferentes e divertidas propostas para os mais pequenos praticarem desporto.

Miúdos de espírito radical

Apesar de ser visto ainda com desconfiança, o skate é uma das modalidades mais libertadoras que uma criança pode praticar. A sensação de equilibra-se ou realizar uma manobra, dá-lhe uma injeção de confiança que poucos desportos conseguem. Mas nem todos têm acesso a locais e à orientação necessária e há sempre a hipótese de fazer um curso.

A LX Skate fica em Lisboa e tem os professores Hugo Veloso e Afonso Castella com cerca de 10 anos de experiência. Durante as férias realizam programas de ocupação de tempos livres, fornecem equipamento de proteção e as crianças só precisam de levar o skate. Durante aulas de 2 horas, vão aprender rapidamente a andar da forma mais segura.

Na Escolinha do Tio Cruz, é o Hugo Cruz que dá aulas às crianças da região do Porto. Todos os sábados de manhã ele está disponível, para as iniciar na técnica e filosofia do skate. Com alunos na faixa dos 10/13 anos, é uma boa altura para aprenderem a não ter medo de cair. As aulas ocorrem entre a Casa da Música, o Parque da Maia, e a Póvoa do Varzim.

Desporto para crianças: 3 ideias para os irrequietos!

Padel para crianças

Modalidade em grande crescimento no nosso país, o Padel tem bons ingredientes para apelar às crianças. Não é tão intimidante como o ténis, permite desenvolver o mesmo tipo de capacidades e é muito divertido. Não admira que desperte atenção, seja qual for a faixa etária.

Nas quadras construídas no Jardim do Campo Grande a filosofia é de prática do padel em família. Há um especial enfoque nas crianças (dos 7 aos 12 anos de idade), com cursos para elas enquanto os pais aproveitam a esplanada ou jogam no campo ao lado. O padel kids class é um pacote mensal que inclui 1 ou 2 aulas por semana.

Em Sintra, o Padel Sports Club tem aulas para crianças entre os 6 e os 16 ou até para a família toda! O percurso de cada um pode ser decidido em conjunto com o monitor, depois de avaliadas as capacidades físicas e os objetivos do aluno. Modalidade praticada a pares, desenvolve também as características sociais, aspeto que o clube leva também em atenção.

Maluquinhos da bola

Mesmo que comecem a dar pontapés na rua ou no recreio da escola, há uma altura em que os Ronaldos jr. querem evoluir. O aparecimento das escolas de futebol para crianças é um fenómeno e há dezenas espalhadas pelo país. Até as meninas perderam a vergonha e adoram participar num dos “estágios” para os mais pequenos. Mas, claro está, a maioria das crianças gostava mesmo era de treinar num dos “3 grandes”.

A rede de academias do Sporting está espalhada por todo o país e até África do Sul. Os jovens leões entre os 4 e os 15 anos são apresentados aos ensinamentos que criaram jogadores como Figo ou Ronaldo. O clube realiza Férias Desportivas no centro habitualmente reservado aos atletas do Sporting, com treinos elaborados pelos técnicos da equipa profissional. O Objectivo é que os participantes vivam como os seus ídolos.

As escolas Dragon Force são a opção para os jovens adeptos do Porto. Ao longo do ano a formação do clube trabalha em ritmo regular, mas o mês de Agosto é para os campos de férias. Durante uma semana as crianças vão vestir as cores da equipa, têm 2 treinos diários e participam num torneio. Há ainda pausas para um mergulho na piscina ou jogar pólo aquático. “Tu tens o poder do dragão!”

Durante as interrupções escolares, o Sport Lisboa e Benfica organiza Campos de Férias, destinados a todos os jovens dos 6 aos 16 anos. Estes campos têm por objetivo ajudar a melhorar os conhecimentos de futebol, proporcionando ao mesmo tempo a oportunidade de partilhar os valores benfiquistas. Não faltam pequenos fãs dos campeões, o que faz destes campos extremamente concorridos!