Um passeio pela Nazaré

8 Novembro | 2019 | Goodyear

E que tal uma escapadinha até à mais típica das vilas piscatórias do nosso país?

A Nazaré passou a ser um destino turístico concorrido desde que as ondas gigantes surfadas por Garrett McNamara e outros na Praia do Norte correram mundo. A popularidade da vila piscatória chegou à ficção e, desde a “rentrée” televisiva, a Nazaré é palco da mais recente telenovela da SIC.

Os dias de verão já ficaram para trás e o extenso areal das praias da Nazaré – a do Norte, a do Sul e a da vila – serve agora para dar um passeio que deve fazer parte do plano delineado para uma escapadela até esta vila dos distrito de Leiria. Pode ser que até consiga assistir ao regresso da faina, já que, não obstante o turismo, a pesca continua a ser a principal atividade das gentes da Nazaré.  “Não vás ao mar, Tóino”, rezava a velha canção popular, e ainda hoje a arte xávega, a pesca artesanal feita com rede de cerco, marca o dia a dia da Nazaré, trazendo para terra o peixe fresco que faz as delícias de quem vai comer aos muitos e bons restaurantes da localidade.

Impossível de não ver para quem está junto à praia da vila é o Sítio, onde encontramos uma das mais famosas panorâmicas da costa portuguesa. Há duas maneiras de chegar ao alto do 318 metros de rocha a cair a pique até ao mar: a pé, um desafio para os mais corajosos, ou subindo o ascensor. Lá em cima, encontramos a pequena Ermida da Memória, onde está inscrita a lenda do milagre que Nossa Senhora fez impedindo o cavalo de um fidalgo, D. Fuas Roupinho, de se lançar no precipício. Verdade ou não, no Miradouro do Suberco está lá o sinal deixado na rocha pela ferradura nessa manhã de nevoeiro de 1182. Estando no Sítio, vale ainda a pena visitar o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e andando mais um pouco chegamos ao Museu Dr. Joaquim Manso, onde pode saber mais sobre a história e tradições nazarenas. 

E, cansado da subida, pode aproveitar para almoçar na Casa Pires, onde o peixe é sempre fresco. Nesta altura já não é altura de sardinha, a especialidade da casa, mas pode optar por um robalo ou por uma boa caldeirada. 

Ondas para que vos quero

O surf marca a vida moderna da Nazaré e, este inverno, pode ser que tenha a sorte de deparar-se com mais uma proeza sobre as ondas. Num novo evento de ondas gigantes que a Liga Mundial de Surf já classificou como “10 vezes maior e 10 vezes melhor do que o anterior”, a vila vai acolher o Nazaré Tow Surfing Challenge.

Durante cinco meses, até março do próximo ano, 10 equipas de surfistas internacionais vão estar na Nazaré à procura daquela onda, mais um ótimo pretexto para uma escapada de fim-de-semana até à vila do Oeste. Entre os participantes, vai estar uma equipa portuguesa, formada por Nic von Rupp, António Silva, Alex Botelho e Hugo Vau.

Com todos estes atrativos, comece já a pensar em pegar na família e dar um salto até à Nazaré ou até aproveitar para um passeio pela região de Leiria. Não se vai arrepender.

Good Year Kilometros que cuentan