As férias do natal e o desafio de ocupar pequenos viajantes no Porto

30 Novembro | 2016 | Goodyear

Chegam as férias do Natal e torna-se complicado organizar os horários dos pequenos viajantes que temos lá por casa. Os nossos leitores já sabem que, aqui na Goodyear, somos partidários de ocupar os tempos livres dos nossos filhos com todo o tipo de actividades que os tornem viajantes mais felizes e informados, mas nem todos os pais conseguem dispensar algum tempo para o descanso em Dezembro. Começamos esta semana no Porto a investigar como preencher as férias dos nossos filhos com passeios e actividades, com a nossa companhia ou num dos programas de ocupação de tempos livres que seleccionámos para eles.

Para futuros cientistas e demais curiosos

Como grandes fãs do automóvel, já aqui falámos do Museu dos Transportes e Comunicações, na Alfândega do Porto. Para estas férias de Dezembro de 2016, além da exposição dos carros dos presidentes da república e da história do automóvel, os nossos filhos poderão participar em peddy papers, safaris entre carros antigos, jogos de letras e caças ao tesouro, nas oficinas de ocupação de tempos livres. 

No Sea Life a novidade deste ano é a exposição “Garras Armadas”, dedicada a caranguejos, santolas e lagostas, mas em todas as férias escolares é possível também participar em ateliers de ocupação de tempos livres.

Em Santa Maria da Feira, o Visionarium é uma verdadeira aventura pela ciência e vai ter os ateliers “Na Cozinha com o Pai Natal”, onde as crianças poderão tratar da ceia, um espectáculo que troca a magia pela ciência e uma Fábrica de Brinquedos que conta com uns pozinhos de química e um cheirinho de física.

Para futuras estrelas do palco ou do cinema

Se os seus filhos mostram sinais do talento necessário para pisar um palco ou representar para a câmera, o Teatro Nacional São João tem oficinas de teatro para o 1º, 2º e 3º ciclos e uma oficina criativa mensal. O Teatrão vai realizar workshops de figurinos e design em Coimbra e leva a digressão “Há Tempo para Tudo” até Ponte de Lima para uma festa de Natal.

Se apenas quiserem sentar-se na plateia, não faltará também teatro infantil para eles. O Teatro da Vilarinha comemora os seus 20 anos com um ciclo de peças de Álvaro Magalhães. No Teatro de Belmonte estará em cena “Nunca”, pelo Teatro de Marionetas do Porto, que nos leva de regresso a mundo de Peter Pan.

Para futuros cientistas e demais curiosos

Para pais que precisam de ir às compras…

Uma das dificuldades nesta altura é conseguirmos ocupar os nossos filhos enquanto vamos às compras das prendas deles. Se só temos tempo ao fim de semana, precisamos mesmo de uma solução que nos resolva o problema e que lhes ofereça a eles uma tarde bem passada. A contar com esse tipo de clientes, não faltam centros comerciais e grandes superfícies que, por altura das férias do Natal, oferecem um plano de actividades bem divertidas aos seus clientes.

No Fórum Coimbra, a chegada do Pai Natal é motivo de celebração com uma festa que arrancou em meados de Novembro e continua até à primeira semana de 2017. Além da saudação ao Pai Natal, que todos os dias estará presente no seu trono para cumprimentar os mais pequenos e receber as suas cartas, celebra-se a 10ª edição do Livro do Gui, faz-se uma viagem virtual de balão e anda-se de carrossel.

Em Matosinhos, o Mar Shopping tem o Palácio da Bela e o Monstro onde o Pai Natal vai chegar às 12h30 de dia 4 de Dezembro. Este espaço tem uma série de túneis, neve, um jardim encantado e até a presença do próprio Monstro. Na inauguração estarão presentes Carolina Torres, Anabela, Ricardo Trêpa e Diogo Faria e será possível assistir à actuação do coro infantil Íris Corus.

Finalmente, o Fórum Viseu terá a sua Casa do Pai Natal, com a presença também do Gui, que este ano chega com o tema “Gui e o Natal nos Quatro Cantos do Mundo”. Há um carrossel gratuito, um espaço de expressões plásticas e uma tenda de circo onde ocorrem espectáculos de pequena dimensão, gratuitos, com muita animação e oferta de pipocas.

Good Year Kilometros que cuentan