Quando Harry Potter veio por Portugal

7 Outubro | 2015 | Goodyear

Não é preciso viajar à Grã-Bretanha para mergulhar na magia de Harry Potter. Experimente no Porto!

Já temos falado noutras ocasiões dos inúmeros motivos que podem conduzir o visitante até ao Porto. Escolher a grande cidade do Norte é um acerto seguro quando procuramos um local que contém uma oferta turística muito completa e variada para encher um fim-de-semana inteiro de escapadela. Um património histórico perfeitamente conjugado com a modernidade e uma gastronomia que não terá piedade com os nossos cintos são suficientes para convencer a maioria de nós.

É claro que quando entram os miúdos na equação a coisa muda substancialmente. É difícil quadrar as apetências de toda a família e dedicar tempo equitativo às preferências de cada um. Felizmente, no Porto há um local onde as crianças e não só podem mergulhar num outro mundo onde reinam a magia e a imaginação.

Mares de palavras impressas

Imagine entrar num local que assombra os nossos olhos no momento preciso no qual cruzamos a porta. Vidreiras, neogótico e modernismo unem-se para darem vida aos incontáveis volumes de livros que remoinham em volta de nós nas suas prateleiras. O nosso olhar crava-se, inevitavelmente, na escadaria central, uma maravilhosa alfaia arquitectónica em madeira lavrada com corrimão, sem comparação, provavelmente, em toda a Europa. A decoração está composta de lavrados na madeira e delicadas filigranas. Se pousarmos o olhar no chão comprovaremos, surpreendidos como se o passado nos atingisse sem aviso prévio, que ainda existem os trilhos que serviam para circular, antigamente, o vagão carregado dos livros.

Se ainda não adivinhou de qual local estamos a falar, decerto irá fazê-lo se dissermos “J. K. Rowling”. Pois é! A livraria Lello & Irmão, local onde foram filmadas cenas da adaptação cinematográfica de Harry Potter e um dos pontos imperdíveis na visita ao Porto.  Foi aqui que a autora da saga fantástica que cativou tantos encontrou a inspiração, aliás, para criar a loja Flourish & Boots dos livros. É certo que, quando entramos no local, achamos perfeitamente possível guardarem as suas prateleiras livros de feitiços desconhecidos.

Livraria - Quilometrosquecontam

Um bocadinho de história

A livraria começou a sua história no ano 1869 na rua das Carmelitas 144 sob o nome de Livraria Internacional de Ernesto Chardron. Após várias negociações foi novamente fundada com o seu nome actual, como homenagem aos livreiros. A nova inauguração decorreu a 13 de Janeiro de 1996, sendo o responsável pelo projecto o afamado engenheiro Francisco Xavier Esteves, um dos grandes nomes daquele tempo.

Considerada pela Lonely Planet como a terceira melhor loja de livros no mundo em 2011, actualmente tem criado um sistema com que pretende evitar a massificação de visitantes que impeçam o desfrute correcto de um espaço desenhado, originalmente, para a compra de livros. O pagamento de três euros na entrada é descontado depois na compra feita. Aliás, existe uma “via verde” de dez euros que permite o acesso anual, muito útil para quem morar na cidade.

Já leu, agora olhe!

Está já com vontade de ir conhecer este local? Quer retornar a aqueles anos em que com um livro de Harry Potter nas mãos o mundo lá fora ia contraindo até a caber perfeitamente entre a lombada, a capa e a contracapa?  No passado fim-de-semana as crianças assistiram Harry Potter na televisão e agora pedem para ir conhecer este pequeno pedaço do mundo em volta de Hogwarts? Ou simplesmente, ainda não escutara falar deste local e quer ir descobri-lo com os olhos próprios? Bom, aqui tem um acepipe que irá despertar a sua vontade. Desfrute desta vista em 360º da livraria enquanto não chega o fim-de-semana!

Good Year Kilometros que cuentan