“Small is beautiful”: Porto eleita melhor Cidade Pequena do Mundo

2 Dezembro | 2020 | Goodyear

Declarada como a melhor Cidade Pequena do Mundo em 2020, que é que o Porto tem de especial afinal? Conheça cinco hipóteses de resposta a esta questão.

Perguntem a um tripeiro e ele terá, na ponta da língua, dezenas de motivos para o Porto ser a melhor cidade do país. Fica-lhe bem a paixão, mas a afirmação ganha ainda mais força quando são os forasteiros a dizer o mesmo. A Monocle, grupo de media que, além da famosa revista, edita também livros, tem uma estação de rádio e até um café, colocou no topo do “Small Cities Index” (tradução: “Lista das Cidades Pequenas”) de 2020 a Cidade Invicta. Vamos descobrir porquê.

Chegados ao fim de 2020, uma ideia parece ter pairado durante todo o ano: é altura de repensar o que queremos de uma cidade e do que ela nos oferece. “O mundo mudou, mas os aspectos que melhoram a qualidade de vida em nossas cidades, não”, diz Nolan Giles, editor do index. Nesse sentido, o objetivo da iniciativa da Monocle é desafiar os leitores a pensar num recomeço em um lugar mais pequeno, sem perder tudo o que amam na vida urbana. Assim, as cidades escolhidas devem ter boas oportunidades de negócios, uma cultura acolhedora e acesso à natureza, características que destacaram o Porto entre 25 congéneres espalhadas pelo mundo.

O porto tem…

… um ritmo próprio

Apesar de ser a segunda cidade do país, o Porto vive ao seu próprio ritmo, independente do que se passa na capital. Parte fundamental do tecido empresarial português, com tentáculos que se estendem pelas diversas indústrias sediadas em torno do Grande Porto, é uma cidade agitada mas com tempo para si própria. Se as gentes do Porto são conhecidas, discutivelmente, pela sua capacidade de trabalho, é verdade também que, como afirma a Monocle, isso não vem à custa de perder o “sentido de comunidade e o desfrutar de uma taça de vinho com os colegas ao almoço”. Aqui há tempo para tudo, para o trabalho e para a diversão.
Recomendação QuilómetrosQueContam: Rua de Santa Catarina.

…criatividade e cultura

Vários fabricantes de moda e mobiliário encontram-se perto da cidade, o que tem ajudado o Porto a desenvolver-se como um próspero pólo criativo. “Estrangeiros e locais colaboram em lojas de moda de última geração, em velhos prédios de azulejos e mansões abandonadas que abrigam galerias de vanguarda”. Um dos mais famosos exemplos é a Rua Miguel Bombarda, mas as ofertas culturais da cidade não se ficam por aqui. Há ainda um passado histórico impossível de ultrapassar com a Torre dos Clérigos ou o Paço Episcopal na paisagem. Parte de uma história mais próxima do povo mas não menos importante, a Ribeira e o Cais de Gaia levam-nos ao encontro do rio Douro.
Recomendação QuilómetrosQueContam: Rua Miguel Bombarda

… todas as acessibilidades necessárias

Alguns locais da lista da Monocle foram prejudicados devido à ênfase na acessibilidade. No caso do Porto, foi uma benesse. “a maior parte da ação acontece dentro de um raio compacto de ruas medievais sinuosas que são facilmente percorridas. Mas, se todo aquele vinho do Porto e clima ameno subirem à sua cabeça por qualquer motivo, você pode facilmente apanhar um comboio para Espanha ou seguir para sul – e o aeroporto internacional fica a apenas 20 minutos de carro”.
Recomendação QuilómetrosQueContam: Rua Nova da Alfândega

…um presidente da câmara “cool”

Outro factor importante nos critérios da revista é a direção autárquica da cidade. Uma presidência da câmara “boa e progressista nessas classificações, destacando o poder de quem fornece de tudo, desde a melhor infraestrutura urbana até a confiança na liderança em tempos difíceis”. E, aí, Rui Moreira parece ter obtido a melhor classificação por parte da publicação. O presidente independente seduziu os eleitores e, como resultado do seu carisma e irredutível vontade de defender o Porto, com posições fortes e em contraponto ao poder de Lisboa, assim se deverá manter no futuro próximo.
Recomendação QuilómetrosQueContam: Avenida dos Aliados

Romantismo em Serralves

…ambições verdes

Parques e praças bem equipadas melhoram o bem-estar físico e mental dos moradores da cidade e, nesse ponto, a cidade está também bem servida. Seja nos espaços verdes que foram recuperados ou construídos de raiz nos últimos anos ou nas esplanadas, o Porto é uma cidade que se abre para o exterior. O Jardim Botânico, o Parque da Cidade e o Jardim do Passeio Alegre, por exemplo, ganharam o Green Flag Award, sendo eleitos três dos melhores espaços verdes do mundo.
Recomendação QuilómetrosQueContam: Parque da Cidade

Para viver ou visitar, para um casamento para a vida ou uma aventura fugaz, só na definição é que o Porto é uma cidade pequena. Em tudo o resto, no coração e no abraço que nos recebem, no leque de possibilidades que nos oferece, é uma cidade gigante e isso, nos tempos que correm, é a definição da perfeição.

Good Year Kilometros que cuentan