Traga as crianças! Vem aí a Noite e o Dia dos Museus

Os museus de todo o país abrem as portas para o Dia dos Museus, 18 de Maio, e as crianças são convidadas de honra. Conheça os nossos destaques e sugestões.

O Dia Internacional dos Museus celebra-se a 18 de Maio e já se transformou num importante e divertido momento em que todos somos convidados a conhecer estes espaços de forma bastante diferente do costume. Este ano calha a uma quinta-feira e, como também já é habitual, a festa continua com a Noite dos Museus, no sábado 20 de Maio, momento em que o público poderá participar em visitas, concertos e outras iniciativas bastante originais. E, se passar a noite num museu poderia ser tema para um filme de terror, a verdade é que grande parte da programação é dedicada às crianças e reúnem-se todas as condições para que elas adorem passar esta noite única fora de casa.

Celebrado desde 1977, o Dia Internacional dos Museus já conta com presença em mais de 120 países e 30.000 museus diferentes. Em Portugal tem sido uma festa cada vez mais concorrida, com representantes em 43 concelhos nacionais, incluindo Açores e Madeira, onde é possível participar em atividades, como espetáculos de teatro e dança, intervenções musicais, performances, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras, usufruindo deste modo de experiências atrativas e fora da oferta habitual.

Um dia e uma noite também para as crianças

Como parte do público-chave de qualquer espaço museológico, as crianças são alvo de atenção muito especial na programação do Dia dos Museus e não faltarão atividades divertidas para as integrar na festa. O programa está em permanente atualização, mas nós destacamos algumas propostas para levar os seus filhos à festa mais badalada da temporada.

Norte e Centro do país

No Porto, o Museu do Instituto de Engenharia prepara-se para organizar um Manequim Challenge com todos os que quiserem aparecer no dia 18. A ideia é divulgar o espaço através das expressões dos visitantes, envolvendo toda a comunidade na iniciativa e temos a certeza que as crianças vão adorar a experiência. Quem sabe se não é assim que se descobre um futuro engenheiro? No Museu de Transportes e Comunicações, no edifício da alfândega o tema vai ser o contrabando e a partir das 15h está prometida uma conversa para os jovens sobre temas como a pirataria e o tráfico de animais.

No Museu Municipal de Ourém as crianças (dos 6 aos 12) são convidadas a passar ali a noite com brincadeiras como uma caça ao tesouro à luz de lanternas, a história da Fada Oriana antes de irem dormir, e um pequeno almoço seguido de um filme de animação. Os mais pequenos só precisam de levar a escova de dentes, o pijama, um saco-cama e uma lanterna para uma noite muito original e inesquecível.

O Museu Municipal de Vila Franca de Xira vai ter atividades no dia 18 e dia 20, com visitas livres à Casa-Museu Mário Coelho e ao núcleo “A Póvoa e o Rio”, mas o nosso destaque vai para a manhã de quinta-feira. O atelier “Arqueólogo por um Dia” vai apresentar as crianças entre os 6 e os 15 anos à profissão de Arqueólogo, para que serve e como trabalha no seu dia-a-dia. Apesar de ser de entrada livre, a inscrição prévia é obrigatória.

Dia dos Museus 2017

De Lisboa para Sul

Em Lisboa há um grande leque de espaços com programação especial para esta efeméride e só temos espaço para recomendar dois por isso não deixe de ver o programa completo da cidade. No Museu da Marioneta 20 de Maio vai ser preenchido com uma visita noturna e uma apresentação de danças tradicionais da Indonésia, mas as celebrações continuam ainda a 21 e 22 com teatros de sombras orientais. O Pavilhão do Conhecimento há muito que é um dos espaços museu da capital preferidos pelos mais novos e vai encher o dia dos museus com experiências científicas divertidas como criar esculturas que desafiam a gravidade, observar o Sol, transformar dióxido de carbono em gelo seco e lançamento de foguetões de água.

O Museu da Música Mecânica de Palmela vai ter também uma tarde e noite de festa com a inauguração de um novo novo espaço verde ao ar livre e da exposição «Caricaturas no museu», música e animação de rua, visitas à coleção (diurnas e noturnas), um concerto pela Orquestra Nova de Guitarras e passeios a cavalo para as crianças.

O histórico Regimento de Infantaria 8 em Elvas é hoje em dia um Museu Militar com uma atenção especial dedicada à Guerra do Ultramar e escolheu a noite de dia 20 para abrir as portas à população de forma sui géneris. Para além de conhecermos a muralha, as fortificações, o quartel e o convento pela “calada da noite”, vão estar presentes uma série de ilustradores nacionais e estrangeiros e o público vai ser convidado a desenhar e a aprender com eles num espaço único. Se tem filhos com jeito para o desenho, eles vão adorar.

Terminamos os nossos destaques em Faro, no Museu Regional do Algarve, um centro expositivo etnográfico, para assistir na noite de 20 a “Ah Môces Marafades!!”, uma divertida encenação pela equipa do museu sobre o Algarve, a sua história e tradições. Apesar de ser um espaço pequeno, encontram-se aqui uma grande quantidade de objetos populares e típicos da região, que recordam tanto a pesca como a serra e esta é uma forma divertida de apresentar os pequenos algarvios aos hábitos ancestrais da sua região.

Claro que as várias dezenas de museus que irão celebrar o seu dia especial nesta data têm muito mais para oferecer aos seus visitantes. Veja o que se passa no seu concelho, pergunte aos seus filhos o que eles querem experimentar e comece já a planear o serão de dia 20 de Maio. Vai ser uma noite inesquecível!