Pistas de gelo para brincar durante as férias

27 Dezembro | 2018 | Goodyear

Por todo o país, nos últimos anos, tornou-se uma moda. São as pistas de gelo temporárias, abertas durante a época das férias escolares de Natal. Pesquisámos algumas para o ajudar a escolher onde poderá passar umas horas divertidas em família.

Pode até ser uma das atividades mais divertidas das férias de Natal. Durante o resto do ano é algo um pouco mais complicado de descobrir, embora não seja impossível, como é o caso de Viseu. Em regra, a idade mínima para a prática da atividade sozinho é de cinco anos, mas o divertimento é orientado tanto para miúdos como para graúdos.

A norte

Um dos espaços que se está gradualmente a tornar incontornável no que diz respeito aos espaços de divertimentos de natal. A Perlim, Quinta dos Sonhos, tem inúmeras atividades para os mais pequenos, e personagens únicas que falam uma língua própria.

Mas, hoje, centramo-nos nas pistas de gelo. A pista da Perlim faz parte do conjunto de atividades que pode desfrutar até 30 de dezembro, no Europarque. Há bilhetes diários, pulseiras e pode também comprar os ingressos para o evento, na Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira.

No Porto, há duas opções (mais uma) para patinar: nas praças de D. João I e de Mouzinho de Albuquerque. A organização é da Câmara do Porto e da PortoLazer. Os espaços inauguraram a 1 de Dezembro e ainda tem alguns dias para se divertir. São 37 dias de animação até 6 de janeiro. O acesso é pago e os horários variam. Convém por isso informar-se antes das condições de acesso. Os preços variam entre 3,5 euros e seis euros.

Além destas duas pistas, na rotunda da Boavista, a patinagem também faz parte da oferta de divertimentos, pois inclui uma rampa de gelo, além de carrosséis, pistas de carros, simuladores, jogos tradicionais, uma pequena montanha russa e até uma Casa do Pai Natal.

Em Viseu, a pista de gelo é uma atração o ano inteiro. No Palácio do Gelo, um centro comercial, a pista é o espaço ideal para quem quer apenas experimentar esta modalidade, como para verdadeiros atletas. Segundo a organização, a Seleção Nacional de Patinagem Artística no Gelo já treinou aqui. Pode praticar-se livremente ou ter aulas. São 600 metros quadrados de pista de Gelo para momentos de grande diversão! O bilhete para menores de 12 anos é inferior a 1 euro e é possível patinar das 11 às 23 horas durante a semana e até as 24 nos fins de semana e vésperas de feriado.

Mais a Sul

Já falámos este ano da Óbidos Vila Natal. Até 6 de Janeiro pode viver e respirar Natal no Castelo da Vila. A pista de gelo e a rampa de gelo já são atrações incontornáveis neste recinto que inclui ainda uma roda gigante, um túnel de ilusão, jogos de Natal, um atelier de bolas de sabão e muito, muito mais.

No Fórum do Montijo, a pista de gelo é um dos atrativos mais procurados. Miúdos de graúdos podem patinar todos os dias até 6 de janeiro com bilhetes a partir de três euros. Além da patinagem livre, há aulas e espetáculos para manter toda a gente animada enquanto procura um último presente de Natal – ou de Reis – que se tenha esquecido. Naturalmente, a pista de gelo é apenas uma das animações promovidas pelo centro comercial para divertir os mais pequenos.

Em Lisboa, até 1 de janeiro, e com entrada livre, a pista de gelo encontra-se no Parque Eduardo VI, integrada no parque temporário Wonderland Lisboa. Uma das maiores atrações é a Árvore de Natal e a roda gigante. Mas, o que nos cá trás é, claro, a pista de gelo e a rampa de gelo. Atenção que apesar da entrada no recinto ser gratuita, algumas das diversões são pagas e podem implicar algum tempo de espera. A pista de gelo tem a particularidade de ser ecológica. E enquanto os miúdos se divertem, os pais podem ir fazer compras de última hora ao mercado de Natal, onde irão encontrar artesanato, produtos regionais, moda e acessórios, e doçaria. Atenção aos horários, pois variam consoante o dia da semana.

Em Elvas, no Coliseu Comendador José Rondão Almeida, há 800 metros quadrados de pista de gelo a funcionar até 14 de janeiro. A pista atrai anualmente milhares de visitantes que podem optar por passes de 20 entradas ou bilhetes simples de três euros.

No Fórum Algarve, a pista de gelo tem, como habitualmente fins mais abrangentes. Este ano, o tema da festa, que se prolonga até 6 de janeiro, é a floresta e proteção ambiental. Os visitantes podem patinar com os amigos e amigos na pista de gelo. Ao fazê-lo está a contribuir-se para uma árvore para a Serra de Monchique, numa ação que que o Fórum Algarve está a levar a cabo em conjunto com a Associação de Produtores Florestais do Barlavento Algarvio e com o Município de Monchique. Que melhor forma de tornar perfeito um dia inesquecível em companhia dos seus? Numa pista de gelo?

Good Year Kilometros que cuentan