Selvagens ou familiares? 20 excelentes praias em Leiria

Nas praias do distrito de Leiria há muito espaço, verde e sossego à nossa espera. Fizemo-nos à estrada e descobrimos as 20 melhores praias da região.

Areais desertos, o cheiro a pinheiro no ar e muito, muito espaço para nos afastarmos da confusão. As praias do distrito de Leiria têm lugar para famílias, surfistas ou nudistas, qualquer um pode encontrar o seu canto. Além das mais conhecidas, há aqui algumas das melhores praias desertas da nossa costa, com o pinhal e as dunas a servirem de biombos. Quer fugir às filas de trânsito? Siga as nossas recomendações e venha descobrir 20 fantásticas praias do distrito de Leira

Começamos a nossa viagem em Peniche, rumamos à Nazaré, atravessamos a mancha verde que nos acompanha na Marinha Grande e acabamos com a Figueira da Foz quase à vista. Pelo caminho cruzamo-nos com pescadores, lagoas, baías e praias sem vivalma. Para o interior sobram também os motivos de visita se o tempo acordar de mau humor. Leiria é uma cidade histórica mas dinâmica, onde se come muito bem. Caldas da Rainha é uma das mais pitorescas cidades do nosso país e Óbidos quase nem precisa de apresentação. Os amantes da natureza poderão aproveitar para conhecer as Grutas de Mira de Aire.

    São Bernardino

    Protegida pelas arribas, esta é uma praia acolhedora e familiar muitas vezes confundida com a sua vizinha Praia da consolação. Esta é mais pequena, mas tranquila e servida por um restaurante e assistência. A sul podemos encontrar a Praia dos Frades, também bastante aconselhável.

    Consolação

    O areal que começa aqui e vai até à marina de Peniche divide-se em diversas zonas. A primeira tem o nome de Praia da Consolação e é famosa pelas propriedades terapêuticas. Apesar disso, as manhãs acordam quase sempre nubladas e só à tarde abre o céu, convidando a outros passeios pela região.

    Medão/Supertubos

    A norte da Consolação, a forte ondulação tornou a praia do Medão também conhecida como “Supertubos”. Os praticantes de surf e windsurf têm uma praia de eleição e vários campeonatos internacionais passam por aqui. Do lado contrário ao mar, uma longa fiada de dunas dá a esta praia algum isolamento.

    Cova da Alfarroba

    Depois de passarmos a península de Peniche, encontramos uma das praias mais visitadas pelas famílias locais. Cria-se aqui uma pequena baía protegida por uma fiada de dunas, que a torna mais abrigada do que muitas das praias em redor.

    Praia do Baleal

    Selvagens ou familiares? 20 excelentes praias em Leiria

    A pequena ilha do Baleal fica no extremo norte da baía e para lá chegar temos que percorrer uma estrada que atravessa a praia. Na zona sul o mar é mais tranquilo, enquanto os surfistas rumam para o areal norte, o Lagido. Em qualquer dos casos, o espaço para estender a toalha é generoso

    Almagreira

    Abrigada pelas falésias, a praia da Almagreira é pequena mas também pouco frequentada. Terá que fazer um percurso em terra batida para lá chegar, encontrando uma paisagem quase selvagem. Ideal para procurar um momento zen ao pôr do sol.

    Foz do Arelho

    Popular para o surf no lado mar e águas tranquilas do lado da lagoa, a Foz do Arelho é completa. A paisagem ainda está relativamente intocada na parte interior, enquanto a terra tem muito que oferecer ao gastrónomo. Caldeirada e enguias fritas podem ser a desculpa perfeita para uma pausa a meio de um dia de verão.

    São Martinho do Porto

    Selvagens ou familiares? 20 excelentes praias em Leiria

    A baía de São Martinho é particularmente convidativa para famílias e outros que procuram águas mais calmas. Salir do Porto é a praia que fica na margem esquerda da foz do Rio da Tornada, enquanto o amantes de desportos náuticos vão para a zona norte da baía. Praia de boa qualidade e uma paisagem de deixar-nos embevecidos. Nas esplanadas e restaurantes da vila, aproveite para provar o marisco local.

    Gralha

    Local de prática de parapente e outros desportos náuticos, é uma praia muito pouco frequentada e sem estruturas como bares ou vigilância. Muito discreta e protegida pelas arribas, é bastante visitada pelos amantes do naturismo.

    Salgado

    Ao pé de Casal do Salgado, esta é outra das praias discretas da região. Enquanto a sul do parque de estacionamento e em volta da zona servida pelo bar, predominam as famílias, a zona norte é só servida por caminhos de terra e frequentada por naturistas.

    Praia do norte, Nazaré

    A praia do Norte já deixou de ser um segredo só conhecido pelos locais e é agora uma das Mecas do surf mundial. As famosas ondas grandes da Nazaré são apanhadas aqui mas não é só local para surfistas. Um extenso areal que vai passando por várias praias até chegar a Vale Furado é fustigado pelas ondas mas é também local de vistas fantásticas.

    Vale Furado

    Praia sossegada, muito pouco movimentada, de areia branca e mar calmo. Isolada entre as falésias, a praia de Vale Furado não é vigiada mas tem um bar, uma pequena cascata e uma paisagem belíssima. Local de prática de pesca desportiva.

    Praia de Paredes da Vitória

    Este areal começa na Praia da Mina e termina já a norte de Paredes, no “castelo”, a formação rochosa que a divide. É uma pequena povoação, mas com uma grande praia, várias esplanadas, e belíssimos restaurantes. Do alto das falésias, os praticantes de parapente aproveitam as boas condições para este desporto.

    Pedra do Ouro

    Outro local frequentado por pescadores desportivos, a Pedra do Ouro é uma belíssima praia que, como outras da região, tem sofrido derrocadas. Apesar disso, se tomar os devidos cuidados, é um espaço seguro. Para lá chegar irá atravessar o pinhal e vai encontrar uma vista até São Pedro de Moel. Fora de época é spot de surf, mas durante o verão o mar é mais calmo.

    Água de Madeiros

    Praia com vigilância, onde se anda a cavalo e pratica-se pesca desportiva. O areal tem várias rochas a que é preciso estar atento e tem um mar complicado. Em dias de pouco vento e ondulação mais reduzida é um paraíso para o surf.

    São Pedro de Moel

    Bastante mais pequena do que a maioria dos exemplos nesta lista, a praia de São Pedro de Moel tem um charme muito próprio. O mar é agitado mas isso não impede que se pratique pesca desportiva à linha e caça submarina nas rochas a norte. Ao fim do dia, a agradável arquitetura da terra, as esplanadas viradas para o sol e os restaurantes locais fecham a jornada com chave de ouro.

    Pedras Negras

    Voltamos a encontrar um areal extenso e muito espaço onde descansar. Ao longo da praia há passadiços entre as dunas, recantos discretos para o nudismo e muitas ondas para o bodyboard. Daqui até à praia da Vieira são 10 quilómetros de areia, onde podemos dar longos passeios sem encontrar ninguém.

    Praia da Vieira

    Antiga vila piscatória, Vieira de Leiria está mais próxima hoje de uma estância balnear. Apesar disso mantém alguma da sua traça original e este espírito também se vive na sua praia. Ao longo da marginal não faltam os restaurantes com o peixe fresco desta costa e no areal são as famílias os principais visitantes.

    Pedrógão

    Outra praia principalmente frequentada por famílias apesar de ser ocasionalmente assolada pelo vento. Divide-se em norte e sul, sendo esta última zona mais abrigada. Local de pesca, onde é possível assistir à partida e chegada dos pescadores tradicionais. Claro está, a toda a volta encontrará bom peixe nos restaurantes locais.

    Osso da Baleia

    Estamos quase na fronteira com o distrito de Coimbra mas para aqui chegar ainda é preciso atravessar o pinhal. Tem dunas de areia branca com passadiços, um bar de apoio, mas pouco mais. Aquilo que há até perder de vista é muito sossego, um areal limpíssimo e água de primeira qualidade.