Praias de Peniche: sol, surf e tranquilidade

9 Agosto | 2019 | Goodyear

Peniche assume para si o título de cidade mais ocidental do continente europeu e é um dos maiores portos de pesca tradicional do nosso país. Mas é também local de muitas e boas praias, ideais não só para a prática do surf – como a de Supertubos, que todos os anos recebe uma etapa do circuito mundial – como também para férias tranquilas em família, quase todas com vista para as Berlengas, património natural da UNESCO. E, não fosse Peniche uma cidade piscatória, não faltam restaurantes para comer o peixe e o marisco que a faina diária oferece.

Supertubos e Consolação

A praia mais conhecida de Peniche dispensa apresentações. O nome oficial de praia do Medão foi-se perdendo para a designação de Supertubos graças à forma tubular das ondas que atraem patricantes de surf de todos os cantos do mundo ao longo do ano inteiro. A extensão do areal permite, no entanto, a convivência pacífica entre surfistas e simples veraneantes. Ou seja: surfista não empata banhista…

Na continuação do areal de Supertubos fica a praia da Consolação, dividida em duas zonas distintas pelo Forte da Praia da Consolação. Do lado norte encontra-se a praia tradicional, de areal extenso e banhada por um mar de forte ondulação. Já a praia rochosa da parte sul é muito procurada por pessoas com doenças ósseas e reumáticas por causa das rochas ricas em iodo, uma qualidade única nas praias do continente europeu.

Descendo ainda mais um pouco para sul encontramos a praia de São Bernardino, junto à localidade com o mesmo nome. Situada numa pequena enseada abrigada pelas arribas, o mar é calmo em comparação com outras praias da zona.

As praias de Peniche

A cidade de Peniche fica situada numa pequena península onde os banhistas podem também aproveitar uma série de praias bastante agradáveis. A começar pela praia da Gambôa, delimitada pela muralha da Fortaleza de Peniche e pelo pontão. É precisamente junto ao pontão, na zona mais afastada das rochas, que os banhos são aconselháveis.

Seguindo pelo areal extenso, chegamos à praia de Peniche de Cima, dotada de areal extenso e águas calmas ideais para o banho. Continuando pelo areal, chegamos à praia da Cova da Alfarroba, muito frequentada pelos habitantes de Peniche. Delimitada por uma impressionante área de dunas de areia branca de onde é possível ver a cidade, é uma praia bastante recomendável para um dia de praia em família.

No lado norte da península fica a praia do Portinho da Areia Norte, que tem a particularidade de ter sido a primeira praia em Portugal a permitir a permanência e a circulação de cães. Se a sua escapadinha incluir o melhor amigo do homem, esta é a praia a que deve ir.

E o Baleal

A norte de Peniche situa-se o Baleal, também situado numa (pequena) península separada do continente por um tômbolo, uma faixa de areia de fina areia branca. São várias as praias do que é um dos destinos de verão preferidos do Oeste, como a praia do Baleal Norte, dotada de um areal com mais de um quilómetro de extensão delimitado a norte por uma falésia e a sul pela península. O mar, quase sempre agitado, é bastante procurado pelos adeptos do surf e de outros desportos náuticos.

Do outro lado do tômbolo fica a praia do Baleal Sul que, ao contrária da vizinha a norte, oferece águas mais tranquilas, ideais para um calmo e regenerador banho, a que se junta a beleza natural da paisagem envolvente.

Só falta comer

Sendo Peniche uma terra de bom peixe e marisco, a oferta gastronómica é vasta e de boa qualidade, com destaque para a tradicional caldeirada, um clássico local. Um sítio obrigatório é a Tasca do Joel, com uma escolha variada de peixe e marisco frescos de comer e chorar por mais. Ao pé do Baluarte, não muito longe da lota, fica o Restaurante do Parque, onde a caldeirada é rainha e a sopa de peixe altamente recomendável. Na ponta mais ocidental de Peniche, o Cabo Carvoeiro, situa-se a Nau dos Corvos onde, para além da boa caldeirada à moda antiga, deve experimentar o robalo assado com crosta de sal, para apreciar com a magnífica vista para as Berlengas.

Indo para sul, na praia do Molhe Leste, logo antes de Supertubos, encontramos o Xakra Beach Bar, um bar de praia descontraído onde o forte são os petiscos, do choco frito à salada de raia. Pode também experimentar, por encomenda, a clássica caldeirada. Descendo mais um pouco, na Consolação, junto ao Forte, fica o Sol é Vida, estabelecimento instalado sobre as rochas famoso pelos seus petiscos, dos choquinhos à Consolação à sapateira recheada.

No Baleal, um restaurante incontornável é a Taberna do Ganhão, situado à beira da praia, onde a recomendação vai para o bife de atum braseado. Se lhe apetecer antes o peixe preparado à moda japonesa, experimente então o Sushi Fish, já no “continente”, a caminho de Ferrel.

Sugestões feitas, escolha um fim-de-semana e parta então à descoberta de uma das verdadeiras pérolas do oeste de Portugal.

 

Good Year Kilometros que cuentan