Tecnologias Goodyear: 120 anos de inovação em revista

Passamos em revista 120 anos de tecnologias introduzidas pela Goodyear. Uma empresa pioneira, que desde 1898 tem um compromisso com a inovação.

120 anos de compromisso com a investigação e o desenvolvimento, a segurança e a melhor resposta na estrada. A Goodyear tem sido, ao longo de toda a sua história, desde 1898, uma empresa pioneira. O desenvolvimento de novos e mais avançados pneus dá resposta às necessidades dos condutores e às novas exigências de mobilidade. O futuro passa agora por um grande desafio: a condução autónoma e a aplicação de novas tecnologias. A ciência ao serviço da produção de pneus? Certamente, o desenvolvimento de novas soluções de pneus? O desenvolvimento de novas soluções de borracha e polímeros é complementada com a investigação de novas técnicas também no campo da ciência da computação, da física e da matemática.

Comentar as mais recentes novidades tecnológicas da Goodyear é, afinal, comentar os marcos da inovação numa empresa com 120 anos de história.

Tecnologia SoundComfort: 50% menos ruído

Para cada problema, há uma solução. A tecnologia SoundComfort é uma das grandes inovações da Goodyear e um desafio para os novos pneus. Permite a redução dos níveis de ruído dos automóveis em média até 50% (- 4 dbA). Em resumo, são muitos os factores que geram ruído no interior de um automóvel: o vento, a velocidade de condução, as condições da estrada, os ruídos do motor e, inclusivamente, os próprios pneus. No momento de reduzir o ruído no interior do veículo, os pneus podem ter um papel eficaz. A tecnologia SoundComfort da Goodyear foi expressamente pensada para reduzir a ressonância do ar na cavidade do pneu. Problema o ruído: solução: uma espuma de poliuretano de célula aberta na superfície interna do pneu. Esta camada avançada de espuma reduz as vibrações do ar e reduz os níveis de ruído.

Tecnologia SealTech da Goodyear

É possível evitar pequenos furos na estrada? De fato, a tecnologia SealTech da Goodyear sela pequenos furos de até 5 mm de diâmetro na banda de rodagem, mesmo depois do objecto se desprender, sem afectar o desempenho do pneu. Em 2017, a Goodyear anunciou que o premiado pneu de ultra-alta-prestação, o Eagle F1 Asymmetric 3, equipado com a mais recente tecnologia SealTech da Goodyear, foi distinguido como equipamento de origem pela Volkswagen para o novo Aerteon. “Estamos orgulhosos por ampliar a nossa carteira de clientes e introduzir o Goodyear SealTech no novo Volkswagen Arteon. Os fabricantes de automóveis têm mostrado um interesse crescente pelas novas soluções de mobilidade, como resultado, na Goodyear continuamos a investir no desenvolvimento de tecnologias como a SealTech para poder dar resposta a essa procura”, assegura Nick Harley, director geral de Equipamentos Originais de Pneus para Turismo da Goodyear Dunlop EMEA.

RunOnFlat ou como sobreviver a um furo

Circular com um pneu furado? A tecnologia RunOnFlat da Goodyear baseia-se no reforço das paredes laterais do interior do pneu. Desse modo, o pneu mantém-se no aro e consegue suportar o peso do veículo durante 80 quilómetros. Este tipo de tecnologia elimina a necessidade de mudar o pneu em locais perigosos na estrada e mitiga o risco de rebentar a alta velocidade. A tecnologia RunOnFlat permite conduzir a uma velocidade de até 80 km/h sem ter de o substituir.

Outras tecnologias e inovação Goodyear

120 anos de história dão o desenvolvimento de mais tecnologias. Aplicações inovadoras baseadas na experiência e na investigação contínua. A 3D-BIS Technology da Goodyear reúne todos os elementos dos blocos para assegurar que a rigidez da banda de rodagem se mantém, obtendo uma maior estabilidade da direcção em superfícies secas ou molhadas. Mas, o que significa a tecnologia 3D-BIS para um pneu? Acima de tudo, mais aderência sobre gelo e neve.

Active Braking é um desenho em blocos tridimensionais da banda de rodagem que aumenta o contacto com o solo no momento de travar, o que se traduz sobretudo em distâncias de travagem mais curtas em estradas secas e molhadas.

As paredes laterais reforçadas da tecnologia Active CornerGrip asseguram uma distribuição uniforme da pressão. Assim, proporcionam uma maior eficiência de contacto entre o pneu e a estrada, envolvendo toda a banda de rodagem.

Marcos da Goodyear: 120 anos de história

Desde o primeiro pneu removível da história (tecnologia Goodyear, 1904), à produção dos pneus para o primeiro automóvel fabricado em série, o Ford Modelo T (1908), ou ao primeiro pneu para aviões da história (1909) passou mais de um século de história e a Goodyear foi acumulando marcos históricos. Foi assim que chegámos à Lua em 1971 e vencemos 350 corridas de Fórmula Um. Nos últimos sete anos, a implementação de novas soluções tem sido recorrente na marca.

2011 foi o ano do Eagle F1 Asymmetric 2 com tecnologia Activebraking e do pneu Ultragrip 8, o primeiro pneu direccional que usa a patente 3D-BIS. Em 2012, o compromisso foi a introdução da nova norma europeia de rotulagem de pneus. No mesmo ano, a Goodyear desenvolveu um pneu fabricado com biomassa renovável, apresentado como protótipo na conferência do clima em Copenhaga.

Para o lançamento do pneu EfficientGrip Performance com classificação A para aderência em piso molhado foi necessário esperar por 2013. Um ano depois, a Goodyear introduziu a tecnologia SoundComfort. Chegar a um pneu esférico, em 2016, foi apenas mais um passo nesse compromisso de inovação constante. O Eagle 360 viu a luz no Salão Automóvel de Genebra. O protótipo do pneu esférico pensado para os veículos autónomos do futuro evoluíram em 2017, com a incorporação de inteligência artificial capaz de sentir, decidir, transformar e interagir.

O que se pode esperar dos próximos anos?

A mobilidade do futuro passa pelo desenvolvimento de novas soluções no presente. Um compromisso assegurado na Goodyear que foi pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias nos últimos 120 anos.