Goodyear, ícone do cinema: Sete Magníficos exemplos

30 Novembro | 2020 | Goodyear

Além do historial na competição, mais de 120 anos de vida transformaram a Goodyear em ícone pop. Conheça sete filmes onde fomos a “personagem principal”

Goodyear é uma marca do cinema. Ao longo dos seus mais de 120 anos de história, não só produziu pneus inovadores, participou nas principais competições motorizadas e até chegou à Lua equipando a Apollo, mas existem também vários filmes em que a mítica marca de pneus participou. Vamos mostrar tudo! Reconhece estes filmes e cenas?

Regresso ao futuro I e II (1985, 1989)

Não foi apenas uma, mas duas vezes, que a Goodyear colocou as rodas no lendário Delorean. Talvez porque, quando se trata de viagens no tempo, o equipamento é essencial. Marty McFly e Doc confiaram no Goodyear F1 Steel Belted Radial para montar o DeLorean DMC-12 como padrão. O filme de Robert Zemeckis foi um sucesso na década de 1980, arrecadando mais de $380 milhões na sua estreia. A sua influência foi tal que até o presidente Ronald Reagan chegou a mencioná-lo no discurso sobre o estado da União em 1986. Mais de 35 anos depois, na época para a qual Marty viajou, não há ainda skates voadores, mas a Goodyear continua cá.

Scarface (1983)

Uma das cenas míticas de Scarface tem selo Goodyear. O famoso e não menos icónico blimp da marca é o protagonista de uma das cenas mais significativas do filme, aquela em que uma mensagem (“O mundo é seu”) atravessa a história de Tony Montana. Lembre-se que o filme dirigido por Brian De Palma tem Al Pacino no papel principal é um remake de um filme de 1932. Quatro são dirigíveis da Goodyear, um dos quais opera na Europa, onde sua última aventura foi sobrevoar as 24 horas de Le Mans.

Cars 2 (2011)

Ainda não se tinha apercebido que Faísca McQueen é um utilizador fiel da Goodyear? Os pneus da personagem principal têm a marca “Lightyear”, um trocadilho que faz referência não apenas à personagem Buzz Lightyear de Toy Story da Pixar, mas também Goodyear.

Rush (2013)

Ficamos fascinados com os carros de Rush (na rodagem foram usados carros reais de colecionadores), história (a luta entre dois mitos da Fórmula 1, Niki Lauda e James Hunt), e pneus. Em conjunto com Daniel Brühl, como Lauda e Chris Hemsworth como Hunt, o olho cinéfilo não pode deixar de notar que os dois pilotos equipam os seus veículos com pneus Goodyear.

Transformers: Age of Extinction (2014)

Talvez entre toda a exibição de ação e velocidade narrativa imposta pela mente de Michael Bay em Transformers: Age of Extinction, um detalhe lhe tenha escapado. Sabe dizer com que pneus estava equipado o Chevrolet Sonic RS? O quarto episódio da saga é protagonizado por Mark Wahlberg. É a sequência de O Lado Escuro da Lua, três anos após a batalha em Chicago.

Jurassic World: Fallen Kingdom  (2018)

Steven Spielberg abriu as portas de um mundo desconhecido em 1993 e a saga ainda continua. Viajamos até 2018 para acompanhar Owen Grady e Claire Dearing, interpretados por Chris Pratt e Bryce Dallas Howard, até à ilha Nublar. Juan Antonio Bayona desembarca com uma equipe completa de camiões equipados com pneus Goodyear, um vulcão em erupção e dinossauros a correr. No quinto filme os ingredientes básicos são repetidos, explorando o fascínio que estas criaturas perdidas provocam entre os espectadores.

Le Mans 66 (2019)

Goodyear foi protagonista duplo no lendário duelo entre a Ford e a Ferrari em 1966, por um lado, durante a celebração da própria prova mítica de resistência, já que o GT40 Mark II de Bruce McLaren e Chris Amon estava equipado com pneus Goodyear. E, posteriormente, Goodyear esteve novamente presente na reconstituição que chegou ao cinema com Matt Damon e Christian Bale.  

Cinema, competição, velocidade, adrenalina e pneus Goodyear parecem formar um bom cocktail que no grande ecrã não passou despercebido a atores e realizadores. Estes são apenas 7 dos filmes em que Goodyear apareceu como parte de alguma sequência ou mesmo da própria história subjacente. Consegue identificar a presença dos nossos pneus nestes filmes?

Good Year Kilometros que cuentan