Como arrancar um carro carro sem bateria

4 Janeiro | 2021 | Goodyear

Se o seu carro ficou sem bateria durante a quarentena, contamos como pode ligá-lo se não consegue chegar à oficina

Entre as avarias mais frequentes relacionadas com a manutenção do nosso carro, principalmente após um longo período de inatividade, está o ficar sem bateria. Alarmes, fecho centralizado, vidros elétricos, sistemas de navegação são alimentados por bateria mesmo quando o veículo está estacionado. Portanto, prestar atenção à bateria do carro, cuja vida útil anda à volta dos 5 anos, é de vital importância. Mas quando chegar a hora e se não houver possibilidade de carregar a bateria com pinças, na Goodyear iremos ensinar-lhe como ligar um carro sem bateria.

Você sabe como e quando trocar a bateria do carro? Fique atento aos sinais do seu carro e esteja ciente dos fatores de risco que acentuam o mau funcionamento, como exposição a baixas temperaturas ou longos períodos sem uso. Verificar a bateria do carro a cada 6 meses quando o veículo tiver mais de dois anos pode evitar problemas e incluir a verificação da bateria entre as recomendações básicas de manutenção. Mas, se a prevenção não bastasse, mostraremos como arrancar um carro sem bateria e sem pinças. Este processo só é aconselhável em último recurso (pinças, reboque, booster são as primeiras opções), pois pode causar danos ao catalisador e porque, até que o carro arranque, não temos travão ou direção hidráulica. Mesmo assim, esta manobra pode tirar-nos de problemas antes de irmos a uma oficina ou serviço profissional para voltarmos à normalidade.

Para ligar um carro sem bateria, coloque o ponto morto e rode a chave de ignição. Solte o travão de mão e, se estiver em uma colina, o carro começará a andar. Caso contrário, você precisará de alguém para empurrar o carro em uma superfície plana ou em declive para facilitar o processo de arranque. O travão estará rígido e pode não responder bem em uma emergência. Não terá direção hidráulica, por isso é importante ter um cuidado especial ao realizar esta manobra para não comprometer a circulação de outros veículos e pedestres ou a segurança do próprio carro.

Quando o carro sem bateria atingir uma velocidade de aproximadamente 10-15 quilómetros por hora, pressione a embreagem até ao fundo e coloque a segunda velocidade. A inércia fará com que o motor arranque e a bateria recupere alguma carga durante a condução, permitindo que você conduza normalmente. Conduza suavemente e evite paragens para que a bateria do carro acumule carga suficiente para ir normalmente até à sua oficina de confiança para verificar o estado da bateria e detectar a origem da falha ou proceder à substituição. Lembre-se que, se a bateria não retiver a carga após a colocação das pinças ou a manobra de força, é muito provável que esteja com falta de água destilada ou que tenha chegado ao fim da sua vida útil. Se, depois de encher com água destilada e percorrer mais alguns quilómetros, a bateria ainda não retiver a carga, a opção será substituí-la por uma nova ou tentar carregar a bateria com um carregador completo.

 Como funciona um jump starter portátil para carregar a bateria

As pinças ou empurrar não são as únicas opções em caso de falha da bateria. Usar um acionador portátil é uma solução ideal para arrancar um carro sem bateria, pois evita os picos de tensão que podem ocorrer ao ligar as pinças a um outro veículo. São baterias auxiliares que devem ter capacidade de pelo menos 8.000 mAh. Para uma utilização correta, verifique se todos os elementos do veículo estão desligados (luzes, rádio, ar condicionado …). Você só terá que ligar os cabos positivos com o terminal positivo da bateria e o mesmo com o negativo, ligar o jump starter e ativar o arranque do carro.

Para arrancar um carro sem bateria, a opção mais conhecida é o uso de pinças, mas lembre-se que existem outras opções que podem ajudá-lo em hora de necessidade. Vá a uma oficina e procure o atendimento de profissionais sempre que detectar algum problema no seu carro e lembre-se que a prevenção quase sempre é a cura.

Good Year Kilometros que cuentan