O que fazer se você perder as chaves do carro?

17 Dezembro | 2021 | Goodyear

Se você perdeu as chaves do carro e não sabe o que fazer, neste artigo iremos mostrar como proceder.

Acredite ou não, todos os dias dezenas de pessoas perdem as chaves do carro. Em alguns casos por confusão, em outros por furto e, além disso, também há quem os deixe no porta-malas. Todas essas possibilidades acontecem no dia a dia, por isso vamos ajudá-lo a entender o que fazer se perder as chaves do carro, respondendo aos pressupostos mais comuns.

A importância de ter dois conjuntos de chaves

Em primeiro lugar, é fundamental saber que ter um único conjunto de chaves é viver à beira do abismo. Pode ser que, no seu caso, nunca tenha tido uma chave perdida, esquecida ou roubada, mas é mais comum do que pensa. Por este motivo, é altamente recomendável ter dois conjuntos de chaves e deixar um deles sempre em casa, para que possamos recorrer em caso de extravio, etc..

Além disso, se formos viajar, é sempre recomendável levar os dois conjuntos de chaves e guardá-los separadamente. Um com o condutor e o outro com um acompanhante, durante as deslocações, e, na chegada ao destino, guarde-os no cofre do hotel ou no local mais seguro possível no seu apartamento. Assim, sempre teremos um segundo conjunto por perto, caso seja necessário.

Perda ou roubo de chaves na nossa cidade

Se perdermos ou roubarem-nos as chaves e estivermos na nossa cidade ou relativamente perto, a primeira coisa é ligar para a empresa com a qual temos seguro automóvel. Muitas apólices cobrem essa possibilidade e são responsáveis ​​pelo envio do segundo conjunto de chaves ao local onde o carro está localizado por meio de um sistema de mensagens. Claro, para isso deve haver alguém no local onde o segundo conjunto de chaves será entregue.

Se isto não for possível, a empresa provavelmente cobrirá a deslocação do condutor até ao local do segundo conjunto de chaves para que possa recolhê-lo e levá-lo de volta ao local do veículo. Mas se, como já apontamos antes, apenas um molho de chaves estiver disponível, o normal é que o seguro chame um guincho e leve o veículo a uma oficina ou concessionário da marca onde poderão fazer uma cópia das chaves e do comando o mais rápido possível.

Chaves perdidas ou roubadas durante uma viagem

Aqui as coisas ficam complicadas, pois não há acesso direto a um segundo conjunto de chaves rapidamente. Nesse caso, as seguradoras podem incluir nas apólices a entrega das chaves desde o local de origem até ao local onde o veículo se encontra atualmente, embora nem todas o façam. Quer seja este o caso ou não, também será necessário que alguém esteja em casa ou onde guardar o segundo molho de chaves para entregá-lo ao transportador ou enviá-lo pessoalmente ao local onde se encontra o carro.

Se não tivermos outro molho de chaves, a situação será semelhante à anterior: a seguradora colocará um guincho à disposição do condutor que se encarregará de transportar o veículo para uma oficina ou concessionária da marca para que eles possam fazer uma cópia o mais rápido possível.

O que fazer se as chaves forem deixadas no porta-malas?

Essa é uma das possibilidades que ocorre com mais frequência, embora possamos pensar o contrário. Na altura de colocar as malas, tirar o casaco, deixar um guarda-chuva… qualquer momento é perfeito para esquecer as chaves no porta-malas e dar-se conta só depois de o fechar. E aí começam os problemas.

Como sempre, a primeira coisa é chamar a grua. Esses profissionais conseguem abrir o carro em apenas alguns segundos e, a partir daí, tentam aceder ao porta-malas, embora nem sempre seja possível. Se tiverem sucesso, recuperamos as chaves e o problema fica resolvido; Se não, é hora de voltar às etapas anteriores: apanhar o molho de chaves sobressalente ou ir até a garagem mais próxima para que eles possam fazer uma cópia o mais rápido possível.

Nesse caso, recomenda-se não partir a janela do carro para tentar aceder ao interior, pois a única coisa que se conseguiria é aumentar o problema… e a conta. Felizmente, a maioria dos veículos modernos já utiliza chaves sem contato que funcionam via Bluetooth e que destravam o carro quando estamos próximos, o que evita esse problema.

Agora que já sabe o que fazer se perder as chaves do carro, recomendamos que tenha sempre um segundo molho de chaves à mão para que as dores de cabeça sejam as menores possíveis em caso de perda, roubo, etc. E se ainda não tem, aproveite e vá ao revendedor da sua marca para mandar fazer uma cópia: não são baratas, principalmente as com comandos mais modernos, mas é muito melhor do que ficar apeado.

Good Year Kilometros que cuentan