10 canções variadas para espíritos diversos

22 Setembro | 2015 | Goodyear

Propomos 10 canções para escutar no carro em momentos e por pessoas muito diferentes. Solidão, companhia, de caminho para a escapadela ou no coração azafamado da semana… eis dez canções com que enfrentar qualquer situação ao volante!

Conduzir  pode ser uma experiência muito variada segundo a classe de pessoa que você seja. Há quem prefira viajar acompanhado pelo seu pessoal, partilhando as emoções únicas de cada trajecto emaranhadas numa conversa profunda ou trivial. Há quem se considere um lobo solitário e adore conduzir sozinho com a chuva no vidro e o horizonte diante, percorrendo um caminho difuso entre a paisagem e o seu próprio interior. Cada estilo de condução tem uma música distinta e a trilha sonora das nossas viagens será sempre única, como cada momento: segunda-feira ou fim-de-semana. Por exemplo:

1- Quando você está cansado, o dia foi muito longo e quer, acima de todas as coisas, chegar à sua casa ou a aquele local onde o pessoal espera por si. Sabe que terá muitas coisas para contar quando chegar, cem anedotas prontas na língua, e só deseja o calor humano dos amigos. Está na hora de preparar o reencontro com See you again, de Wiz Khalifa, uma homenagem ao Paul Walker que irá pôr aquela trémula humidade nos seus olhos.

2- Obrigado a viajar por um motivo ingrato? Há momentos em que o carro é um refúgio para os problemas do exterior. Se calhar, quando acende o motor e as luzes dos faróis vão desenhando manchas amarelas na estrada, alague o seu carro a profunda voz de Michael Stipe arrancando emoções da carne com Leaving New York de REM. Porque nunca é fácil deixar Nova Iorque.

3- Às vezes as viagens longas podem cansar o condutor. Nesses casos, é conveniente uma determinação de ferro para continuar para a frente. Determinação e coragem aninham às vezes na música que ouvimos. Nada como Every breath you take de The Police para manter o nosso olhar na estrada e as nossas mãos no volante.

4- Reconheça-o. Nem sempre entendemos o que estamos a cantar. Às vezes, enquanto conduzimos, é necessário desligar uma parte do nosso corpo entretendo-a com simples música que, sendo profunda e carregada de significado, nem sempre compreendemos bem. Às vezes só queremos cantar com o coração na garganta.  Então Don McLean acarícia a sua guitarra e arrancamos com American Pie enquanto tencionamos encontrar o fundo do seu emaranhado propósito.

Música de viagem - Quilometrosquecontam

5- Trânsito condicionado na nacional. Carros retidos. Muita paciência para não premer a buzina sem controlo. Não adianta! Pronto, ligamos a música e deixamos a voz de John Lennon transportar-nos para um mundo melhor que apenas sonhamos nos acordes de Imagine.

6- Meados de semana, voltando ao trabalho com a manhã ainda a abrir-se. Faz falta uma música que nos anime o dia (e os dias) até ao fim-de-semana. É perfeita a voz da Rihanna pedindo Four Five Seconds. E muita paciência!

7- A introspecção interior das viagens é um grande clássico ao volante. Para esses momentos em que falamos com nós próprios, está a canção Thinking out loud de Ed Sheeran.

8- Setembro atira sobre nós toda a fúria dos céus enquanto conduzimos. Elevamos o volume da música, perguntamo-nos se irão aguentar os limpa pára-brisas e deixamo-nos envolver por Hold back the river de James Bay.

9- Viajamos com a pessoa que queremos para um local apartado onde esquecer o resto do mundo. Desligamos o telemóvel e comentamos a beleza –real ou apenas sentida por nós- do mundo que nos envolve. E enquanto, Mais ninguém da Banda do mar coloca uma cortina de fundo na nossa viagem.

10- Sexta-feira. Está a chegar a noite. A semana acabou e você sente-se coma um leão liberado. O fim-de-semana aguarda novinho e expectante. O poder flui pelas suas mãos. Aponta para a cidade com o dedo e cantan We will rock you de Queen.

Sozinho, acompanhado, melancólico ou contente. Com esta playlist poderá cruzar a semana com um tema para cada ocasião!

Good Year Kilometros que cuentan