Carnaval 2021 e Covid-19: a diversão fica em casa

12 Fevereiro | 2021 | Goodyear

Saiba como viver o Carnaval de 2021 em casa, sem ponta de Covid mas com a diversão de outros tempos. Há carnaval online para não esquecer a folia.

Enquanto outros grandes festejos carnavalescos de Portugal, casos de Sines, Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz ou de Torres Vedras se viram obrigados a cancelar os eventos do Carnaval 2021, outras localidades tentam marcar a época de alguma forma. São os casos de Loulé, Bragança e até de algumas confrarias de Torres Vedras, que procuram inovar a festa em período de pandemia. 

Carnaval online, mas também nas ruas de Loulé

Loulé vai celebrar o Carnaval adaptando-se ao confinamento: com decorações, fotografias de edições anteriores e placards na principal artéria da cidade, além da transmissão pela Internet do baile.

Neste que é um dos carnavais mais antigos do país, a covid-19 é o tema do ano. Não haverá cortejos nem bandas, mas haverá um autocarro musical para ver e ouvir das janelas, fotografias de memórias pelas ruas e um baile aberto ao mundo inteiro.

“Vivemos com o problema e temos de nos adaptar e encarar o problema e brincar ao Carnaval com a covid-19, também é uma forma de esconjurar o problema”, defendeu o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, em declarações à Agência Lusa. Segundo a mesma fonte, não haverá carros alegóricos, nem bandas a desfilar, mas serão instalados na Avenida José da Costa Mealha “pequenas estruturas” com “bonecos” e fotografias de “corsos carnavalescos de edições antigas”.

Está ainda previsto que “um autocarro com um animador” circule pelas principais ruas de Loulé para permitir que as pessoas o possam “ver das suas janelas”. O percurso será transmitido em streaming – via Internet -, porque ainda há a indecisão “se na data as pessoas estarão confinadas”, acrescentou o presidente da Câmara de Loulé.

Haverá ainda um baile, num formato sem assistência, com a actuação da banda que tradicionalmente anima a noite a ser transmitida via Internet, para quem quiser sentir o “espírito e a atmosfera dos bailes de Carnaval”. Vítor Aleixo alertou, no entanto, que existe ainda uma dose de incerteza nesta programação, assumindo ser uma “proposta que se faz” a quem encontrar disposição para, “desta forma muito diferente e adaptada a uma circunstância de pandemia”, celebrar o Carnaval.

Caretos na Internet

O festival das tradições de Carnaval de Bragança URL CARETOS, em torno do típico enchido butelo e dos Caretos, decorre este ano online, na primeira quinzena de Fevereiro, devido à pandemia de covid-19. 

As ruas da cidade de Bragança e uma tenda instalada na Praça Camões foram, em anos anteriores, o palco do festival do Butelo e das Casulas e do Carnaval dos Caretos, organizados pelo município que este ano decidiu levar os eventos a “casa de todos os portugueses” através da Internet.

Até 16 de Fevereiro, “através de um conjunto de iniciativas online que o município de Bragança promove o Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos em 2021, com o objectivo primordial de apoiar, dentro das possibilidades que permite a actual situação pandémica, os produtores locais e de continuar a dinamizar a cultura e as tradições brigantinas”.

Onde é que Portugal celebra o Carnaval 2017?

O festival que promove o prato típico do Carnaval nesta região, à base do enchido de ossos, o butelo, e as casulas ou cascas, as vagens de feijão secas, realiza-se através da plataforma Dott/Ctt e que contará com a participação de 17 produtores do concelho de Bragança.  Além do butelo e das casulas, os produtores terão também para venda outros enchidos do fumeiro regional, como salpicões e chouriças, e produtos locais, desde o azeite ao mel ou artesanato regional.

Os tradicionais mascarados que costumam sair à rua por altura do Carnaval, os Caretos, vão ter uma época festiva mais resguardada, mas marcarão também presença de forma digital, através de iniciativas como oficinas pedagógicas, destinadas, sobretudo, à comunidade escolar. Entre 10 e 12 de Fevereiro, os mais pequenos podem aprender online, e sob a orientação de artesãos, a construir máscaras em lata e fatos de caretos do território de Bragança.

Estas iniciativas têm transmissão e directo através da rede social Facebook do município de Bragança.

carnavalemcasa.pt de Torres em Vedras para todo o Portugal

Várias associações de foliões de Torres Vedras juntaram-se para que a época não passe esquecida, nem que seja apenas no online. Assim, vão ser recriados vários momentos de Carnaval, com entrevistas, diretos, artigos, passatempos, dj’s, vídeos carnavalescos, e muita música de Carnaval para dançar em casa. Há kits com t-shirts e pins, e um programa que dura oito dias com propostas dos 7 aos 77.

Vai ser tudo menos um carnaval típico, o que não quer dizer que, a propósito da data, não aproveitemos para descomprimir um pouco. Vai ter que ser um carnaval em casa, mas depois de mais de um ano já passado nestas condições, é altura de aproveitar as melhores técnicas que aprendemos para afastar o mau-humor, nem que seja por um par de horas. Divirtam-se!

Good Year Kilometros que cuentan