10 vinhos portugueses para a consoada

24 Dezembro | 2019 | Goodyear

A noite de Natal chegou e o bacalhau, o cabrito e as rabanadas merecem ser acompanhados pelos melhor vinho

Eis que chegou a noite de Natal. Já tem tudo preparado para uma consoada em família, com o obrigatório bacalhau mas também com o cabrito, o polvo, as rabanadas, os sonhos e todas as iguarias que não podem faltar à mesa natalícia. E que devem ser devidamente acompanhadas por um vinho a condizer. Deixamos aqui as sugestões de uma dezena de vinhos para a sua ceia de Natal.

Herdade das Servas 2008

Eis um tinto alentejano que vai muito bem com a posta de bacalhau cozido e respetivos legumes. É feito a partir de uvas das castas Aragonês, Touriga Nacional, Alicante Boushet e Syrah, com um (forte)  teor alcoólico de 15% e que garante um paladar final agradável e persistente.

Esporão Reserva Tinto 2015

Um verdadeiro clássico do Alentejo. O Esporão Reserva de 2015 faz parte das escolhas da Wine Enthusiast e é um tinto generoso e aveludado, que fica muito bem na sua ceia de Natal. Elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira e Cabernet Sauvignon.

Crasto Superior 2016

Feito a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Sousão, eis um tinto sólido e encorpado, com notas de excelente complexidade que lembram frutos silvestres do Douro, esteva e cacau. Ideal para acompanhar o cabrito assado.

Quinta dos Carvalhais Reserva Tinto 2016

Mais uma sugestão, esta do Dão, para acompanhar o cabrito assado no forno. Eis um vinho austero na boca, com um final que perdura, feito a partir de uvas das castas Touriga Nacional e Tinta Roriz.

Mouchão 2013

O vinho da herdade do Mouchão dispensa apresentações. Este tinto alentejano de 2013 juntas as castas Alicante Bouschet, Trincadeira e Aragonês para um vinho pleno de personalidade, com aroma perfumado, fresco e muito elegante.

Valle Pradinhos The Lost Corner 2010

Da região transmontana de Macedo de Cavaleiros vem um tinto de exceção da casa Valle Pradinhos. Feito a partir das castas Tinta Amarela, Tinta Roriz (Tempranilho) e Touriga Nacional, possui uma acidez equilibrada que confere elegância e leveza. Recomenda-se a decantação.

Rufo Branco 2017

Da Quinta Vale D. Maria, no Douro, vem este vinho branco  complexo e fresco, com boa acidez e deliciosos amargos finais, onde não faltam notas de lima. Um boa escolha para servir de companhia ao bacalhau cozido com legumes.

Mirabilis Grande Reserva Branco 2017

Uma escolha mais dispendiosa mas de qualidade acima da média. Este branco do Douro foi elaborado a partir das castas Viosinho e Gouveio tem um aspeto brilhante, um paladar elegante e profundo e um final duradouro. A sua posta de bacalhau vai agradecer a oferta!

Esporão Reserva Branco 2017

Feito a partir de uvas das castas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro, este branco da conceituada Herdade do Esporão fez parte da lista “Top 100 Best Value” da revista Wine Spectator. Um vinho clássico, obtido unicamente a partir de uvas da casa alentejana.

Graham’s 10 anos

Para acompanhar os doces, nada como um bom vinho do Porto. O Graham’s 10 anos é um Tawny elaborado com uma impressionante selecção de vinhos reserva, complexo e elegante, macio na boca e um longo final.

Valados de Melgaço Espumante Reserva Extra Bruto 2015

E para terminar a ceia de Natal com um brinde, só falta o espumante. Este vinho da sub-região de Monção e Melgaço apresenta uma cor citrina e um nariz  requintado, com notas herbais, florais e maçã verde, com um final seco e persistente.

Esperando que as nossas sugestões tenham sido úteis, resta-nos desejar-lhe que passe uma excelente noite de Natal.

Good Year Kilometros que cuentan