Os melhores carros elétricos urbanos para conquistar a cidade

28 Outubro | 2020 | Goodyear

O veículo elétrico chegou para dominar a cidade. Na Goodyear, analisamos 5 dos carros elétricos urbanos mais tentadores

As cidades estão a mudar, novos atores entraram na mobilidade urbana como scooters elétricas, bicicletas eletricamente assistidas e até motocicletas 100% elétricas. O automóvel não ficaria alheio a essas mudanças, o compromisso de alcançar uma baixa pegada de carbono e reduzir a poluição nas cidades tem sido uma prioridade dentro da indústria automobilística.

Durante este ano, surgiu uma grande quantidade de veículos urbanos elétricos. São automóveis concebidos para dar resposta à procura de mobilidade urbana ecológica, graças às emissões zero produzidas pelos motores elétricos. Estes carros estão equipados com tecnologia de ponta, onde a capacidade de autonomia nos faz esquecer de ligá-los durante toda a semana de trabalho. Lembremos que a média diária de quilómetros ronda os 30 quilómetros, e um veículo com essas características ultrapassa, na maioria dos casos, os 150 quilómetros de autonomia.

5 elétricos urbanos para o dia a dia da cidade

Pequenos. Manejáveis. Perfeitos para a cidade. Espreitamos alguns dos modelos urbanos mais interessantes do mercado.

Fiat 500 eléctrico

Este pequeno e excelente carro italiano chegou ao mercado em 2007 revolucionando o conceito de um carro pequeno com um design “chic”. Com um aspeto retro muito cuidado, o pequeno Fiat conquistou uma infinidade de pilotos, que nele encontram o melhor companheiro para a selva urbana. Existe uma infinidade de edições especiais, incluindo marcas de moda como Gucci ou Diesel, ou mesmo uma versão assinada pela famosa boneca Barbie. Recentemente, foi apresentado o Fiat 500e, a versão 100% elétrica com um alcance máximo homologado de 320 km (de acordo com o ciclo WLTP) e uma potência de 118 cv.

Peugeot E-2008

Este SUV urbano foi recentemente remodelado, lançando uma nova geração carregada de tecnologia e um design inovador. O novo 2008 tem uma nova plataforma, cresce de tamanho e reúne o DNA estético dos seus irmãos mais velhos para continuar a ser um dos modelos de maior sucesso da marca do leão.

Este veículo é fabricado em Espanha para todo o mundo, na fábrica do grupo PSA localizada em Vigo e oferece uma versão 100% elétrica denominada e-2008. Este veículo oferece uma potência de 136 cv e uma autonomia máxima homologada de 310 km (de acordo com o ciclo WLTP).

Mini Cooper SE

A histórica marca Mini tem muito a dizer em mobilidade urbana sustentável e ecológica. Há alguns meses apresentou uma versão 100% elétrica, sem abrir mão da sua estética mítica e reunindo tudo de bom que um veículo elétrico possui.

Como um bom Mini, transpira um espírito racer de todos os lados, do design externo ao interior original, e oferece um comportamento dinâmico impecável. Possui uma potência de 184 cv e um alcance máximo aprovado de 235 km (de acordo com o ciclo WLTP).

Smart EQ Fortwo

O veículo feito pela e para a cidade não poderia faltar. O Smart Fortwo tornou-se pelos seus próprios méritos uma figura ligada à silhueta de qualquer cidade europeia, este “pequeno” automóvel com apenas dois lugares e só vendido com motorização 100% eléctrica. É o carro perfeito para poder estacionar em buracos minúsculos, onde outros carros nunca entrariam. Tem uma potência de 82 CV e um alcance máximo aprovado de 133 km (de acordo com o ciclo WLTP).

Mazda MX-30

A fabricante japonesa acaba de apresentar um SUV com caráter urbano e estética original. O MX-30 possui materiais de alta qualidade, feitos com elementos sustentáveis ​​como plástico reciclado e cortiça natural. Ficamos surpresos com a forma como as suas portas se abrem, chamadas de abertura reversa ou “portas suicidas”, mas não se preocupe, não se assuste com este qualificador, é uma abertura muito segura e torna a entrada deste veículo muito acessível e confortável, especialmente se tivermos que colocar uma cadeira de criança ou acesso com uma pessoa com mobilidade reduzida.

Este MX-30 é o primeiro veículo 100% elétrico comercializado pela Mazda e tem um alcance máximo aprovado de 200 km (de acordo com o ciclo WLTP) e 145 cv de potência.

A eficiência do carro elétrico urbano começa nos pneus

Os pneus desempenham um papel destacado nestes carros, um grande esforço técnico foi colocado para reduzir a resistência ao rolamento sem sacrificar a aderência. Além disso, devem ser mais resistentes, devem suportar um nível de exigência maior do que os veículos a combustão, pois costumam ter um torque maior e a sua entrega é imediata, não progressiva e devem suportar um peso maior devido às grandes baterias que equipam.

Desde 2019 a Goodyear possui uma linha específica para carros elétricos, chamada Goodyear Performance Electric Drive.  Este pneu tem um design inovador do piso que permite apoiar a potência e peso extras dos carros elétricos. Além disso, a parede lateral foi desenhada para reduzir a resistência aerodinâmica e o perfil produz menos massa giratória, todos esses avanços produzem menos consumo de energia, criando um pneu muito mais eficiente e dando mais quilómetros de autonomia ao veículo que o equipa.

Os fabricantes estão comprometidos com a mobilidade elétrica do futuro, com baixo consumo de energia e eminentemente com condução autónoma. O setor adapta-se às exigências dos cidadãos e apresentam-nos os seus modelos elétricos para a cidade.

Good Year Kilometros que cuentan