5 esplanadas de praia onde nos vão encontrar em 2018

Portugal tem esplanadas de praia fantásticas onde a boa gastronomia se serve na companhia do sol e do mar. Conheçam 5 que são de visita obrigatória em 2018

Podíamos dizer que temos um top das melhores esplanadas de praia, mas tal não seria completamente honesto. Afinal, temos uma linha de costa fantástica e uma gastronomia que nunca nos cansamos de enaltecer. Além disso, o verão até costuma durar mais do que os três meses oficiais. A miríade de espaços fantásticos construídos à beira-mar, com qualidade e boa disposição daria para escrever um pequeno livro.

Falámos recentemente de restaurantes nas praias. Agora vamos apresentar as nossas esplanadas de praia favoritas. Não temos pretensão de dizer que são as melhores do país, longe disso, há, com certeza, muitas outras que não conhecemos. Em vez disso, preferimos dizer que, nas muitas voltas, que estamos a fazer de norte a sul, neste verão, estas são 5 esplanadas de praia que vão receber a nossa visita.

Portugal tem esplanadas de praia fantásticas

Praia da Luz, Porto

A esplanada da Praia da Luz, na praia homónima, fica num areal ao longo da Avenida do Brasil na Foz do Douro. É um dos melhores locais do Porto para se viver um pôr-do-sol. No verão abre-se de par em par para a praia e passa-se a respirar a maresia com toda a intensidade. Aqui o ambiente é cool e urbano, do género de se espraiar ao sol numa cadeira na companhia de um gin ou cocktail light. Quando o céu começa a ficar vermelho, a aguardar a noite, a clientela e o som sofisticam-se, mas o espírito mantém-se descontraído. Tudo o que é necessário para viver o verão a preceito.

Azenhas do Mar, Sintra

Perto da Vila de Sintra, a 30 quilómetros de Lisboa, é uma das linhas de costa mais bonitas que podemos fazer de carro e é também um destino de eleição quando o tema é comer e o cenário escolhido é o mar. Debruçado sobre a pequena praia, o restaurante com o nome da terra, o Azenhas do Mar, recebe os clientes no verão com um bar de praia e um espaço lounge, mas nunca perde o atributo que lhe dá fama: a qualidade da cozinha. Há marisco a rodos, com amêijoas, camarões e percebes frescos e confecionados com grande nível, uma salada de polvo que vai querer repetir, ou ainda, como pratos principais, massada de corvina e carabineiros com arroz de coentros. Paragem obrigatória em qualquer altura do ano, mas no verão o apetite até parece outro!

Bar do Peixe, Meco

Destino de excelência para um jantar de verão, o Bar do Peixe fica na praia do Moinho de Baixo e, por detrás do “disfarce” de comum bar de praia esconde-se um genial restaurante onde o mar está à porta e à mesa. O sabor dos Açores chega com as lapas grelhadas com alho acompanhadas com pão. Deixe cair o pão na malga, diga que foi sem querer e coma tudo de uma vez sem pedir de desculpa. Cadelinhas, amêijoas, camarão, sapateira recheada, deixam-nos completamente saciados ainda durante as entradas. Mas, o melhor ainda está por chegar. Aqui come-se peixe divinamente grelhado, sargos, robalos, o que a lota tiver nesse dia, mas sempre muito fresco e saboroso.

Trinca Espinhas, São Torpes

O Trinca Espinhas fica mesmo em cima da Praia de São Torpes, em Sines, e é o complemento perfeito para um dia passado nas águas quentes deste areal. A ementa aposta no peixe que chega diariamente ao porto da cidade, mas tem ainda uma garrafeira invulgarmente recheada para um típico restaurante de praia. Ovos mexidos com espargos (um cheiro de Alentejo…), pimentos padron, saladinha de polvo entretêm o estômago enquanto esperamos pelo prato principal. Na ementa, destacamos o tamboril, um conselho que pode mudar conforme a época e a pesca do dia. Pergunte sempre o que há de especial. Se vier aqui no pico do verão, chegue equipado com alguma paciência pois, apesar do serviço ser sempre eficaz e bem disposto, é local muito concorrido quando as praias da região se enchem de gente.

Caniço, Alvor

O Caniço é um espaço mais sofisticado que os exemplos anteriores, mas no Algarve a diferenciação entre tantos restaurantes junto à praia obriga a um esforço suplementar. Na Prainha, Alvor, junto à falésia e encaixado numa reentrância, o Caniço não é nenhum novato e já anda aqui há tempo suficiente para ter desenvolvido também uma boa e saborosa carta: peixe grelhado, cataplanas e marisco no restaurante, saladas, tostas e refeições ligeiras no bar de praia. O condimento que torna tudo isto ainda mais saboroso é a vista e o espírito cool do serviço. Passam por aqui DJ de renome internacional, o verão é marcado pelo ritmo de festas regulares, mas o essencial mantém-se: é um local onde o sol e o mar se servem à mesa e o aroma que chega da cozinha é o da maresia.