10 gadgets para viagens mais confortáveis e seguras

A tecnologia não pára e há cada vez mais gadgets que todos podemos usar para tornar a condução mais segura e confortável. Conheça os nossos 10 preferidos.

Os gadgets invadiram a nossa vida e os automóveis não são exceção. Cada vez com mais tecnologias e funcionalidades incluídas, os nossos carros transformam-se em plataformas interligadas em rede com o mundo. Mas, seja nos modelos antigos ou até nos mais recentes, há ainda algumas coisas que não fazem ou que nós gostaríamos que fizessem de outra maneira. Espreite connosco estes 10 gadgets que irão mudar a forma como conduz e viaja.

10 gadgets para viagens mais confortáveis e seguras

Adaptador OBD

O Automatic Pro é um conjunto de app e adaptador OBD-II que permite aceder a uma série de dados. Podemos remotamente registar viagens, obter assistência em um acidente e ligar-se a serviços de terceiros. Pode até mesmo ligar-se ao Alexa, o assistente da Amazon, e responder-nos a questões sobre o consumo da última viagem a partir do sofá da sala. Liga-se também ao If This Then That, para automatizar respostas através da rede. Pode, por exemplo, receber uma notificação no telemóvel quando precisa de atestar ou o seu filho acabou de ultrapassar o limite de velocidade.

Martelo de segurança

Esta é uma ferramenta que basta que a use uma vez para dar a sua missão como cumprida. Os martelos de automóvel têm uma ponta metálica que, com o mínimo de esforço, quebram imediatamente um vidro. Além disso, têm ainda uma lâmina que permite desenvencilhar-se de cintos, cortando-os se ficarem presos. Indispensável.

Heads up Display

O Hudway Glass projeta o ecrã do seu smartphone numa superfície translúcida. O resultado é uma interface high tech, que não prejudica a visão do condutor, com acesso a uma série de apps. Pode ter um mapa com GPS, avisos de controlos de velocidade, informações de consumo, etc..

Analisador digital de alcoolemia

Disponíveis em formatos tão práticos que os podemos levar até no porta-chaves, os testes digitais de alcoolemia podem ser uma ferramenta extremamente útil para assegurar-se que está sempre em condições de conduzir. O importante é ter uma atitude responsável mas, se tiver dúvidas, o melhor é mesmo recorrer a um destes dispositivos. Já sabe que os 0,05% são o limite e estes dispositivos são perfeitos para manter a atenção.

1 Analisador digital de alcoolemia

Câmara de tablier

Estas câmaras poderão ajudá-lo em caso de acidente, registando as imagens necessárias para ajudar o trabalho dos peritos das seguradoras. Apesar de haver muita oferta a baixo custo, se estiver interessado em adquirir um destes dispositivos aconselhamos a que olhe com atenção para as especificações. Quanto mais graus de cobertura tiverem mais informação poderão registar, evite aquelas que tenha menos do que resolução 720p e escolha a que tiver melhor comportamento em situações de baixa luminosidade.

Câmara de tablier

 

Hotspot móvel

A tarefa de entreter a família em longas viagens de carro conta cada vez mais com a Internet como ferramenta. Seja para ouvir uma playlist de spotify ou para que as crianças vejam um filme no banco de trás, um hotspot móvel é uma solução que começa a vir de série em vários modelos. Para além da estrada, um dispositivo destes é útil durante as férias e todos os fornecedores de Internet disponibilizam cartões SIM para este tipo de utilização.

3 Hotspot móvel

Alarme anti-sonolência

O StopSleep é um inovador alarme que tem o potencial de salvar vidas. Usado nos dedos, mede os movimentos de forma a calcular o nível de consciência através de sensores cutâneos. Se detetar uma diminuição dos reflexos, o gadget irá disparar um aviso para estarmos sempre acordados e seguros. Se costuma conduzir durante longos períodos ou à noite, este dispositivo é para si.

4 Alarme anti-sonolência

Purificador de Ar

Esqueça os ambientadores e perfumes. Apesar de trazerem um agradável aroma para o seu carro, não conseguem renovar o ar e só disfarçam o problema. Se abrir as janelas para renovar o ar vai perder a eficácia do ar-condicionado e deixar entrar todos os pólens e pequenos detritos prejudiciais a pessoas com alergias e problemas asmáticos. A solução é um purificador portátil que pode ser colocado no suporte para copos e ligado ao isqueiro do carro.

5. Purificador de Ar

Monitorização da pressão dos pneus

Os pneus do futuro vão ter sensores capazes de nos informar em tempo real sobre o seu estado e a Goodyear já está a trabalhar nisso. Até lá, já há gadgets que nos podem oferecer o mesmo tipo de dados. Com Bluetooth e modelos específicos para veículos ligeiros, pesados, motociclos e triciclos, o sistema da FOBO liga-se a dispositivos Android ou iOS para monitorizar e alertar o condutor de qualquer problema.

Monitorização da pressão dos pneus

Localizador de chaves

Um segmento em grande crescimento na “Internet of Things”, os localizadores de objetos são uma excelente ajuda. Desde o controlo do stock de armazém até às chaves do carro, podem sempre dizer-nos onde encontrar aquilo que precisamos. Os localizadores da MagicFly podem ser usados com 6 objetos e indicam-nos onde estão as chaves através de luzes e sons. Nunca mais chegue atrasado ao trabalho porque não encontra as chaves do carro!

7. Localizador de chaves