Automóvel do amanhã: 7 Tecnologias que parecem ficção

14 Março | 2017 | Goodyear

Os veículos autónomos não são a única tecnologia inovadora prestes a chegar. O futuro vai ser smart com estas 7 novidades que vamos ver nos próximos anos.

A tecnologia e a indústria automóvel são inseparáveis. É através da inovação que gastamos cada vez menos combustível e as nossas estradas estão cada vez mais seguras, ao mesmo tempo que tentamos reduzir o impacto ambiental dos milhões de veículos em circulação. A componente digital dentro dos nossos veículos cresceu exponencialmente nas últimas décadas e já passou a fazer parte também dos critérios de avaliação e preocupações dos condutores.

A J.D. Power, nos resultados do seu estudo anual de confiança das marcas do setor nos Estados Unidos da América, salienta que os problemas com os sistemas digitais como entretenimento, navegação e sistemas de comunicação, já são responsáveis por 22% dos problemas com um carro. Enquanto estamos todos a falar de veículos autónomos, híbridos e elétricos, há uma série de outras novidades que estão neste momento a chegar e que fazem parte da mesma revolução em curso. Para que não se surpreenda quando as vir finalmente na estrada, apresentamos-lhe 7 tecnologias que vão mudar a forma como conduzimos.

Os veículos autónomos não são a única tecnologia inovadora prestes a chegar.

Estradas que carregam baterias

Uma das maiores dificuldades na implementação definitiva dos carros elétricos é a existência de pontos acessíveis e práticos para carregarem as suas baterias, com o mínimo de tempo de imobilização possível. A aproveitar as atuais tecnologias de carga sem fio, uma das hipóteses que parece tornar-se viável é o uso do próprio piso das estradas e dos locais de estacionamento para efetuar a carga por indução. Ao detetar a passagem de um veículo, os sensores no asfalto podem disparar impulsos eletromagnéticos, um processo que hoje já conhecemos nos smartphones da última geração.

Uma janela digital

A forma como recebemos informação e interagimos com os sistemas do carro também vai aproveitar todas as inovações que chegam desde os ecrãs de toque e sensores de movimento como os das consolas de jogos. O tablet gigante de 17” que acompanha o Tesla Model S e permite o acesso e controlo de todos os sistemas do carro é um dos primeiros exemplos a chegar ao mercado, mas chegarão também os tabeliers que são apenas superfícies de toque, que o condutor pode configurar e modificar como quiser. Também já há dispositivos no mercado que projetam a informação diretamente no para-brisas, tal como se pilotássemos um caça de combate.

Luzes inteligentes

Com sistemas de multiprojeção e matrizes de LED, os faróis poderão adaptar-se às condições ambientais, às variações do piso e responder à passagem por outros carros na estrada. Com sensores apontados para a frente, o veículo pode alterar a incidência das luzes, evitando o encandeamento dos outros condutores e apontando sempre o foco para os pontos onde mais necessitamos. Já fizemos um percurso de gigante desde o tempo que os faróis queimavam acetileno.

Retrovisor 360

Alguns fabricantes já começaram a ensaiar a substituição total ou parcial do sistema de retrovisores por câmaras e ecrãs, colocando uma série de nova informação digital nos “espelhos” de antigamente, mas uma das principais novidades é a vista total em todo o redor do veículo. Ao juntar as imagens captadas por todas as objetivas que estão apontadas para o exterior, é possível obter uma visão 360 e escolher qualquer ponto de vista sobre o nosso carro.

Mais mudanças, sempre automáticas

É uma relativa novidade para muitos portugueses, mas os carros de mudanças automáticas estão claramente no nosso horizonte. Será esse o caminho enquanto o mercado não se eletrifica totalmente mas usa formas de processamento de informação cada vez mais avançadas. Os carros de maior cilindrada começarão inclusive a apresentar 10 mudanças, de forma a tornarem-se mais eficientes nas baixas rotações.

Visão raio-X

Um momento particularmente exigente na estrada, dá-se quando temos que ultrapassar veículos de grandes dimensões que nos dificultam a visibilidade e, consequentemente, colocam um entrave à segurança. A solução para este problema pode estar nesta proposta ensaiada na Argentina em que uma câmara capta a imagem da parte da frente de um camião e projeta-a em quatro ecrãs colocados na traseira. Desta forma, os condutores que seguem atrás podem manter total visibilidade e escolher a melhor altura para a ultrapassagem.

Um carro e o seu telemóvel

A nossa vida diária já passa sempre por eles, mas a condução dos nossos carros vai começar a estar também cada vez mais ligada aos nossos smartphones. Com todas as tecnologias X-by-Wire que aparecem no mercado, torna-se simples controlar os sistemas de condução a partir de uma qualquer app desenhada para esse efeito. Imagine-se a sair do carro para ver melhor e acabar uma manobra complicada a partir do seu telemóvel ou a pedir à app que o seu veículo o apanhe dentro de 5 minutos à porta do cinema.

Good Year Kilometros que cuentan