9 recomendações para visitar os Açores com crianças

Um passeio com crianças pelos Açores. Tome nota de 9 recomendações para que as crianças conheçam as ilhas.

Chegou aos Açores para uma escapada ou para umas férias mais prolongadas. Viaja em família, com as suas crianças. E agora? O que fazer? Tome nota de 9 recomendações. Para que que as crianças conheçam as ilhas dos Açores.

Para começar os Açores combinam aventura, descoberta, natureza, cultura e beleza natural, incluindo vulcões. Por este motivo, incentivar as crianças a observar o que as rodeia é uma ideia. Mas nem sempre é fácil cativar-lhes a atenção, ainda que possam um dia recordar aquela visita que fizeram aos Açores, com os seus miradouros, trilhos e até programas de observação de baleias.

Cinco pratos típicos dos Açores e onde os encontrar

Furnas de São Miguel

É a maior ilha que combina cultura contemporânea com a tradição do passado. Nesta ilha, poderá passar umas férias espetaculares em família. Pode visitar as Furnas de São Miguel e provar o famoso cozido aí confecionado. Nas imediações poderá mergulhar em águas quentes com um cheiro tão caraterístico.

Santa Barbara Eco-Beach Resort Açores

Lagoa do Fogo

Não pode deixar de descer à Lagoa do Fogo com a família, especialmente se gostam da natureza. O percurso não é difícil e vai-se fazendo acompanhar de paisagens únicas. A Lagoa do Fogo fica no final do caminho, isolada e protegida.

Férias da Páscoa: os 7 destinos mais concorridos

Lagoa das Sete Cidades

Não basta estar no meio o Oceano, São Miguel está polvilhado de belas lagoas, incluindo a Lagoa das Sete Cidades, uma lagoa que se distingue por não ser uma, mas duas lagoas. Uma verde e outra azul. Vista do miradouro a imagem é de tirar a respiração. A lagoa, de água doce, está rodeada pelo verde das montanhas em volta. A água ocupou o espaço deixado por crateras vulcânicas que criaram a ilha.

Miradouro da Grota do Inferno

A criação violenta dos Açores, um conjunto de nove ilhas vulcânicas, levou ao surgimento de locais simplesmente únicos. Do Miradouro da Grota do Inferno, no Parque Florestal da Mata do Canário, é possível ver a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa Rasa, a Lagoa de Santiago e a Lagoa do Canário, a Serra Devassa e as pequenas habitações de Sete Cidades.

Centro de Interpretação da cultura do ananás

Os seus filhos poderão estar cansados de ver tanta montanha e lagoa. Leve-os também a conhecer o Centro de Interpretação da Cultura do Ananás, ou não fosse São Miguel a capital do ananás dos Açores. A esta visita “teórica”, nada como visitar uma plantação de ananases. A plantação de Augusto Arruda, na Fajã de Baixo conta com mais de uma centena de anos de história. Os adultos poderão provar licor de ananás.

Baleia - Quilometrosquecontam

Observar baleias

Ir aos Açores, em particular a São Miguel, tem de envolver um passeio para observar baleias. A oferta turística é variada pelo que, ao chegar, poderá informar-se sobre as condições de cada uma para que possa proporcionar aos mais pequenos uma experiência inesquecível.

Trilhos dos Açores

Se não se ficar por São Miguel, aproveite para dar grandes passeios nas restantes ilhas. Até porque cada ilha tem um sem número de trilhos para todos os gostos. Recomenda-se a visita a este site. Depois, só tem de selecionar a ilha que pretende. E depois… É só escolher. Por exemplo, na Graciosa, pode optar pelo percurso da Baía da Folga. O percurso começa numa estrada regional, passa por uma vereda, entre curraletas de vinhas e outras plantações. Chega então perto do mar, de onde pode observar o oceano. Na Terceira a opção poderá ser o trilho das Baías da Agualva. Embora com alguns desníveis é também indicado para passeios em família. No Pico poderá optar pela Ladeira dos Moinhos. Este trilho é composto por uma a subida e descida fáceis, passando por veredas, moinhos antigos e muros de pedra.

Atlântico Splash Aqua Parque

Para passar um dia ou uma tarde diferentes, e depois ou antes de dar as suas voltas pelas ilhas, poderá optar por levar as crianças ao Atlântico Splash Aqua Parque, em Vila Franca do Campo, Ponta Delgada.

As 11 Reservas da Biosfera de Portugal

Conhecer as reservas de bioesfera

Nos Açores poderá visitar quatro Reservas da Biosfera. Corvo, desde 2007, Graciosa (2007), Flores (2009), e uma das mais recentes, Fajãs de São Jorge (2016), sobre as quais escrevemos recentemente.