São Miguel: Pela Serra de Água de Pau até ao Pico da Barrosa

4 Setembro | 2020 | Goodyear

No coração de São Miguel encontramos o Pico da Barrosa, a Lagoa do Fogo, do Congro, cascatas e trilhos fantásticos. Conheça sete recomendações Goodyear

Aos Açores não faltam motivos de visita quando queremos afastar-nos do mundo e viver a natureza ao máximo. Mesmo no centro de São Miguel, o vulcanismo fez nascer um cenário telúrico e fantástico de visita obrigatória. Em volta da cratera da Lagoa do Fogo, com o Pico da Barrosa como miradouro privilegiado, fomos descobrir o coração da ilha. Venha também.

A Oriente entramos em território de Furnas e a Ocidente as atenções centram-se na Lagoa das Sete Cidade. Enquanto isso, a região central de São Miguel, no eixo entre a Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, a cicatriz deixada pelo vulcanismo na Lagoa de Fogo e Serra da Água de Pau são as principais atrações. Aqui encontramos cascatas, miradouros, lagoas e fantásticas vistas para desfrutar. Conheça sete recomendações Goodyear.

1 Miradouro do Pico da Barrosa

Com vista para a Lagoa do Fogo, é o ponto por excelência para se deleitar com a paisagem. Deste miradouro é possível ter uma vista extraordinária da Lagoa do Fogo e dos contrafortes montanhosos em seu redor, alguns com mais de 300 metros de altura na vertical quase absoluta. O verde em todo o redor contribui para dar à visão a sensação de estarmos a viver num verdadeiro postal de viagem. É comum ver a neblina a subir pelas encostas, momentos em que o cenário parece ainda mais onírico e fabuloso. 

2 Parque natural da Caldeira Velha

Na vertente norte da Serra da Água de Pau, o Parque Natural da Caldeira Velha dispõe de um Centro de Interpretação Ambiental, onde poderemos encontrar informação sobre os pontos geológicos de interesse, a formação do vulcão e a vida selvagem que escolheu esta zona para habitar. Dentro do perímetro do parque, ao longo do vale que o marca, podemos visitar cascatas e lagoas de água termal, aquecida.

3 Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo é a segunda maior da ilha e é o resultado de um colapso vulcânico ocorrido há 15.000 anos. Em termos geológicos é ainda uma “criança”. No seu ponto mais fundo chega aos trinta metros, enquanto no seu maior diâmetro chega aos 1000 metros. Envolvida pelas faces da cratera preenchida com os fetos, cedros e louro característicos da zona, guarda ainda um abundante habitat de pássaros de pequenas dimensões e aves de rapina. Lá em baixo, a praia da Lagoa do Fogo foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Praia Selvagem, em 2012. Ao mergulhar aqui, estará a mais de 500 metros de altitude

4 Salto do Cabrito

De fácil acesso através de um caminho em terra batida nas Caldeiras da Ribeira Grande ou pela estrada da Ribeira do Fogo, o Salto do Cabrito é uma cascata com cerca de 40 metros de altura. Forma uma lagoa de águas límpidas, muito convidativas a banhos. Com um grau de dificuldade mediano, recomendamos especialmente a prática do cannyoning nesta zona. Aqui perto fica ainda a Fajã do Redondo e várias caldeiras que podemos visitar.

5 Vale das Lombadas

O caminho, por uma estrada estreita e acidentada, não é fácil e, em anos de menor pluviosidade, poderá não se justificar. Por isso, pergunte antes de ir. Mas, se o ano tiver corrido bem, poderá encontrar uma agradável cascata no fundo do vale. Pelo caminho vai cruzar-se com duas ribeiras e as nascentes das Lombadas, água mineral muito apreciada que era aqui captada no passado. O caminho é ladeado por altas escarpas formadas pela passagem da água que deixa também nas suas margens fragmentos de obsidiana (vidro vulcânico).

6 Miradouro da Bela Vista

Com uma extensa vista que só termina com o mar no horizonte, o Miradouro da Bela Vista é um icónico retrato de São Miguel. Os campos de cultivo perfeitamente delineados e as aldeias e vilas salpicadas na paisagem, compõem perfeitamente a imagem que o viajante faz dos Açores e as memórias que levará consigo. A 570 metros de altitude e virado a Norte, sobre a Ribeira Grande, permite ver a costa desde a Ribeirinha até ao maciço das Sete Cidades, assim como os picos onde nascem as Lombadas. Com parque de estacionamento e rampa de acesso, é uma das vistas mais acessíveis e belas da ilha.

7 Lagoa do Congro

Depois de um percurso a descer entre uma rica vegetação, a Lagoa do Congro tem um ambiente natural incomparável. A calma só é perturbada pelo som das aves, aqui mais presentes do que em outras zonas do parque. Completamente ladeada de vegetação e no fundo de uma depressão, as sombras aqui são abundantes e o sol não chega a todas as horas do dia. O verde da vegetação reflete-se nas águas e cria-se aqui um ambiente verdadeiramente mágico.

Good Year Kilometros que cuentan