Como aumentar a vida da bateria do seu carro?

Descubra os fatores e maus hábitos que dão cabo da saúde da bateria do seu carro e conheça 5 dicas para aumentar a sua vida útil e poupar alguns euros.

Os sinais são claros e já os passámos em revista quando vos falámos da substituição da bateria do seu carro. Quando esta estiver a dar as últimas, irá notar o arranque “arrastado” e um som característico. Mas afinal o que é que tratou da saúde da sua bateria e ditou a sua morte prematura? Há alguma coisa que possa fazer para aumentar a sua vida útil? Deixamos-lhe 5 dicas que vão ajudar a poupar algum dinheiro na oficina.

O que ataca a saúde da minha bateria?

O tempo irá acabar por obrigar à substituição de qualquer bateria mas há outros fatores que contribuem:

1. Hábitos de condução onde imperem os percursos curtos irão provocar maior desgaste do que trajetos extensos.

2. As exigências de energia do seu carro específico, se tiver sistemas de entretenimento por exemplo, ditarão também a capacidade de resposta da sua bateria.

3. Temperatura e condições de humidade são elementos ambientais fulcrais. Além influenciar a química, a temperatura provoca também diferentes respostas do lubrificante, aumentando o esforço do motor de arranque. O calor causa a evaporação dos fluídos e danifica a estrutura interna da bateria. Por esse motivo, a mudança de estações pode ser uma boa altura para trocar a sua velha bateria. Finalmente, a humidade ataca também os pontos expostos de qualquer contacto.

4. Um alternador ou regulador de voltagem deficiente irá carregar a sua bateria com a carga incorrecta. O resultado não é uma falha imediata, mas a sobrecarga acabará por levar à degradação completa dos elementos elétricos da pilha.

Sejam quais forem os motivos, a sua bateria está com problemas se apresentar algum dos seguintes sintomas:

. Sinal de aviso no painel de instrumentos;
. Faróis ou outras luzes apresentam potência reduzida;
. Acessórios que se recusam a ligar;
. Dificuldade no arranque

bateria

Como posso aumentar a vida útil da minha bateria?

Para conseguir sacar até à última gota todo o desempenho da sua bateria, recomendamos os seguintes 5 passos.

• Certifique-se de que o sistema elétrico está a carregar com a corrente correta. A sobrecarga pode danificar a bateria tão rapidamente quanto a subcarga. Sem um multímetro não é possível determinar o estado exato mas há um teste simples que poderá efetuar. Ligue o carro e os faróis. Se estão fracos, isso indica que as luzes estão a funcionar a partir da bateria e que pouca ou nenhuma carga está a ser produzida pelo alternador. Se as luzes ficarem mais brilhantes à medida que pressiona o acelerador, significa que o alternador está a produzir alguma corrente, mas pode não estar produzir o suficiente em ponto morto para manter a bateria carregada corretamente. Se as luzes tiverem brilho normal e não alterarem a intensidade com a aceleração, não deverá ter problema.

• Se sua bateria for do tipo que precisa ser preenchida, verifique-a regularmente. Adicione a água destilada quando necessário. Mas se a bateria estiver seca por um longo período de tempo, isso pode causar um problema. Quando as placas nas células são expostas ao oxigénio poderá dar-se uma falha precoce da bateria. Além disso, carregar uma bateria seca irá queimá-la. Se a bateria tiver muito líquido nas células mas a cor for escura ou acastanhada, é também um mau sinal. Altura de a trocar!

Corrente e contactos

• Substitua sempre por uma bateria que seja classificada com uma amperagem pelo menos tão alta quanto a original. Se instalou equipamento opcional posteriormente, aconselhe-se com um mecânico para avaliar as necessidades acrescidas de energia.

• Mantenha a parte superior da bateria limpa. Numa primeira fase, os detritos poderão funcionar como um condutor que drena a energia da bateria. Posteriormente, à medida que a corrosão se acumula nos terminais da bateria, torna-se um isolador, inibindo o fluxo de corrente. Os especialistas recomendam untar com vaselina os bornes para aumentar a sua vida útil.

Desligue a bateria se estiver mais do que um mês sem arrancar o veículo, de forma a evitar que se descarregue.

Esperamos ter ajudado a desfazer algumas das suas dúvidas sobre baterias. Se precisa substituir a sua ou aplicar uma carga de reforço, veja ainda as nossas dicas sobre a manutenção de baterias.