Crianças no museu: afinal é divertido!

O Dia Internacional dos Museus celebra-se um pouco por todo o país. A programação é variada e divertida. As crianças já são bem-vindas ao museu.

A 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus. No dia seguinte é vez de ir ao museu à noite, algo que raramente acontece no resto do ano. Já que chegou até aqui, aproveite e conheça os nossos destaques e sugestões.

Como habitualmente, o Dia Internacional dos Museus celebra-se a18 de maio. É o momento em que todos podem visitar os museus e participar em atividades criadas para a celebração. Este ano calha a uma sexta-feira, o que permite prolongar a festa por mais algum tempo. Entretanto, a 19 de maio é a vez da Noite dos Museus.

Uma noite diferente no museu

Além da programação variada disponibilizada no dia dos museus propriamente dito, a Noite nos Museus acaba por ser uma iniciativa que poderá deixar memórias felizes nas crianças que, certamente se podem divertir muito.

Esta iniciativa europeia, tem as suas origens em 2005, por iniciativa do Ministério da Cultura e da Comunicação francesa. Sábado, “os museus portugueses organizam múltiplas atividades – espetáculos de teatro e dança, concertos, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras – convidando os visitantes a usufruírem, em período noturno, de uma experiência diferente e certamente enriquecedora”, revela o site do Património Cultural sobre a efeméride.

Opções para todos os gostos no dia 18

Celebrado há mais de quatro décadas, desde 1977, a oferta do Dia Internacional dos Museus é tão variada que a organização deixa o alerta no seu site. “O programa está em constante atualização”. Por isso, mesmo que não encontre neste artigo algo que lhe enchas as medidas, consulte o site, onde poderá encontrar regulamente novidades. De fato, há iniciativas de norte a sul do país e também nas ilhas.

Para os mais curiosos, o Dia Internacional dos Museus nasceu de uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de “promover junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento”.

Este ano, o tema das festas é: “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Com esta temática, os museus pretendem divulgar as mudanças, fruto do desafio que é acompanhar o ritmo dos desenvolvimentos tecnológicos. Na prática, os museus procuram acompanhar os tempos. Os acervos estão a ser partilhados de formas inovadoras enquanto procuram cativar novos públicos.

Museus 2.0 a pensar nas crianças

E, precisamente para, literalmente, os mais novos, deixamos aqui algumas sugestões, para levarem os pais e os amigos e tomar contacto com coleções digitalizadas, elementos digitais e até hashtags utilizadas nos museus. As crianças são os convidados de honra na visitas, concertos e outras iniciativas bastante originais por todo o país.

Em Guimarães, em algumas das câmaras do Paço dos Duques – salas de exposição permanentes – poderá ouvir música proporcionada pelos alunos da Academia de Música Valentim Moreira de Sá. Destinado ao público em geral, poderá ser uma forma de cativar os pequenos a enveredar por uma carreira na música. A atividade é gratuita e está disponível ao longo do percurso museológico. Por outro lado, em Braga, o Museu dos Biscainhos vai abrir as portas do jardim, para um agradável passeio.

A História da República e brincadeira

No Porto, no Museu dos Transportes e Comunicações, no edifício da Alfândega, este ano, a proposta é uma visita animada. “República Portuguesa – conexões com o passado e o futuro”. Aqui o objetivo é identificar as conexões com o passado estabelecidas através da prosa e poesia de três personalidades marcantes das três fases da República Portuguesa. No dia 18.

De seguida, o Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, preparou jogos interativos e multissensoriais inspirados nas coleções do museu. No dia 18 de maio, as famílias podem participar em jogos como o labirinto, o Quiz, Majong, em leituras de contos e histórias com dispositivos digitais móveis.

No Museu Municipal de Ourém, no dia 19, a Noite Europeia dos Museus irá receber crianças pelas 20h30, para uma inesquecível noite no museu. O programa inclui uma caça ao tesouro no museu, uma hora do conto, uma noite de sono, e já de manhã, pequeno-almoço, o visionamento de um filme de animação. Ainda mais, a atividade é gratuita e contemplará entre 8 e 15 participantes.

Museus da capital

Em Lisboa, a oferta é mais vasta que noutras localidades, fruto da também maior oferta cultural. O programa detalhado, e em constante atualização está disponível no site.

Mas deixamos algumas ideias. Antes de mais nada, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, no dia 20, pelas 21h30, inclui-se a peça “IMIT’ARTE – sketches cómicos”. um espetáculo teatral da Companhia Papillon, que leva ao Museu os comediantes brasileiros Barbixas e Teatro de Quinta.

Dia 18 de maio, a entrada no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, é, como já se vem tornando uma tradição, gratuita. A programação é variada e inclui o desenvolvimento de projetos de observação do Sol e experiências científicas com pega monstros! Terminando como tudo terá começado. Com um big bang, em que serão lançados foguetões de água, álcool e muito mais. Ao longo do dia poderão ser também feitas experiências com bicicletas científicas. Curiosos? Nós também.

Museus a sul

No dia 19 de maio (sábado), o Museu da Música Mecânica, em Palmela, vai promover um dia inteiro de festa com música para toda a família. Encerra com o concerto de Noite dos Museus. O desafio está lançado “fique hiperconectado com esta programação especial, visite o museu de dia e de noite”. No dia 18 de maio será lançado oficialmente o novo Recurso Educativo: “Museu em Miniatura”. No dia 19, a programação está de facto concentrada também nos mais novos. Em primeiro lugar, um concerto de Música para Bebés. Depois, segue-se uma visita orientada pelo museu, a inauguração de uma exposição temporária, novos concertos pelas 18h00 e pelas 21h00. Para terminar, é possível visitar a coleção permanente do museu à noite”.

Outra noite no museu pode ser passada no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira. O serão de 19 de maio será animado pelo espetáculo de Marionetas “TV BOX”, seguido de um workshop de marionetas. Em seguida, terá lugar, ao longo da noite, uma atividade de observação de Estrelas pelo Clube de Astronomia de Albufeira.

Em conclusão, as várias dezenas de museus que irão celebrar o seu dia especial nesta data têm muito mais para oferecer aos visitantes. Veja o que se passa no seu concelho, pergunte aos seus filhos o que eles querem experimentar e comece já a planear. Ofereça aos seus filhos um dia e/ou uma noite inesquecível!