Automóvel: oito conselhos para evitar roubos

5 Fevereiro | 2019 | Goodyear

Destino? Escolhido! Malas? Feitas! Mapa? Preparado! Deixe os seus medos fora do seu plano de viagem. Na Europa, os roubos de automóveis registados pelas autoridades policiais diminuíram 24% entre 2012 e 2016 para cerca de 396 mil veículos em 2016. Segundo dados da Comissão Europeia, Portugal é um dos países (além da Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e País de Gales), onde as autoridades policiais registam maior número de roubos em relação à dimensão da população (mais de 100 por cada 100 mil pessoas), em 2016. Estar consciente desta realidade, permite-nos tomar algumas medidas para evitar que nos roubem o carro.

Tome nota dos nossos conselhos para evitar sustos e que lhe roubem o veículo.

1. Não deixe as chaves no carro

Comecemos pelo óbvio: não deixe as chaves no interior do veículo, nem quando a paragem é curta, como por exemplo ao parar para reabastecer ou comprar o jornal. Mesmo nestes casos, é aconselhável tirar a chave, assegurar-se que as portas e janelas estão fechadas e bloquear a direção. Também não se deve guardar o duplicados das chaves ou do cartão de ignição dentro do veículo.

2. Feche o veículo com a chave

Outra precaução que devemos tomar é fechar o veículo utilizando as chaves e não o comando à distância, uma vez que os ladrões podem utilizar amplificadores de sinal para descodificar o código em poucos segundos. Isto é mais habitual acontecer em zonas muito concorridas.

Automóvel: oito conselhos para evitar roubos

3. Escolha um lugar iluminado para estacionar

Se tiver de estacionar na rua ou num parque de um centro comercial é conveniente não deixa o veículo num lugar isolado ou escuro. Por isso, procure estacionar em algum lugar iluminado e, se possível, onde exista vigilância ou câmaras de segurança.

4. Se deixar o carro num parque…

Outra medida de segurança, quando deixa o carro num parque, é levar consigo o bilhete do parque. Se o deixar dentro do veículo, o ladrão poderá sair com o automóvel sem levantar suspeitas.

5. Trancar as portas

Viajar sempre com as portas trancadas e as janelas fechadas é outra recomendação que devemos seguir, já que, de outro modo, os ladrões podem tentar aceder facilmente ao interior do veículo quando, por exemplo, para num semáforo.

6. Não deixar objetos de valor à vista

Se utiliza um smartphone ou GPS colado com uma ventosa ao pábra-brisas, deverá tentar apagar as marcas porque, de outro modo, os ladrões podem partir um vidro para tentar localizar o aparelho.

7. Sistemas de anti-roubo adicionais

Uma medida que pode ser muito eficaz para evitar roubos é instalar um sistema anti-roubo como, por exemplo, umas barras de bloqueio do volante e do pedal ou parafusos de segurança nas rodas. São sistemas bastante dissuasores, já que é muito provável que o ladrão, perante essa situação, procure outros veículo mais fácil de levar.

8. Localizadores GPS

Instalar localizadores GPS também poder uma opção. Se bem que não evitam o roubo, podem ser uma ajuda preciosa para recuperar posteriormente o veículo. DE facto, recentemente, algumas companhias de seguros começaram a colocar como condição, para fazer apólices a carros de gamas mais elevadas, que estes tenham este tipo de dispositivos.

Ainda que estas medidas não evitem que o seu automóvel possa ser roubado, podem reduzir a probabilidade de que tal aconteça.

Good Year Kilometros que cuentan