Todas as estações do fabrico de pneus

A Goodyear explica como evoluíram os pneus desde os primeiros tempos até aos atuais pneus todas as estações.

A invenção da roda foi fundamental na evolução do Homem, comparável à descoberta do domínio do fogo. Não é para menos, já que, graças ao fabrico de pneus, obtemos sistemas indispensáveis para a mobilidade das pessoas: bicicletas, motos, automóveis, furgonetas, camiões… Até os aviões precisam de pneus momentos antes de iniciar a descolagem. Estará de acordo que, sem os pneus, o seu mundo não seria o mesmo? A Goodyear explica-lhe como chegámos até aos pneus de hoje.

O pneu, com a suspensão própria do seu sistema interno de pressão de ar, trouxe a comodidade necessária para transportar coisas e pessoas (até então, eram usadas rodas de borracha maciça). O fabrico de pneus em série chegou durante a Revolução Industrial. As primeiras patentes, de finais do século XIX, tiraram partido daquelas pujantes estruturas industriais para reinventar completamente o mundo do transporte com as fascinantes rodas de borracha cheias de ar: os já conhecidos pneus.

ford-t

Primeiro pneu Goodyear em 1904

Sabia que a Goodyear fabricou o primeiro pneu extraível da história em 1904 e que apenas quatro anos depois estes pneus foram usados no primeiro automóvel produzido em série da história: o Ford T? O processo de fabrico inicial avançou graças a um termo que já terá ouvido: a vulcanização que criou um novo quadro.

Traduziu-se na melhoria da borracha, prolongando a sua vida útil e dotando-a de uma flexibilidade sem precedentes e a partir da qual se puderam fazer sucessivas melhorias, como a incorporação de carcaças de arame de aço ou a criação do sistema de pneus radiais. Atualmente, o processo de fabrico de pneus requer diferentes fases de mistura, trituração e vulcanização antes de se submeterem a diferentes testes, incluindo raios-X, para detetar possíveis defeitos internos ou fragilidades antes de chegar ao mercado.

À medida que os pneus começaram a espalhar-se dando resposta às crescentes necessidade de tantos e tantos veículos, foram-se aplicando melhorias na selagem e soluções como o desenho geométrico que permitem atualmente aos veículos escoar a água e agarrar-se melhor ao asfalto em quaisquer condições físicas ou climatéricas.

goodyear fabrico de pneus

Fórmula 1 como bancada de testes

Para que possa hoje escolher os pneus do seu veículo entre uma vasta gama de opções, foram precisos anos de investigação e experimentação. Um bom espaço para este desenvolvimento foram as corridas de automóveis. Os engenheiros puderam alternar compostos e propor soluções específicas que passaram em seguida para o fabrico em série. A Goodyear apostou, durante muitos anos, na Fórmula 1, como bancada de teste para a investigação, proposta de avanços técnicos e identificação dos limites e de formas de melhorar os pneus.

Ao recolher informações para passar para o fabrico em série, também acumulou centenas de vitórias equipando, até há pouco tempo, as principais marcas de automóveis. Os pneus da Goodyear foram os primeiros a ganhar 350 corridas de Fórmula 1. Só assim lhe podemos garantir a utilização de pneus excecionais com anos de investigação e desenvolvimento.

goodyear-all-seasons

Inovação constante e All Seasons

A trajetória da Goodyear como fabricante de pneus tem mais de 120 anos de história. Ao longo deste tempo, numerosos feitos coroaram o currículo de sucessos e avanços. Pneus anti-furo, pneus esféricos e também pneus Todas as Estações, cujo “boom” é indiscutível em climas como o de Espanha e Portugal.

A Goodyear inventou os pneus all seasons em 1977 com a produção do Goodyear Tiempo. Em 1985 nasceu a família Vector que já vai na segunda geração: os Vector 4seasons Gen2.

Polivalente, com grande capacidade de manuseio, boa relação preço-desempenho, precisão na curva e manuseio dinâmico em estradas molhadas e com neve, resposta segura à aquaplanagem, rodagem confortável e alta durabilidade.

Como é o processo de fabrico de um pneu que a AutoBild classifica como produto recomendado 2018? A chave está no design, na inovação e na atenção aos pedidos dos utilizadores. Para serem os pneus eleitos pelas principais marcas de automóveis e acumular reconhecimentos foram necessários 30 anos de investigação e provas desta gama de produtos. Só assim a tecnologia Weather Reactive permite a adaptação às mudanças de estações, fazendo uso de lâminas reticulares 3D de alta densidade para assegurar a tração com gelo e neve. Só assim o design único SmartTRED inclui zonas específicas da banda de rodagem que se ajustam às condições da estrada.

Processo de fabrico de um pneu Goodyear

No processo de fabrico de um pneu, antes da produção em série, os passos prévios são vitais. Falamos da ideia, do que procuram os condutores e de definir soluções para cada necessidade. Que características deve ter cada tipo de pneu: eficiência de consumo de combustível, aderência em superfícies molhadas e secas, resistência à aquaplanagem, estabilidade a alta velocidade. Os engenheiros da Goodyear submetem cada novo design de pneu a mais de 50 critérios de rendimento para garantir que cada produto proporciona a melhor experiência de condução: capacidade manobra e travagem a seco ou molhado, aderências nas curvas, resistência, consumo de combustível, ruído interno, aquaplanagem.

Necessidade-solução e como executá-la? Novas tecnologias, inteligência artificial, novos materiais… Existem diferentes tipos de ingredientes para compostos de pneus que incluem borrachas naturais e sintéticas. A sua combinação e utilização permite potenciar umas e outras prestações. Engenheiros e cientistas da Goodyear lideram não apenas a investigação em borracha e polímeros, mas também em campos tão diversos como a computação, a física e as matemáticas para responder às necessidades dos utilizadores.

A seguir à ideia e à definição de objetivos e materiais chega o protótipo. No caso da Goodyear, os protótipos são fabricados no Centro de Inovação da Goodyear no Luxemburgo (GICL), experimentados nos laboratórios de ensaio e em veículos. Trabalham em conjunto mais de 270 pilotos de provas da Goodyear em conjunto com engenheiros e técnicos de 12 nacionalidades diferentes. A Goodyear dispõe de dois centros de inovação, 48 fábricas, está presente em 22 países e mais de 64 mil empregados em todo o mundo.

Os testes de pneus (mais de 70 mil pneus por ano em laboratórios, pistas de provas e estradas) são a chave para o êxito de um protótipo novo e sua implementação na cadeia de produção. Na Europa, a Goodyear conta com três pistas de provas com instalações específicas na França, Alemanha e Luxemburgo.

Inovação, desenvolvimento, eficiência energética… o fabrico de pneus passou por diferentes fases desde 1904 e assumiu novos desafios para dar resposta às necessidades de um sector que exige segurança e investigação.