Feiras de Automóveis em 2018: o calendário da paixão

As feiras de automóveis em 2018 vão trazer-nos o futuro de uma indústria em revolução. Destacamos 7 que todos os fãs deveriam visitar uma vez na vida.

A paixão pelo automóvel é um fenómeno global, mas há cidades que fazem qualquer fã salivar. De Detroit a Pequim, com várias paragens na Europa, as feiras de automóveis em 2018 vão trazer muitas novidades hi-tec. Há poucas coisas tão excitantes como os mais recentes e luxuosos carros debaixo dos holofotes, a seduzirem-nos com o futuro. A maioria de nós só conhece os grandes certames internacionais pelas fotos das revistas, mas isso não nos impede de marcar no calendário os 7 mais importantes salões e feiras de automóveis em 2018.

North American International Auto Show, Detroit – 20-28 Janeiro

O que é: Há mais de 100 anos que Detroit recebe aquele que foi um dos primeiros certames dedicados ao automóvel. Sede da Chrysler, Ford e General Motors, a cidade tem uma ligação histórica à indústria e é a sede para uma das melhores feiras. Perdeu destaque depois da industria local falir, mas o evento procura contrariar esta tendência.
O que esperar: carros americanos, claro. Um novo Corvette com motor central, o Ford Ranger e o Jeep Cherokee.

Chicago Auto Show – 10-19 Fevereiro

O que é: Desde 1901 que Chicago recebe aquela que é agora a mais importante feira automóvel da América do Norte. Maior do que o NAIAS, recebe um milhão de visitantes e 1.000 veículos por edição. Tem ainda uma feira de acessórios e exposições de veículos de competição, protótipos e clássicos.
O que esperar: Será revelado o Volvo XC40 de 2019, os novos Jeep Wrangler, Hyunday Elantra, Subaru Ascent (SUV) e o Hyunday Kona.

International Geneva Motorshow – 8-18 Março

O que é: É o primeiro grande evento europeu do ano. Também conhecido por GIMM Swiss, desde 1905 que apresenta toda o tipo de veículos automóveis, dos utilitários aos concept. É também palco para a apresentação das mais recentes tecnologias de fabricantes como a Goodyear, que apresenta aqui sempre novidades.
O que esperar: A revelação do carro do ano 2018. Lançamento do I-Pace EV, o primeiro elétrico da Jaguar. Lançamento do BMW X2 na Europa.

Auto China – 25 Abril–4 de Maio

O que é: Pequim e Shangai recebem alternadamente o maior salão da indústria a oriente. Este ano a honra fica na capital chinesa. A expansão do mercado doméstico transformou a feira numa das mais importantes a nível mundial. Além dos fabricantes automóveis, há uma forte presença do aftermarket.
O que esperar: Muitos expositores de peças e acessórios aftermarket. Além disso, os fabricantes europeus e americanos apresentam aqui vários modelos topo de gama para aproveitar o crescente mercado chinês. Marcas e modelos chineses como o GAC GM8 e adaptações locais, como aquelas que a Ford está a introduzir neste mercado.

International Motor Show, Hannover – 20-27 Setembro

O que é: Alternando com Frankfurt de dois em dois anos, o IAA é o maior salão automóvel do mundo. Hannover dedica-se aos veículos comerciais, enquanto Frankfurt especializou-se nos de passageiros.
O que esperar: Veículos comerciais, soluções de mobilidade, transporte e logística. As mais recentes tecnologias no campo de gestão de frotas.

Mondial de l’Automobile, Paris – 2-14 Outubro

O que é: Paris recebe a “nata” da indústria europeia a cada dois anos, quando não há salão de Frankfurt, no Mondial de l’automobile https://convention.parisinfo.com/sortie-paris/101329/Mondial-de-l%27Automobile-Paris-2018.
O que esperar: A organização quer fazer do 120º aniversário do certame uma data inesquecível. A esta distância ainda não são conhecidos os modelos a apresentar mas todos vão querer fazer boa figura. Terá uma zona para supercarros e este ano regressa o espaço de exposição de motas.

Pebble Beach Concours d’Elegance – 26 Agosto

O que é: Um certame como nenhum outro. Não é um salão de novidades do automóvel mas nenhum entusiasta das quatro rodas consegue ficar indiferente. É um evento anual, na Califórnia, onde desfilam centenas dos mais bonitos veículos alguma vez produzidos. Aqui não interessam as novidades, apenas o porte e a capacidade de arrebatar corações.
O que esperar: Além da competição, Pebble Beach recebe também apresentações de veículos exclusivos e únicos, pois os fabricantes querem tocar o coração de um tipo de cliente sem problemas monetários, mas com uma grande paixão pelo automóvel.