Os melhores festivais de verão em 2018

Festivais de Verão! O que ainda acontece este ano e quais são os principais destinos que justificam pôr-se à estrada.

Os Festivais de Verão já começaram. Tome nota e oiça quais são os principais destinos que justificam pôr-se à estrada.

Mais urbanos, mais rurais, mais alternativos ou ainda convencionais. Os festivais de verão renasceram em Portugal nos anos noventa e vieram para ficar. Portanto, percorra a descrição de alguns deles ao som das músicas que vão aquecer palcos por todo o país.

Vilar de Mouros no Minho

Não se pode falar de festivais de música sem falar o de Vilar de Mouros, no Minho. A primeira edição realizou-se discretamente em 1965, focada no folclore. Contudo, em 1968 passou a incluir música erudita e fado e… músicos de intervenção Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira. Em 1971 teve lugar a edição que transformou o festival num ícone: o “Woodstock” português, com a participação de artistas como Elton John, Manfred Mann, Amália Rodrigues ou o Duo Ouro Negro. Entre 23 e 25 de agosto, os cabeça de cartaz este ano são os Pretenders, os Incubus e os Crystal Fighters. Além disso, os portugueses GNR, David Fonseca e Plastic People integram o cartaz deste ano.

Paredes de Coura no Taboão

O festival realiza-se este ano entre 15 e 18 de agosto na Praia Fluvial do Taboão. Estão confirmados artistas como Fleet Foxes, Skepta, Curtis Harding, … And You Will Know Us By The Trail of Dead e Arcade Fire. O português Conan Osiris e o brasileiro Silva vão atuar na 26ª edição do Festival de Paredes de Coura, no próximo mês de agosto.

Este festival decorre num anfiteatro natural e caracteriza-se pela atmosfera não urbana e ritmos como rock, indie e alternativa. Certamente, os festivaleiros podem também acampar nas imediações.

Super Rock em Lisboa

Lisboa é palco do 24º Super Bock Super Rock (SBSR) entre 19 a 21 de julho, no Parque das Nações. O cartaz de música é agora acompanhado por uma parceria com a Underdogs e uma performance dos La Fura dels Baus. Este ano, os festivaleiros poderão assistir a actuações dos The XX, Justice, Travis Scott, Julian Casablancas, Anderson .Paak, Benjamin Clementine. Entretanto, há um concerto de homenagem a Zé Pedro, e ainda Pop dell’Arte, Slow J, Ermo e Luís Severo.

Alive em Oeiras

Nos dias 12, 13 e 14 de julho, estão previstas mais de uma centena de atuações no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. É a 12ª edição do Nos Alive que recebe os Artic Monkeys, os Queens of the Stone Age e os Pearl Jam. Contudo, espera-se que Eddie Vedder não perca novamente a voz, como aconteceu no passado dia 19 em Londres. Miguel Araújo, Snow Patrol The National ou Two Door Cinema Club e ainda Jack White e a banda MGMT são outros atractvos do festival que já esgotou há algum tempo.

Rock in Rio em Lisboa

Este festival realiza-se em Portugal, de dois em dois anos, desde 2004. São, afinal, quatro dias de concerto, no Parque da Bela Vista em Lisboa. No total deverão participar no evento mais de 300 mil pessoas, segundo a organização. A 8ª edição da iniciativa de Roberta Medina tem como cabeças de cartaz os Muse, Bruno Mars e os The Killers e Katy Perry nos próximos dias 29 e 30 de junho, respetivamente.

Este ano o recinto tem uma roda gigante maior que a anterior, existe um espaço destinado aos influenciadores do mundo digital, espaço dedicado ao cinema, gamming um Dino Parque entre muitas outras atrações. Eventualmente, os festivaleiros podem reservar lugar na roda gigante ou no slide através de uma aplicação.

Sudoeste na Zambujeira do Mar

De 7 a 11 de Agosto, o festival acontece na Zambujeira do Mar, à entrada do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Por perto há várias praias alentejanas para desfrutar durante o festival. Os estilos de música incluem música eletrónica, rock, pop e até reggae. Afinal, há mais de 20 anos que a Herdade da Casa Branca recebe o festival que é cada vez mais uma imensa pista de dança.

Este ano, estarão presentes Hardwell e Marshmello, os norte-americanos Jason Derulo e Desiigner, o nigeriano Wizkid, os portugueses Diogo Piçarra, Piruka, Mundo Segundo ou Sam the Kid.

Cool Jazz Fest agora em Cascais

Este verão, o Cool Jazz Fest mudou-se para Cascais. A ação vai passar-se no Hipódromo Manuel Possolo e no Parque Marechal Carmona. São 20 dias de muita música, incluindo David Byrne, Van Morrison e Norah Jones.

Med em Loulé

O MED realiza-se há 14 anos e é um festival dedicado à denominada world music. O centro histórico de Loulé já recebeu mais de 400 bandas, de cerca de 40 nacionalidades. Este ano realiza-se entre 28 a 30 de junho. O destaque vai para Asian Dub Foundation (Reino Unido), Dub Inc (França), Bonga (Angola), e Los Milros (Peru). Em seguida, a estes juntam-se os portugueses Miguel Araújo, Orelha Negra, Sara Tavares, Gaiteiros de Lisboa, Teresa Salgueiro e Melech Mechaya.

Festival Músicas do Mundo (FMM), em Sines

Finalmente, o Festival Músicas do Mundo (FMM)  realiza-se há duas décadas em Sines. Com efeito, é uma referência, estando incluído na lista dos 25 festivais do mundo pela britânica Songlines. O festival tem vindo a crescer e este ano prolonga-se por mais de uma semana entre 19 a 28 de julho, entre Porto Covo e Sines. O FMM Sines é organizado pela Câmara Municipal de Sines desde 1999 e no ano passado recebeu o selo “EFFE Award”, atribuído pela Associação Europeia de Festivais. De maneira idêntica, de Portugal estarão presentes, entre outros, Aldina Duarte, Fogo Fogo, Sara Tavares, Scúru Fitchádu e Bulimundo.

Esperamos que goste da nossa selecção, para que se prepare para os Festivais de Verão e comece já a viagem.