Lisbon Beer Week, a capital da rota da cerveja

Vem aí mais uma semana dedicada às loiras… e às ruivas, e às morenas, todas são bem vindas desde que artesanais e feitas com amor: eis a Lisbon Beer Week!

Mais de 50 cervejas diferentes, 46 restaurantes, 9 bares e uma semana inteira para apreciar cerveja! A segunda Lisbon Beer Week é um convite para descobrir as melhores cervejas artesanais e até “correr” uma milha com pausas para as apreciar. Em 2016, a primeira edição do LBW teve mais de 25.000 visitantes e quer subir a fasquia. Filomena Cautela é a madrinha e, com irreverência e frescura, tem aquilo que representa o espírito cervejeiro. Se é apreciador de boa cerveja, Lisboa é a sua capital entre 16 e 24 de Setembro.

O mercado nacional de cervejas artesanais está rico e dinâmico, com cerca de uma centena de marcas. A lista de nomes presentes no evento irá incluir as lisboetas 2 Corvos e LX Brewery, as ales da Against the Tide, a algarvia Marafada ou as já famosas Vadia, entre muitos outros nomes mais ou menos conhecidos deste panorama.

Uma prova de desporto com dopping obrigatório

A festa começa no sábado, 16 de setembro, com a BeerMile em volta do Campo Pequeno. É um evento de origem norte-americana que conjuga a corrida com a bebida de cerveja. As regras indicam que o percurso deverá ser de 1 milha (1609 metros), com quatro pontos de abastecimento. A cada 400 metros deve-se parar para a beber uma lata de cerveja (33cl).

Hoje o Beer Mile é internacional, havendo vários eventos pelo mundo, onde se disputam recordes a nível nacional e mundial. O recorde mundial masculino é de 4m:34s.35, pertence a um canadiano e o feminino de 6m:08s de uma corredora norte-americana. O desafio da Lisbon Beer Week deste ano é tentar bater o recorde nacional (6m:52s) e quem sabe, o mundial. A prova começa às 10.00 e a inscrição inclui o copo para entrar depois no Festival da Cerveja do Torel.

Lisbon Beer Week, a capital da rota da cerveja

Tantas capelinhas para conhecer

Vários restaurantes, bares da especialidade e breweries terão ao seu dispor cervejas artesanais e poderão ser provadas diferentes variedades, de acordo com os pratos ou petiscos desejados. A Rota da Cerveja inclui 15 fábricas cervejeiras, 46 restaurantes e 9 bares e decorrerá entre os dias 16 e 24 por toda a cidade (consulte o mapa da organização). Para além das provas em cada um destes locais, haverá ainda harmonizações e propostas de pratos especiais nos pontos aderentes. Claro que também há tremoços, mas há também muitas surpresas gastronómicas à nossa espera.

Um fino no Torel

Entre a Av. da Liberdade e o Campo Mártires da Pátria, o Jardim do Torel vai ser o palco do Festival da Cerveja, dedicado a cervejas especiais e artesanais. Haverá um balcão único corrido em que os cervejeiros poderão mostrar as suas receitas. O balcão tem cerca de 30 torneiras de cerveja e oferta irá alternar entre 22 e 24/09, esperando-se que chegue a uma variedade de 50 cervejas. O valor da entrada é a aquisição do copo LBW, que funciona também como bilhete de ingresso.

Depois de dominarmos as arte enófilas, há uma geração jovem de produtores portugueses que virou o seu interesse para a cerveja. Em comum com o passado têm uma enorme vontade de explorar todos os prazeres do palato. O suporte e a tradição podem ser diferentes, mas a verdade é que já temos também belíssimos mestres cervejeiros que merecem ser conhecidos. E quando se apresentam todos juntos, de portas abertas para nos receber? Contem connosco. Quem mais aceita o convite?

O programa completo incluirá ainda visitas às próprias fábricas cervejeiras, cursos de introdução à produção artesanal, passeios pela cidade, concertos e sessões de DJ’ing.

Os cervejeiros II The beer guys 👊🍺 #lisbonbeerweek #craftbeer #cervejaartesanal #lisbon #marafada #againstthetide #vadia

Uma publicação partilhada por Lisbon Beer Week (@lisbonbeerweek) a