Onde encontrar a melhor sardinha assada

10 Julho | 2019 | Goodyear

Os santos populares já acabaram mas há ainda muita sardinha assada para comer. Se os arraiais já ficaram para trás, a verdade é que, por este Portugal fora, há ainda muitos e bons sítios para saborear um dos pratos preferidos dos portugueses. Aliás, dizem os especialistas, os meses de julho e agosto são os melhores para comer sardinha, já que é quando ela está mais gorda.

E, mesmo com as recentes imposições de quotas à pesca do pequeno e popular peixe, feitas para preservar que, nos anos vindouros, vamos poder continuar a apreciá-la, teremos provavelmente o resto do verão para ir à procura dos melhores restaurantes e comer um prato de sardinhas como elas sabem melhor: na brasa.

Deixamos, então, uma lista de sugestões de locais onde será, certamente, bem servido. Boa sardinhada!

As melhores de Lisboa

Os arraiais já foram levantados mas há em Lisboa muitas e boas opções para comer sardinha assada. A começar por Alfama, onde o Páteo 13, em plena Calçadinha de Santo Estêvão, faz as delícias de portugueses e turistas graças às suas sardinhas sempre frescas.

Subindo a colina de Santo André, passando pela Voz do Operário, chegamos à Graça e a O Pitéu, uma referência do bairro, situado em pleno Largo da Graça. O peixe é sempre da melhor qualidade e se não estiver virado para a sardinha, pode sempre experimentar os carapauzinhos fritos com arroz de legumes. Ainda na Graça, vale a pena dar um salto à Tasca do Jaime.

Outro bairro típico lisboeta onde pode encontrar boa sardinha assada é a Madragoa, onde em plena Rua da Esperança há dois restaurantes incontornáveis no que à sardinha assada diz respeito: O Tachadas e O Caldo Verde.

Campo de Ourique não é só feito de restaurantes, vá lá, “hipsters”. Para comer uma boa sardinhada dê um salto ao Verde Gaio, mesmo em frente ao Mercado. Do outro lado da cidade, no bairro de Alvalade, a nossa sugestão vai para o Pomar de Alvalade, na Rua Marquesa Alorna, restaurante que tem a particularidade de ter sido criado por uma das conhecidas figuras do nosso futebol: Paulo Bento. É de esperar tranquilidade…

Não podemos sair da capital sem passar por Carnide, essa verdadeira aldeia citadina, onde deixamos duas sugestões para apreciar uma boa sardinha assada: o Paço de Carnide, na Rua do Norte, e O Miudinho, no largo do coreto.

E por esse país fora

A sardinha assada não é exclusiva de Lisboa, antes pelo contrário. De norte a sul há muitos e recomendáveis restaurantes para apreciar o pequeno e saboroso peixe.

A começar por Matosinhos, onde fica o Rei da Sardinha Assada, referência local e sempre muito concorrida. Já na cidade do Porto, no coração da Ribeira, fica a Adega São Nicolau, onde pode desfrutar de uma incrível vista sobre o Douro enquanto saboreia as suas sardinhas.

Uma das localidades do litoral alentejano onde se come bom peixe é Vila Nova de Milfontes. Na turística vila, em plena Praia do Farol, fica A Choupana, um restaurante assente em estacas onde o peixe é sempre fresco e a vista sobre o mar magnífica. E, por fim, o Algarve, mais exatamente Portimão, terra de muito e bom peixe. E um dos melhores locais para comer sardinha assada é o restaurante Ú Venâncio, na Zona Ribeirinha Entre-Pontes, que, para além da sardinha, oferece uma grande variedade de peixe fresco.

E está feito! Agora é só escolher e, antes que o verão acabe, parta em busca da melhor sardinha assada.

Good Year Kilometros que cuentan