00 Nem frio nem calor - quilometrosquecontam

Nem frio nem calor

29 Junho | 2015 | Goodyear

Viajar é também desfrutar do ar condicionado. É aconselhável uma temperatura entre 22ºC e 23ºC

A viagem perfeita é a soma de muitas coisas, uma conta em que, se alterarmos a ordem dos factores, não se altera o resultado final. O trajeto aproxima-se da perfeição quando somos acompanhados por quem mais gostamos, já que uma boa experiência é sempre para ser partilhada. O destino que escolhemos e a motivação que nos empurra para a estrada são a diversão, o prazer, as gargalhadas com os amigos, pois viajamos para passar bons momentos! Mas é também a boa música, pois não há viagem que permaneça na memória sem aquela banda sonora que nos recorde o especial que foi.

Viajar é também desfrutar do conforto nosso carro em cada quilómetro que conduzimos. Quer sejam trajetos longos ou curtos, o fundamental é sentir-se bem e à vontade. E nisto, claro,  influi muito a temperatura interior da viatura. Lembra-se dos dias passados em pleno inverno, no sofá de casa, com a manta ao colo? Ou as sufocantes tardes de verão a quase 40ºC, só aliviadas por uma boa corrente de ar fresco?…

Temperatura carro interior - Quilometrosquecontam

O mesmo acontece no carro. Não se trata de passar nem frio nem calor enquanto conduz, mas de manter a temperatura ideal porque, apesar de não parecer influenciar em nada, a verdade é que é determinante no nosso comportamento ao volante. A temperatura tem sempre um efeito no nosso estado de ânimo ou na vontade de fazer o que quer que seja. E nós gostamos de conduzir, apreciando comodamente a condução!

Apesar de o ar condicionado e o aquecimento serem equipamentos básicos num carro moderno, é conveniente usá-los de modo apropriado, pois uma temperatura baixa fará com que nos sintamos incómodos na estrada, enquanto o seu oposto favorece a fadiga e a sonolência de quem conduz. E, se queremos viajar seguros, a moderação é a chave!

Estará agora a pensar: “e qual é essa temperatura ideal?” É aconselhável que o interior do carro esteja com uma temperatura entre 22ºC e 23ºC, um pouco inferior ao recomendável nas habitações. Tenha em conta que uma diferença térmica excessiva em relação ao exterior não é aconselhável. Pense que é verão. Se a temperatura na rua for de mais de 30ºC e você viajar de carro a 20ºC, o choque de calor quando sair será muito mais forte do que se a mantiver um pouco mais alta.

Agora que o verão está à porta, com as suas altas temperaturas, quando entrar no carro lembre-se ter os vidros fechados durante alguns minutos antes de ligar o ar condicionado, de forma a evitar que o ar quente entre na viatura. Se for iniciar uma longa viagem, ligue o ar condicionado e o aquecimento durante curtos períodos de tempo, para manter a temperatura de forma constante. E, para além disso, não esqueça a manutenção um par de vezes ao ano, de modo a garantir que tubos e filtros estão sempre em bom estado. Notará a diferença!

· ·

Good Year Kilometros que cuentan