Restaurantes de praia: cozinha de luxo à beira do mar

Onde se pode comer MESMO bem sem tirar os chinelos de praia? Há propostas de cozinha de luxo na costa portuguesa, com um espírito relaxado de verão.

Sabe que pode aproveitar propostas de cozinha de luxo nos restaurantes de praia ao longo da costa portuguesa? À beira da praia, com um espírito relaxado de verão, pode comer mesmo bem, sem tirar os chinelos de praia. As vistas e paisagens… estas não têm preço. Umas gambas à la Guilho para a entrada, um bom prato de peixe acompanhado de uma imperial ou de um vinho verde levezinho são algumas das opções para comer com um pé na praia e outro no restaurante. Em muitos casos a ementa é substituída por aquários ou pela apresentação do peixe disponível para que escolha você mesmo. A Goodyear apresenta-lhe algumas, entre muitas, sugestões.

Restaurante Evaristo

Em Albufeira, na praia do Evaristo, uma barraca de praia, onde se servia pescado de qualidade deu lugar a um restaurante de elite com esplanada e zona relvada.

A recuperação foi em 2002 e na sua oferta gastronómica inclui-se peixe fresco grelhado e sangria branca, servido na companhia de música ambiente. Não espere encontrar uma ementa, pois irá escolher a sua refeição entre a oferta de peixe fresco disponível no dia.. Enquanto o seu prato é confecionado é encaminhado para a mesa para desfrutar do momento. Para que nada falhe, ligue antes para fazer reserva.

Gigi – Beach Pavillion

Junto à Praia da Quinta do Lago, em Almancil, esta construção de madeira com chapéus-de-sol amarelos tem uma oferta gastronómica de qualidade, incluindo vinhos verdes e recomendada sangria branca de espumante, a Gigibola. No Gigi – Beach Pavillion as especialidades incluem peixe e gambas, lagostins ou camarões fritos com alho e pimentos morrones. Caldeirada de bacalhau é outra opção. O peixe e o marisco frescos são levados à mesa para que possa escolher o que mais lhe agrada. Para rematar, leite creme ou pudim de coco.

Esplanada das Furnas 

Na Ericeira a sugestão é a Esplanada das Furnas, na rua homónima, onde o marisco domina a ementa. A oferta vai variando diariamente, ficando a seu cargo a seleção dos ingredientes principais da sua refeição no expositor. O grelhador está por perto. Além disso, a ementa inclui receitas de peixe e marisco confecionadas no tacho.

Restaurantes de praia: cozinha de luxo à beira do mar

António Tá Certo

Em Loulé, na Praia do Garrão, o restaurante Tá Certo está a aproximar-se dos cinquenta anos de história. Envolva-se num ambiente elegante, em que as especialidades são os peixes frescos. Para entrada porque não amêixoas ao natural, seguido de cataplana de peixe ou arroz de marisco. Remate com os doces regionais morgados de figo, ou de amêndoa.

Bar do Peixe 

No Bar do Peixe, na praia do Meco, no concelho de Sesimbra a vista não é só sobre o mar. É também sobre Lisboa. É especialmente agradável ao pôr-do-Sol. O espaço é de madeira e a oferta gastronómica inclui peixe fresco, grelhado, desde sargo a robalo, passando por salmonetes ou sardinhas, acompanhado de animação musical às sextas-feiras e sábados. Para entrada, porque não uns camarões à La Guilho e como opção ao peixe grelhado uma massada de peixe?

Restaurante da Adraga 

O verão convida aos pratos de peixe de preferência grelhados. No restaurante da Adraga, em Cascais, é essa a especialidade. O estabelecimento faz parte da mesma família há quatro gerações e está decorado com motivos marinhos, destacando-se as grandes janelas sobre o mar o areal. Para a sua refeição as sugestões passam por peixe-espada, linguados ou pargo, passando por robalos, douradas, garoupa ou sardinhas e carapaus. A acompanhar? Salada de pimentos assados. Opcionalmente, caldeirada e antes de chegar ao prato principal, marisco preparado no momento ou uma sopa de peixe. Além do vinho verde, ideal para acompanhar este tipo de iguarias, não deixe de olhar para a carta de vinhos da Estremadura, de Bucelas e de Colares. Perto da praia e do campo, após a refeição nada como um passeio pela zona, em contacto com a natureza.

Pezinhos na areia

A história dos restaurantes na praia começa muitas vezes do mesmo modo. Para terminar, o Pezinhos na Areia era, em 1983, um pequeno serviço de apoio à praia verde em Castro Marim. O negócio foi crescendo gradualmente, sendo agora um restaurante de comida portuguesa especializado em peixe fresco. Em 1990, o espaço foi aumentado com uma casa em formato de hexágono e em 2010, graças à fidelidade dos clientes, transformou-se no que é hoje.

Em primeiro lugar pode optar por algum dos pratos da ementa fixa com destaque para as cataplanas, o choco panado com arroz de feijão ou açorda de marisco no pão. Claro que o peixe fresco grelhado é sempre uma opção. Além de ser um local muito agradável para uma refeição em qualquer dia soalheiro, é ainda um espaço que promove a realização de eventos como casamentos, aniversários, baptizados, festas de empresa ou reuniões de amigos.

As sugestões de restaurante com propostas de cozinha de luxo ao longo da costa não param naturalmente por aqui. Tudo vai depender da praia que escolhe para as suas escapadelas ou férias. Afinal, sem tirar os chinelos, à beira da praia, com um espírito relaxado de verão, pode comer mesmo bem.