Quais são os melhores sistemas anti-roubo para o seu carro?

24 Outubro | 2019 | Goodyear

A Goodyear diz-lhe quais são os melhores sistemas anti-roubo disponíveis no mercado.

O automóvel foi, e continua a ser, um dos bens mais cobiçados pelos ladrões. Sejam novos ou antigos, de luxo ou nem por isso… Muitas vezes os assaltos devem-se ao que se encontra dentro do veículo, outras vezes pelo valor do próprio carro. Quais são, então, os melhores sistemas anti-roubo do mercado?

Os melhores sistemas anti-roubo para o automóvel

Nos dias de hoje, os roubos podem ser evitados ou, pelo menos, é possível dissuadir os amigos do alheio. Aqui ficam os melhores sistemas anti-roubo para o carro, uns conhecidos outros não.

Sistemas anti-roubo mecânicos

São normalmente os sistemas mais baratos e podem ser instalados tanto no interior como no exterior do veículo. São dispositivos que podem definir-se mais como dissuasores do que eficazes na cara dos ladrões.

Barras bloqueadoras do volante: é, possivelmente, um dos sistemas mais tradicionais. Consiste numa barra de metal que vai do volante até aos pedais e que se abre e fecha com uma chave. A sua função é impedir o uso do volante tornando assim a condução impossível. O preço não é elevado e ronda normalmente os 30 euros.

Bloqueador de rodas: é um sistema que os portugueses conhecem bem, pelo menos quando é utilizado pela EMEL ou pela polícia para castigar quem está mal estacionado. Este sistema encontra-se também no mercado, com os preços a variar consoante o modelo e a qualidade, normalmente à volta dos 50 euros. Na hora de comprar não esqueça de ter em conta as medidas dos seus pneus.

Bloqueador de travão de mão e de manete de mudanças: conceptualmente, é muito semelhante à barra bloqueadora do volante. O dispositivo coloca-se no travão de mão, bloqueando a manete de mudanças. Desta forma, ninguém será capaz de destravar o carro nem de colocar uma mudança se, por acaso, os ladrões consigam pôr o carro em andamento. 

Automóvel: oito conselhos para evitar roubos

Sistemas anti-roubo eletrónicos

Outros sistemas a ter em conta são os que utilizam a tecnologia para proteger o veículo. Entre eles se encontra o de controlo remoto: funciona mediante sensores de movimento instalados no veículo. O carro estará sempre localizável através de uma aplicação no smartphone. Os sistemas mais avançados permitem até parar o carro de forma remota e fornecem detalhes em tempo real, como há quanto tempo é que o carro arrancou, a velocidade a que circula e a distância percorrida.

Este sistema é mais caro do que os restantes mas é muito útil quando o carro é roubado através de um reboque, uma prática cada vez mais comum. O preço é superior aos 200 euros.

Corta corrente: é um clássico anti-roubo. É relativamente simples e funciona instalando um dispositivo no carro que liga e desliga a corrente e impede que arranque. Pode colocar-se um ou vários corta correntes no mesmo veículo. Recomenda-se que o corta correntes esteja sempre oculto para que os assaltantes não o encontrem. De acordo com os especialistas, trata-se do sistema de segurança mais recomendável e eficiente de todos.

Alarme: é o sistema mais popular mas o seu uso tem sobretudo um efeito dissuasor. Desde há muitos anos que o alarme acústico e luminoso é instalado nos veículos ainda que nos últimos tempos tenha caído em desuso pelo seu custo e pela facilidade em desativá-lo.

Os novos alarmes estão ligados a uma aplicação de smartphone pelo que recebemos também um alerta ou uma notificação. Os ladrões têm sido, desde sempre, capaz de os anular. Os preços variam conforme as marcas e a qualidade.

Um dos sistemas mais recentes são as máquinas de fumo. Consiste em instalar uma máquina que produz fumo que, quando é ativada, expele tal quantidade de fumo que torna impossível entrar no veículo. 

Localizador GPS: é um sistema de localização através de frequência de rádio ou de GPS. Se o sistema deteta um possível roubo, ativa um alarme na polícia ou para quem estiver configurado. Tem a vantagem de funcionar em túneis e locais com pouca cobertura. 

É sempre recomendável ter um sistema anti-roubo no nosso carro já que os ladrões sempre existiram e vão continuar a existir. Por isso mesmo, nenhuma precaução é demais.

 

Good Year Kilometros que cuentan