Terra de Sempre: quinta recuperada a pensar em famílias numerosas

Há uma quinta no Alentejo que foi recuperada a pensar no alojamento de férias de famílias numerosas. As atividades na Terra de Sempre são sinónimo de diversão.

Terra de Sempre é uma quinta, em Grândola, Alentejo, recuperada para servir especialmente como alojamento turístico para famílias numerosas. Entre as diversões planeadas para estas famílias que escolhem este lugar a apenas 25 minutos das praias do Carvalhal e de Melides, há oficinas de agricultura, sessões de “cinema no monte” e piqueniques entre as ovelhas. No Inverno, as propostas passam pela apanha da azeitona, plantação de espargos, a criação de uma horta biológica ou escrita criativa infantil.

Por cima, um céu preenchido por estrelas, num cenário inspirado em histórias intemporais para crianças como a Alice no País das Maravilhas, Tom Sawyer, Robin Hood e, claro, Peter Pan – aquele que voltou à Terra do Nunca. As cabanas deste turismo para família lembram-nos as histórias de Alice, de Peter Pan, de Romeu e Julieta e até das Mil e Uma Noites.

Não fosse suficiente o retorno – encontro – com este imaginário dos nossos tempos de infância o espaço é totalmente pensado numa perspectiva ecológica e de respeito pela tradição. A Quinta é propriedade de Bárbara – uma antiga jornalista – e Pedro – foi arquitecto – que arriscaram deixar a cidade, mudar de vida (com vinte anos de profissão) e concretizar um sonho de infância, explica o Casal Mistério. Para a Terra do Sempre, Bárbara e Pedro levaram também a família.

De Sines a Porto Covo, praias lendárias e vilas brancas

Quartos temáticos

A Terra do Sempre é um turismo rural inspirado em contos infantis, no monte, em Grândola. Os sete quartos têm nomes de personagens e histórias de todos os conhecidos: Alice, Peter Pan, E Foram Felizes Para Sempre, Romeu e Julieta, Mil e Uma Noites, Tom Sawyer e Robin Hood.

As ilustrações dos aposentos são de Alexandra Prieto. Mas os detalhes vão mais longe. A decoração mistura mobiliário rústico e moderno com pormenores deliciosos, como o candeeiro em forma de coelho e chávenas penduradas no teto, no quarto Alice, notou o Casal Mistério.

Acresce que, de cada quarto, uma parede de vidro permite ver o campo, terraços e alpendres privativos. E não se pense que são apenas adequados para a temporada de verão. Não, os quartos estão também preparados para o Inverno.

Muitas atividades

Ao almoço a Quinta serve sempre um menu “kids” para as crianças e snacks para os adultos (tostas, wraps e saladas) Em época baixa é possível reservar almoços, durante a semana.

Em Novembro, as atividades na Terra do Sempre incluem a apanha das azeitonas, almoços na cocaria, na vinha, com lume de chão e potes de barro, mesas corridas, prova de vinhos ou visita à adega. Nem, se calhar estas duas últimas atividades não são adequadas às crianças… Mas os pais também têm direito a algum miminho exclusivo.

Visitas e possibilidade de alimentar os animais da quinta, piscina exterior, praias nas proximidades (Melides, Aberta-a-Nova ou Carvalhal) são outras opções para um óptimo fim-de-semana em família.

No site da Terra do Sempre, a descrição é maravilhosa. “Quem diria que faziam amigos num instante, só com um passeio à quinta do lado! Vão em família e entre amigos, conhecer a quinta e alimentar os animais. Entram nos cercados dos patos e levam a comida nos baldes, vão ver os coelhos, as cabras anãs, ver se há ovos de pata ou de galinha”.

Atividades nas redondezas

Se a quinta, por si, não é suficiente, existe muito que fazer nas imediações. Aulas de surf no Carvalhal, ioga e massagens, com reserva antecipada, na natureza, no monte ou na praia. A Quinta do Almargem, nas proximidades promove passeios a cavalo no campo, na serra, no picadeiro ou na praia. Claro que no meio da natureza é possível fazer passeios pedestres e observação de pássaros, por exemplo, na Reserva Natural da Lagoa de Santo André ou na Reserva Natural do Estuário do Sado.

Atualmente não há hotel que se preze que não apresente a opção de passeios de bicicleta. É também o caso deste alojamento que tem parcerias com empresas da região.
As propostas no site, continuam por páginas e páginas, incluindo ainda balonismo e experiências gastronómicas. É garantido que o aborrecimento não chega à Terra de Sempre.