Tipos de pneus: tudo o que precisa saber

Descobre com a Goodyear o que precisas saber sobre pneus: que categorias existem e quais as finalidades de cada uma.

Conhece os tipos de pneus  que existem no mercado? Como escolher a melhor opção para o seu veículo e para as suas necessidades de condução? Consoante o tipo de veículo e as condições atmosféricas, existem diferentes tipos de pneus que se ajustarão às suas necessidades. Assim, eis as principais categorias de pneus.

As medidas homologadas dos pneus estão incluídas na ficha técnica do automóvel de acordo com as especificações do fabricante. Existem diferentes modelos de pneus que é importante conhecer. Nem todos os pneus se ajustam ao seu veículo. Por isso é preciso ter em conta as medidas, as especificações técnicas, as características das estradas por que se circula, a carga, os hábitos de condução e as condições atmosféricas.

Por exemplo, se a temperatura for igual ou inferior a 7ºC, o ideal são pneus de inverno. Para o efeito deverá consultar toda a informação adicional de cada modelo na etiqueta europeia de pneus, para encontrar o mais resistente.

Tipos de pneus: tudo o que precisa saber

Pneus por categoria

Consoante a época do ano para a qual são projetados há pneus de verão, de inverno e para “todas as estações” ou para “todas as condições meteorológicas”.

Pneus de verão

Os pneus de verão estão desenhados para responder a condições atmosféricas suaves com temperaturas superiores a 7ºC. As suas caraterísticas especiais tornam-nos adequados para todo o ano nas zonas com climas amenos. É o caso do Goodyear Eagle F1 Asymmetric da Goodyear, que proporciona uma menor distância de travagem e garante assim um controlo total.

A aderência à estrada é facilitada pelo novo composto Grip Booster que integra o Eagle F1 Asymmetric 3. O pneu é fabricado com resina adesiva para aumentar a aderência à superfície, nas travagens e nas manobras tanto em superfícies secas como molhadas.

Tipos de pneus: tudo o que precisa saber

Pneus para todas as estações e condições meteorológicas

Os “todas as estações” ou “todas as condições meteorológicas” dão bom rendimento numa grande variedade de superfícies e condições atmosféricas. Por tudo isto são pneus adequados para qualquer estação do ano. O Vector 4Seasons Gen-2 é a segunda geração do Vector 4Seasons de Goodyear. Tem tração em qualquer tipo de condições e um elevado rendimento nas quatro estações do ano. Superou com bons resultados os testes de distância de travagem com menos 2,2 metros sobre neve e 3,6 metros menos em piso molhado, em relação aos pneus tradicionais.

A Goodyear criou a categoria Vector 4Seasons em 1985, tornando-se pioneiros e recolhendo, ao longo de 33 anos, muitos reconhecimentos.

Pneus de inverno

Os pneus de inverno são especiais para climas frios com temperaturas iguais ou inferiores a 7.ºC e o desenho da banda de rodagem destaca-se. É o caso do Goodyear UltraGrip Performance Gen-2,, que se destaca em todas as condições meteorológicas próprias do Inverno, com uma composição da banda de rodagem que mantém a tração ainda que esteja muito frio. Devido às condições climatéricas do nosso país, não é comercializado em Portugal mas é um líder no mercado Europeu.

Enfim, escolha os pneus mais adequados às suas necessidades e às regras de segurança. Consulte os diferentes tipos e características, os sistemas de fabrico, as matérias-primas, e a resposta à condução.

Os distribuidores oficiais da Goodyear são especialistas que o podem ajudar a escolher o melhor pneu para o seu veículo e para si.