Manutenção preventiva do veículo: prolongar a vida útil do seu carro

3 Maio | 2021 | Goodyear

Cuidar do seu carro e garantir a sua vida útil é muito simples. Na Goodyear, contamos-lhe como realizar a sua manutenção.

Existem erros de manutenção que podem sair muito caros. Como evitar os mais comuns? O que fazer para garantir o correto funcionamento do nosso veículo? O que estamos a fazer de errado e devemos corrigir? Cuidar do seu carro e garantir a sua vida útil é tão simples como seguir um guia rápido do que fazer e do que não fazer. Mostramos como realizar a manutenção preventiva do seu veículo.

Tudo começa com a rodagem do veículo, prática que se resume à realização de um processo de adaptação do carro durante os primeiros 3.000-5.000 quilómetros para facilitar o ajuste de rolamentos e peças. Mas a correta manutenção do carro continua com outras rotinas que incluem cuidados básicos como troca de óleo e filtros, verificação do funcionamento da bateria e da vida útil dos pneus, mas, acima de tudo, muito bom senso.

Reabasteça com combustível correto

Entre os erros de manutenção mais comuns está o reabastecimento de um carro a diesel com gasolina. Algo que poderá parecer impossível para muitos acontece mais do que pensamos. De acordo com um relatório do Real Automóvil Club de España (o equivalente espanhol ao nosso ACP), mais de 5.500 condutores passaram por essa circunstância em 2015. Há anos que o bocal do tanque de um carro a gasolina tem um diâmetro diferente; eles são mais estreitos do que os a diesel. Portanto, cometer um erro ao adicionar diesel a um carro a gasolina é complicado, mas não o seu contrário. As consequências deste erro podem causar danos à bomba, filtro de combustível, injetores ou motor. A solução passa pelo esvaziamento do tanque e controlo de avarias. Se já reabasteceu e antes de ligar o carro percebe o erro, a solução é mais simples: imobilizar o veículo e esvaziar o tanque. Se só se aperceber desta falha depois de ligar o carro e circular com gasolina em vez de diesel, o problema é maior, pois o motor pode ser afetado pelo novo combustível e, portanto, o arranjo ficará mais caro.

Verifique o nível de óleo

Cuidado com o óleo. Se o nível do óleo estiver baixo e não for corrigido, o motor não ficará perfeitamente lubrificado e as partes móveis irão fazer fricção umas nas outras. Nestes casos, o motor pode gripar e esta é uma das avarias mais caras. O excesso de óleo no motor pode fazer com que o motor salpique nos cilindros e, consequentemente, queime mais óleo do que o normal. Também pode causar superaquecimento do motor. O controlo dos níveis de óleo evita danos graves, pois dependendo das partes afectadas, o custo da reparação pode ultrapassar os 3.500 euros.

Manutenção da bateria

Pensar que o motor desligado significa que a bateria não está a descarregar é um erro comum. Sistemas como alarmes, portas automáticas e sistemas de navegação também precisam de energia quando o carro está estacionado. Por isso é necessário estar atento ao seu correto funcionamento. As baterias têm uma vida média de 4 a 5 anos, que pode variar devido ao uso excessivo ou elementos externos. Uma bateria que fica inativa por um longo tempo irá descarregar. Em relação ao fornecimento de energia e à vida útil da bateria, uma precaução que podemos levar em consideração é desligar as luzes ao estacionar o veículo. Embora a maioria dos carros tenha um sistema de desligamento automático, é aconselhável desligar as luzes manualmente para evitar que as lâmpadas queimem e descarreguem a bateria.

Vigie a condição da correia de distribuição

A correia de distribuição é fundamental para garantir a vida útil do automóvel, além de ser uma das operações mais caras em caso de avaria. Dependendo do motor e do fabricante, é aconselhável trocar a correia quando atingir entre 80.000 e 120.000 km ou a cada cinco anos. Quando esta operação não é realizada dentro da manutenção preventiva de um veículo, a correia pode partir-se e causar danos a todo o motor, causando a avaria de muitos dos seus componentes. A reparação nestes casos pode chegar aos 4000 euros dependendo das peças afetadas.

Verifique o nível de refrigerante

A função do refrigerante é manter o motor na temperatura correta e evitar que temperaturas muito altas ou muito baixas o afetem. Também protege o motor da corrosão e evita formações calcárias. É aconselhável verificar os níveis do refrigerante e renová-lo a cada 2 anos ou 40.000 quilómetros para garantir todos os seus benefícios. Não ter um nível adequado pode levar a falhas graves, afetando o excesso de temperatura no bloco e o funcionamento da junta. As avarias têm preços diferentes consoante as peças afectadas e podem ultrapassar os 2.000 euros.

Vigiar a condição dos pneus

Não garantir a manutenção correta dos pneus é um erro comum que afeta a manutenção geral do carro e a segurança das nossas viagens rodoviárias. Como verificar a vida útil dos pneus? Na maioria dos países da UE, a profundidade mínima do piso exigida é de 1,6 mm. Um dos fatores que influencia o desgaste dos pneus são as condições de pressão e carga. A verificação dos indicadores de pressão e desgaste dos pneus é uma tarefa de manutenção que não devemos descurar se pretendemos garantir o bom funcionamento do nosso veículo, evitando desgastes nos pneus que podem originar rebentamentos e redução da eficiência. Recomenda-se verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês. Saiba que a distância de travagem para ir de 90 km/h a 70 km/h é de 40 metros com 2,0 bar; mas com 1,0 bar essa distância aumenta para 45 metros, travando 5 metros mais adiante.

Levar em consideração esses erros na manutenção preventiva de veículos e seguir um guia de cuidados básicos pode não só nos ajudar a prevenir avarias dispendiosas, mas também garantir a vida útil de nosso veículo por um longo tempo e nossa segurança na estrada.

Good Year Kilometros que cuentan