O que é AdBlue, que carros o usam e como é a sua manutenção

21 Outubro | 2020 | Goodyear

A Goodyear conta-lhe em que consiste esta tecnologia que reduz as emissões do motor.

Se não sabe o que é o AdBlue mas já ouviu dizer que é bom para reduzir emissões do seu motor, confie que é verdade. No entanto, este composto não pode ser usado em todos os carros. Na Goodyear respondemos a todas as perguntas que esta tecnologia traz: tudo o que você precisa saber sobre AdBlue está reunido aqui para compreendê-lo facilmente.

AdBlue, uma necessidade ecológica

As últimas regulamentações ambientais levaram os fabricantes a desenvolver sistemas cada vez mais sofisticados para reduzir as emissões poluentes, especialmente em carros com motores a diesel. É o caso dos dispositivos de redução catalítica seletiva, comumente conhecidos como AdBlue, que, apesar de não serem novos, estão a tornar-se cada vez mais comuns. A entrada em vigor da norma Euro 6 que limita as emissões de poluentes permitidas para os motores, principalmente partículas sólidas e gases NOx, pode ser entendida como o gatilho para o aparecimento do aditivo AdBlue.

Se no início eram usados ​​apenas por alguns modelos e, principalmente, por veículos comerciais e de transporte, agora são mais comuns entre os carros a diesel (os carros a gasolina não possuem estes dispositivos).

AdBlue é o nome comercial de uma solução aquosa de ureia (composto químico presente, principalmente, na urina) em uma percentagem aproximada de 32,5%. É um aditivo que se adiciona ao tanque de combustível (geralmente possui uma porta de abastecimento específica próxima ao local onde reabastecemos). A legislação europeia antipoluição cada vez mais rígida fez com que os fabricantes de automóveis fossem obrigados a adicionar esta tecnologia. Caso contrário, alguns carros não teriam passado nos testes de validação e não poderiam ter sido vendidos no Velho Continente.

O meu diesel tem AdBlue?

Todos os carros com motor diesel incluem AdBlue? Certamente, se o seu diesel tem um par de anos ou mais, não traz esta tecnologia, especialmente se não for um carro de alto desempenho. Mas se você vai comprar um carro novo movido a diesel, tem boas hipóteses de incluir AdBlue, principalmente se tiver alguma potência, embora também haja carros com motores de baixa cilindrada que já o incorporam.

O AdBlue não é tóxico, mas é corrosivo. Por isso, embora não corramos nenhum perigo ao manuseá-lo, devemos tomar alguns cuidados e evitar deixar restos na carroceria do carro, pois se não os limparmos, pode causar corrosão.

O que é o AdBlue?

O AdBlue é principalmente um aditivo e requer um sistema para fornecê-lo e usá-lo. Este aditivo não é misturado diretamente no gasóleo, mas é mantido em um cilindro localizado na saída dos gases de escape, junto com outros catalisadores e próximo de sistemas de redução de emissões, como o filtro de partículas.

O AdBlue é pulverizado sobre os gases para que, por meio de um processo químico, gere amónio e este decomponha as moléculas poluentes do óxido de nitrogénio (NOx) em nitrogénio e água, menos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Assim, faz com que seu carro emita menos gases poluentes.

Manutenção AdBlue

O AdBlue não requer hábitos especiais na nossa forma de conduzir ou manutenção específica. A única coisa é que acaba e você tem que recarregar. No entanto, o próprio fabricante deve informá-lo sobre os períodos de recarga, que geralmente coincidem com os períodos de manutenção do carro: trocas de óleo, filtros, revisões, etc..

No entanto, pode acontecer que o AdBlue se esgote prematuramente (o indicador do tabelier deverá avisá-lo com antecedência) ou queiramos abastecê-lo nós próprios sem ter de passar por uma oficina oficial.

O que é importante saber é que se ficarmos sem AdBlue, o nosso carro entrará em modo de avaria e não nos permitirá arrancar o motor até ao momento de recarregarmos o aditivo. Claro que o sistema não ficará comprometido nem avariará, mas simplesmente não nos permitirá seguir em frente, pois, sem o AdBlue, estaríamos poluindo mais do que deveríamos.

Para reabastecê-lo, temos a opção de ir a um posto que tenha bomba para este produto (são cada vez mais numerosos) ou comprar uma garrafa do aditivo em qualquer grande superfície, loja especializada ou loja online.

O AdBlue, está a tornar-se, aos poucos, um companheiro regular do nosso carro a diesel. A premissa é reduzir as emissões poluentes e cuidar do planeta.

Good Year Kilometros que cuentan