Um bom mecânico é para a vida…

21 Junho | 2016 | Goodyear

Conselhos para escolher um mecânico e assistência de confiança. Deixamos-lhe aqui uma lista dos principais conselhos que o irão ajudar a escolher o melhor mecânico para o seu veículo

Como a maioria dos condutores, nós também somos conservadores quando é altura de trocar de oficina para o nosso carro. Muito poderíamos escrever sobre os anos que são necessários para estabelecer uma relação de confiança com alguém a quem entregamos as chaves do carro, e como isso nos custa quase tanto como entregar a mão da nossa filha em casamento. Para mexer nas entranhas do nosso “mais que tudo”, precisamos de mais do que doces declarações de responsabilidade: tem que passar em todos os nossos critérios para a escolha de um bom mecânico.

À medida que se torna mais complexa e tecnológica, a reparação automóvel é cada vez menos feita em oficinas esconsas ou por artistas “sabe-tudo”. Para obtermos um trabalho de qualidade temos que respeitar os conselhos dos fabricantes e, para isso, não há criatividade ou “desenrascanço” que substitua o conhecimento que resulta do estudo e especialização, cada vez mais presentes na formação de um bom mecânico.

Deixamos-lhe aqui uma lista dos principais conselhos que o irão ajudar a escolher o melhor mecânico para o seu veículo, alguém em quem confie ser capaz de um trabalho de qualidade e que não lhe cobre um braço e uma perna. Mas não se aventure para lá da linha de água, em soluções que lhe prometem custos reduzidos: as oficinas autorizadas continuam a ser a escolha mais acertada para o seu automóvel.

A marca é que sabe

É através do controlo da formação dos profissionais integrados nas suas redes de assistência que as marcas fazem difundir os mais recentes conhecimentos, técnicas e ferramentas específicas. É por isso que o seu primeiro critério deverá ser sempre se a oficina pertence à rede autorizada do fabricante. Contacte qualquer um dos construtores representados em Portugal para conhecer, e em alguns casos marcar imediatamente a intervenção, qual a oficina acreditada mais próxima de si.

Mecânico automovel

Amigo de um amigo, seu amigo é

Esta é a altura certa para contactar aquele seu amigo que percebe um pouco de mecânica ou ainda aquele outro que tem um carro da mesma marca. Aproveite a experiência e conselhos dos outros para evitar erros, e ainda estará ajudar que um negócio recomendado pelos seus clientes continue a crescer.

Avalie a limpeza

Poderá parecer um preciosismo mas as oficinas modernas têm evoluído também nesse sentido: um local de trabalho limpo e arrumado revela uma atitude organizada e respeito para com os  clientes. Este é um daqueles casos em que as aparências são realmente importantes numa primeira avaliação. Pontos extra se o estabelecimento tiver recepção num espaço separado da oficina. Durante a reparação deverão ser utilizados protetores nos bancos, volante, para-choques e outras zonas do veículo que possam manchar ou riscar.

Conversa e respeito

O primeiro passo para ter a certeza que está a tomar a melhor decisão é uma franca conversa com o seu futuro mecânico. Crie uma relação de proximidade mas sem dar azo a mal-entendidos: ele terá que deixar bem claro a intervenção que pretende efetuar no seu carro e as diversas hipóteses de solução que se apresentam. Mostre-se exigente mas compreensivo e ganhará o respeito deste profissional. Deixe claro também que qualquer imprevisto que surja durante a reparação deverá ser-lhe relatado, para evitar surpresas desagradáveis.

Engane-o para não ser enganado

Esta é um manha só para quem já percebe um pouco de oficinas e reparação: sabendo à partida qual o problema do seu carro e o que poderá ser feito, faça o papel de ignorante e pergunte ao seu novo mecânico o que é que ele propõe. A resposta e propostas da oficina irão dar-lhe todos os dados de que necessita para a sua decisão.

Tudo no papel!

Antes de deixar o seu carro para intervenção é essencial ter um orçamento claro e aprovado na mão. O rol do trabalho deverá incluir as horas de serviço, as peças utilizadas e se são ou não originais. Na altura da recolha não se esqueça de pedir a factura, condição essencial para ter acesso ao período de garantia do serviço e das peças utilizadas.

Good Year Kilometros que cuentan