Circuito Inje Speedium: o que precisa de saber

6 Outubro | 2021 | Goodyear

O circuito sul-coreano de Inje Speedium é uma das pistas asiáticas mais modernas e só espera por melhores anos para se tornar parte fundamental do calendário.

Você conhece o circuito Inje Speedium? Segue o Pure ETCR e quer saber qual é a próxima prova? Hoje vamos contar tudo o que precisa saber sobre esta pista e por que ela está debaixo dos holofotes nos últimos meses.

O circuito Inje Speedium é um dos mais importantes recentemente construídos na Ásia. Os eventos mais importantes do calendário do motor asiático têm um encontro marcado com esta nova pista sul-coreana. E, embora nos últimos dois anos a pandemia a tenha impedido de receber eventos de dois campeonatos mundiais da FIA como o WTCR e o Pure ETCR, certamente que em um futuro próximo, as melhores corridas do calendário internacional terão data neste moderno e espetacular cenário. Contamos mais sobre o Circuito Internacional de Inje, mais conhecido como Inje Speedium.

A história de Inje Speedium

O Inje Speedium foi inaugurado em 2013, embora os promotores já trabalhassem há quase uma década para colocar esta pista moderna no norte da Coreia do Sul. Não se tratava apenas de criar um circuito numa zona de grande tradição no mundo automóvel mas onde não havia lugar para competir, pretendia-se também criar um complexo turístico de primeira classe ao qual nada faltaria.

Na verdade, é um parque temático sobre o mundo automóvel, pois para além do circuito principal existe uma outra pista para karts, um hotel com 134 quartos e um complexo turístico com 118 apartamentos. Tudo isso ocupa mais de um milhão de metros quadrados que, após receber todas as licenças, começou a ser construído em 2010, terminando três anos depois, para ser inaugurado em 2013, conforme planeado.

O objetivo é que esta zona do país possa acolher eventos desportivos de alto nível, mas que este circuito também possa ser utilizado pelos adeptos do automobilismo para libertar a sua paixão. Desta forma, o Inje Speedium tornou-se um dos destinos mais importantes para os coreanos que desejam desfrutar das melhores competições nacionais e internacionais, mas também correr com seus próprios carros.

Um circuito para os melhores espectáculos

O circuito de Inje recebeu a aprovação da FIA, uma vez que cumpre as normas previstas no grau 2 que lhe permite organizar todo o tipo de provas abaixo da Fórmula 1. Fazem-no no seu traçado de 3.908 metros, embora esteja dividido em dois subcircuitos de 2.577 e 1.375 metros, respectivamente. Tem uma bancada para 20.000 espectadores na linha de meta, enquanto o hotel e os apartamentos ficam atrás da curva 4.

A pista foi desenhada pela empresa Wilson Sahara Motorsports, responsável pelo projeto e construção de diversos circuitos nos Estados Unidos. As principais características desta pista é que apresenta algumas alterações espectaculares de elevação, o que significa que existe uma diferença significativa de altitude durante o percurso, para além de várias curvas que representam um desafio para os pilotos. E tudo isso cercado por um cenário espetacular de grande beleza natural.

A primeira prova a ser realizada no Inje Speedium foi uma corrida japonesa Super Taikyu em 25 de maio de 2013. A partir daquele momento, as melhores competições asiáticas de motor fizeram desta pista uma parada fixa no calendário, como as Asian Le Mans Series, mas também conseguiu atrair alguns dos melhores desportos motorizados do mundo.

Assim, em 2020 estava marcada a estreia da World Touring Car Cup, mas a pandemia interrompeu o calendário do WTCR e o circuito de Inje teve de suspender a prova do ano passado e a previsto para 2021. O mesmo aconteceu com a prova prevista no Pure ETCR, primeiro campeonato mundial de carros elétricos da FIA. As autoridades coreanas também suspenderam a prova, pelo que o campeonato não poderá celebrar a sua última prova em Inje Speedium, como previsto. A direção do campeonato decidiu que será o circuito de Pau Arnos a cumprir esta última data do calendário no fim-de-semana de 15 a 17 de Outubro.

Alteração de última hora no Pure ETCR de 2021

No calendário inicial, a Coreia do Sul seria a última prova da primeira temporada da competição elétrica e, além disso, a primeira prova que ocorreria fora do continente europeu. No entanto, a situação de pandemia fez com que as autoridades decidissem pela suspensão da corrida. O cenário escolhido foi o layout francês de Pau Arnos.

Pau Arnos é localizada a 20 km a oeste da cidade de Pau, no sudoeste da França, uma área rica na história do automobilismo. É um dos circuitos mais avançados da Europa no que diz respeito à tecnologia elétrica. Actualmente, a pista está a lançar as bases de um projecto de desenvolvimento em torno das energias renováveis ​​e da nova mobilidade e conta com o apoio das autarquias locais e dos principais actores da economia e da investigação energética e ambiental para o conseguir. O seu traçado de 3.030 km e principalmente as boxes com postos permanentes de recarga elétrica como parte de sua infraestrutura para veículos elétricos visam transformá-lo em uma instalação com emissão zero num futuro próximo.

Ficha Técnica do Circuito de Inje Speedium


Comprimento: 3.908 metros
Número de curvas: 20 (13 à direita e 7 à esquerda)
Site oficial: http://www.speedium.co.kr

Good Year Kilometros que cuentan