Circuito de Most: o que precisa de saber

19 Agosto | 2021 | Goodyear

O Circuito de Most, na república Checa, tem uma longa história de paixão pelo motor. Agora que o ETRC está para chegar, conheça melhor este circuito.

O Autódromo de Most foi construído e inaugurado ainda na época do comunismo, quando a República Checa ainda fazia parte da Checoslováquia ao lado da Eslováquia. Embora sempre tenha estado à sombra de Brno, Most construiu gradualmente uma boa reputação não só como palco do Grande Prémio de Camiões da República Checa, mas também como palco de desportos motorizados nacionais e formação de pilotos.

Aproveitando o facto de o European Truck Racing Championship, o FIA ETRC, desembarcar imediatamente em Most, contamos-vos a história de um percurso que se inaugurou do outro lado da Cortina de Ferro, mas que desfrutamos agora no Ocidente.

Ficha Técnica do Circuito de Most

Comprimento: 4.214 metros
Largura: 12-14 metros
Reta da meta: 792 metros
Número de curvas: 21 (12 à direita e 9 à esquerda)

História do circuito de Most

Desenhado entre 1978 e 1983, as autoridades checoslovacas tinham um duplo propósito: por um lado, acabar com a longa e insegura prática de organizar corridas de carros e motas em pistas improvisadas no centro da cidade; e, por outro lado, construir uma pista permanente, moderna, segura e fechada não só para competir, mas também para testar todos os tipos de veículos. Além disso, queriam treinar condutores de veículos especiais de combate a incêndio, polícias e forças de resgate, apoiados com cursos de condução profissionais.

Muito antes de o circuito de Most ser construído, a cidade checa teve a sua primeira prova motorizada. Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, uma corrida de motas em torno de uma cervejaria nos arredores em 1947. Cinco anos depois, a primeira corrida de carros foi realizada em Most.

Com o passar dos anos, as localizações das corridas foram mudando aos poucos: eram realizadas na periferia da cidade ou na própria cidade e as corridas de automóveis foram gradativamente incluídas no calendário de vários campeonatos até que, finalmente, se organizou um traçado rodoviário, perto da nova estação ferroviária da cidade, no início dos anos 1970.

No final da mesma década, o famoso campeonato “Interserie” de corridas de automóveis e protótipos desportivos visitou pela primeira vez o circuito urbano de Most, mas antes mesmo desta prova já era mais do que evidente que o aumento das normas de segurança deixaria obsoleto o circuito original e seria necessário começar a pensar em construir um circuito novo, moderno e seguro, que cumprisse as normas de segurança. Assim, um circuito foi construído do outro lado da cidade, concluído em 1983, e que encerrou uma longa tradição de corridas improvisadas.

Por fim, um circuito profissional em Most

A construção do circuito iniciou-se numa área de 140 hectares e o longo e estreito percurso de três quilómetros foi imediatamente homologado pela FIM e pela FIA, o que permitiu o início de competições sobre duas rodas, juntamente com corridas de turismo e até os monolugares da Fórmula 3. Após a sua inauguração em 1983 e depois de receber muitas provas, em 1992 teve lugar no circuito de Most uma prova de corridas de camiões que não fazia parte de nenhum campeonato, mas que foi um sucesso tão avassalador que, a partir daí, foi incluído no circuito do Campeonato Europeu da FIA. Desde então, não parou de crescer.

No entanto, este sucesso não escondeu o facto de as instalações estarem cada vez mais gastas e inseguras, até que a FIA e a FIM retiraram as licenças do circuito. Pouco tempo depois, foi formada uma nova sociedade gestora, o circuito foi adaptado, e em 1995 foi possível que em 1995 a rota checa recuperasse a aprovação de ambas as entidades.

Em 2003 foi levada a cabo uma nova remodelação integral e, desde 2014, já sob o controle da AUTODROM MOST, o circuito continuou a modernizar-se e adaptar-se para continuar a atrair as corridas de motocicletas, camiões, turismos e todo o tipo de carros de corrida nacionais e internacionais.

O ETRC chega a Most

O ETRC chega a terras checas no último fim de semana de agosto e estes camiões de corrida chegam a meio do campeonato com tudo em jogo. Uma temporada ainda atípica devido à pandemia, mas que vem cumprindo todas as expectativas dos fãs. Mais uma vez, o hexacampeão Jochen Hahn é o adversário a bater. A Goodyear, como parceira oficial da ETRC desde 2016 e fornecedora oficial de pneus para as corridas do campeonato, continuará por mais um ano a apoiar os novos talentos da ETRC com a continuação da Goodyear Cup, promovendo as futuras estrelas desta competição.

Mais um ano e a Goodyear marca presença nos circuitos mais importantes do mundo automóvel e em 2021 deverá ser o arranque definitivo de uma competição cujos emocionantes duelos mano a mano no asfalto garantem a emoção e adrenalina que todo entusiasta do motor procura, mas nem sempre encontra.

Good Year Kilometros que cuentan