Restaurantes saudáveis para desintoxicar depois das festas

9 Janeiro | 2020 | Goodyear

As festas já lá vão e chegou a hora de compensar os excessos gastronómicos com opções de comida saudável

O Natal e ano novo é, já se sabe, uma época de excessos culinários e alcoólicos. E, chegados aos primeiros dias de janeiro, o nosso corpo não aguenta mais e pede, urgentemente, por uma desintoxicação alimentar. Tudo o que precisamos é de comida saudável e há, em Lisboa, várias opções para um bom detox pós-natalício.

Como, por exemplo, o Kitchen Dates, o primeiro restaurante sem caixote do lixo de Portugal. A cozinha sustentável é o conceito do espaço que abriu em outubro último em Telheiras, em que a comida servida é feita apenas a partir de produtos da época e que podem ser colhidos pelos agricultores. Logo, o menu é variável e não há alimentos processados, com a oferta a ser quase unicamente à base de vegetais.

A ideia nasceu na Holanda, onde viviam Rui Catalão e Maria Antunes, o casal que começou por servir brunches em casa para finalmente se expandir para um restaurante que, outra originalidade, só tem uma mesa para 20 pessoas. O objetivo é que conhecidos e desconhecidos convivam enquanto saboreiam uma refeição saudável e sustentável.

Comida biológica e sazonal é também o mantra do Ela Canela, em Campo de Ourique, onde os produtos são fornecidos por produtores locais. O menu varia de semana para semana e de temporada para temporada, de acordo com os alimentos da época, sendo que a carta leva o crivo de um nutricionista.

Em Campo de Ourique fica também o Dois. Três. Três., que serve refeições sem glúten e lactose. Há iogurtes com granola e fruta ao pequeno-almoço e, ao almoço, o menu tem três pratos, sendo que um deles é sempre vegan. Ao lanche, há chá e bolinhos.

Saudável à portuguesa

Entre o Arco do Cego e Arroios encontramos o Tasca Fit, que tenta, como o nome indica, unir dois conceitos à partida completamente opostos: a comida portuguesa de tasca e as refeições saudáveis. E o objetivo consegue-se, por exemplo, com o fitoque, que é um bife do peito de frango grelhado, acompanhado de arroz basmatti, salada, batata doce e ovo estrelado em azeite. Há também o fitoque de peixe, o risotto atlântico e várias tapas, sempre com ênfase no saudável.

Uma pastelaria não tem que ser feita apenas com bolos cheios de creme e açúcar. A doçaria saudável é o conceito da Despensa N.6, junto à Avenida de Roma, onde na confeção dos bolos não entram açúcares refinados ou qualquer tipo de produto processado. Há bolos, muffins, tartes, crepes doces e salgados. Também serve saladas, pokes e tapas, tudo inteiramente saudável.

Nenhuma desintoxicação que se preze é feita sem fruta, muita fruta. E é isso mesmo que oferece a Frutaria, que pretende recuperar o ambiente e a imagem das frutarias antigas de Lisboa. Situada em plena Baixa, na rua dos Fanqueiros, a Frutaria serve pequenos-almoços e almoços, feitos de sumos de fruta frescos, tostas e as inevitáveis bowls. E serve brunch a qualquer hora do dia.

Está pronto para a limpeza? Parta então à descoberta da melhor comida saudável que Lisboa tem para oferecer.

Good Year Kilometros que cuentan