Carros de sete lugares: vantagens e desvantagens

Os automóveis de sete lugares estão a implantar-se no mercado. Já não são só as famílias numerosas que os querem. Quais as vantagens e desvantagens?

Os automóveis de sete lugares deixaram de ser algo excecional e a sua implantação no mercado aumentou nos últimos meses. As famílias com filhos pequenos encontram neste tipo de automóvel a solução para a sua falta de espaço na hora de se deslocar… Mas, não são os únicos; aqueles que viajam com muita bagagem ou com amigos também recorrem a esta opção para dispor de lugares extra. Descubra com a Goodyear os diferentes tipos de automóveis de sete lugares e as suas vantagens e desvantagens.

Tipos de automóveis de sete lugares

O mercado automóvel atualizou-se para incorporar os automóveis de sete lugares na sua oferta, aumentando as subcategorias e as vantagens, deixando se se limitar a um único modelo. Isto traduz-se numa multiplicidade de formatos que englobaríamos em duas categorias: SUV e monovolumes.

A estas podemos somar as berlinas (ou sedan) e derivados de veículos comerciais em que se complementa a solidez e durabilidade com a comodidade e equipamento de um carro de turismo convencional.

Monovolume: foram os primeiros a passar a ter sete lugares. Destro destes há duas versões principais: a configuração compacta 5+2 (com cinco lugares dispõem de um grande porta-bagagem, mas com sete fica a faltar espaço para a bagagem) e os grandes monovolumes com sete lugares de facto (além do porta-bagagens).

SUV: este tipo de automóvel de turismo que se encontra entre o todo-o-terreno e o veículo convencional também incorporou nos seus modelos, versões de sete lugares para disponibilizar espaço adicional sem sacrificar acabamentos e equipamentos das versões originais.

Vantagens das versões de 7 lugares

Entre as principais vantagens dos automóveis de sete lugares estão:

– Mais espaço para os passageiros: o espaço interior é maior que num automóvel convencional, pelo que, em caso de se viajar com crianças pequenas será mais cómodo ao ter menos limitações na colocação dos cintos de segurança. Além disso, alguns modelos têm incorporados o sistema Isofix nos três lugares pelo que são uma opção perfeita para famílias numerosas. Caso viaje com dois bebés, um adulto pode ir comodamente entre os dois sistemas de retenção.

Bagageira maior: é uma das grandes vantagens. Os porta-bagagens de alguns modelos têm capacidade para até 800 ou 900 litros, embora, em média, ronde os 400 a 600. Há que ter em conta que a capacidade varia em função da colocação dos 5 ou dos 7 lugares, podendo reduzir-se para entre 135 a 567 litros. Esta dimensão é muito útil quando se viaja com cães ou para transportar a cadeira-de-rodas de pessoas com mobilidade reduzida.

Assentos removíveis: o habitual é que todos os lugares no carro sejam removíveis, com exceção dos lugares dianteiros (e em alguns modelos o único não-removível é o do condutor), pelo que será possível contar com mais espaço no automóvel em caso de necessidade o transporte de cargas extras.

Reboque: alguns modelos podem rebocar cargas pesadas, como um reboque com bicicletas ou uma caravana.

Versátil: a possibilidade de utilizar 2, 5, 6 ou 7 lugares e arrumar os assentos torna estes veículos muito versáteis para se adaptarem a diferentes circunstâncias, desde viajar com três bebés e respetivos equipamentos e carros de passeio, até poder ir de férias com um grupo de amigos sem ter de levar dois veículos.

Poupança: quer transporte habitualmente ou esporadicamente sete pessoas é um veículo mais ecológico que os restantes devido à poupança em combustível, portagens e desgaste dos pneus.

Carros de sete lugares: vantagens e desvantagens

Desvantagens

Preço: ao tratar-se de automóveis mais espaçosos e – na generalidade – com maior potência, o preço é geralmente mais elevado em comparação com modelos iguais (entre 500 e 1500 euros). No entanto, tal não significa que um sete lugares seja sempre mais caro, já que disso depende o tipo de motor – incluindo se é a gasolina ou a gasóleo -, combustível, qualidades e equipamentos. É o mesmo que dizer que um mesmo modelo pode ser mais económico com sete lugares na versão básica que o mesmo modelo com design premium e apenas 5 lugares.

Consumo: Está relacionado com o ponto anterior. Em média o consumo é maior, embora alguns modelos não ultrapassem o consumo de 5l/100 km. O peso, tamanho e aerodinâmica também contribuem para a diferença no consumo.

Mais difícil de estacionar: as dimensões extra dos sete lugares fazem com que o estacionamento seja mais complicado, especialmente em cidades e parques com lugares pequenos. O cumprimento mínimo não costuma ser menor de 4,4 metros, ultrapassando, em alguns modelos, os cinco metros. É preciso ter também em conta o espaço que tem um lugar de garagem: as medidas não são padronizadas, o que, em alguns casos, faz com que o carro não caiba ou que seja necessário recolher os retrovisores o que dificulta ainda a entrada e saída dos ocupantes.

Assentos não aptos para adultos: que um automóvel esteja homologado com sete lugares não quer dizer que tenha capacidade para sete adultos. Em alguns modelos, os dois lugares auxiliares são apenas aptos para crianças devido às suas dimensões reduzidas.

Assentos auxiliares não incluídos: se pensou adquirir um automóvel deste tipo devido à hipótese de ter lugares adicionais (e não devido ao espaço e/ou porta-bagagens) deve ter em conta que os lugares não estão sempre incorporados de série. O que significa que devem ser considerados um extra. A vantagens é que poderá adquirir apenas um assento caso os seis lugares satisfaçam as suas necessidades.

Classificação como comercial: é uma exceção, mas alguns sete lugares são matriculados como comerciais. Isto tem vantagens fiscais, mas outros inconvenientes como fazer a Inspeção Periódica Obrigatória com mais frequência ou limites de velocidade (90km/h).

O segmento de sete lugares está a ganhar quota dentro do setor automóvel. Este tipo de veículo deixou de ser algo residual e exclusivo de determinado tipo de família, para se converter numa opção ideal para viajar comodamente e para ter espaço para as malas.