Automóveis elétricos de última geração

28 Outubro | 2019 | Goodyear

A aposta dos construtores nos automóveis elétricos veio para ficar, a bem do planeta. E no que aos veículos elétricos de alto rendimento diz respeito, a Tesla já não está sozinha num segmento que começa a ganhar novos modelos de última geração, como demonstra o novo Porsche Taycan, o primeiro elétrico da marca alemã.

Porsche Taycan

O primeiro modelo elétrico da Porsche chega a Portugal em Dezembro. O Taycan faz parte da aposta do Grupo Volkwagen nos automóveis elétricos e promete fazer concorrência à Tesla, que até agora tem dominado o segmento do alto rendimento no que diz respeito a veículos elétricos.

O Taycan vem em duas versões, o Turbo e o Turbo S. O primeiro tem 625 cv de potência, acelera dos zero aos 100km em 3,2 segundos e tem uma autonomia até 450 quilómetros. Já o Turbo S chega aos 761 cv de potência graças ao overboost, acelera dos zero aos 100 km em 2,8 segundos e tem uma autonomia até aos 412 quilómetros. Ambos os modelos estão equipados com baterias de 95kWh e a velocidade máxima é de 260 km/hora. Refira-se ainda que o Taycan é o primeiro veículo de produção com uma voltagem de 800 volts, ao contrário dos habituais 400 volts para automóveis elétricos.

Tesla Model Y

O novo SUV da Tesla só deverá chegar no final de 2020 mas já está a gerar grande expectativa. O Model Y é mais pequeno do que o X mas não lhe falta potência: Acelera dos zero aos 100 km em 3,7 segundos e possui uma autonomia incrível de 540 quilómetros. 

O Tesla Model Y será comercializado em quatro versões:  Standard e Long Range, com apenas um motor traseiro, e Long Range e Performance, ambas com Dual Motor, de forma a assegurar a tracção integral.

Volvo XC40 Recharge

E eis que chega o primeiro modelo 100% elétrico da marca sueca, cuja aposta é chegar a 2025 com apenas 50% da sua produção dedicada ao motor de combustão. O XC40 Recharge vem equipado com dois motores (um para cada eixo) e um conjunto de baterias montadas numa gaiola de alumínio, que geram uma potência de 408 cv.

A autonomia é de 400 quilómetros e pode recarregar 80% das baterias em apenas 40 minutos no modo de carregamento rápido. A aceleração dos zero aos 100 quilómetros faz-se em 4,9 segundos e a velocidade máxima deste SUV elétrico é de 180 km/hora.

Corvette Genovation GXE

Eis o automóvel elétrico destinado aos amantes da velocidade. O Corvette Genovation GXE já era o veículo elétrico mais rápido do mundo mas, no mês passado, bateu o seu próprio recorde, ao atingir a estonteante velocidade de 338,3 km/hora com uma bateria de 60 kWh, feito alcançado no Kennedy Space Center, na Florida.

O Corvette elétrico possui uma potência de 800 cv, proporcionados por cinco conjuntos de baterias distribuídos pelo carro de modo a otimizar o equilíbrio e o peso. Sendo um super-desportivo, a autonomia é menor em relação a modelos menos potentes: 281 quilómetros. 

Toyota Mirai

E, para acabar, um carro cujos motores elétricos são alimentados por uma célula de hidrogénio. A nova versão do Toyota Mirai, apresentada este mês no Salão Automóvel de Tóquio, mostrou um automóvel completamente redesenhado em relação ao modelo anterior, chegando a parecer mesmo um carro diferente.

O lançamento do novo Mirai está marcado para 2020 e trará um carro que, garante a Toyota, vai ter um aumento de 30% no valor da autonomia elétrica, graças aos tanques de hidrogénio maiores em relação à versão antiga e uma célula de combustível de segunda geração que garante mais eficácia e menos consumo.

 

Good Year Kilometros que cuentan