Tardes de Aventura: lasers, escaladas e muitos saltos!

Vamos aproveitar a energia dos mais pequenos para viver divertidas tardes de aventura? Temos 3 propostas cheias de atividade para levar a família toda!

Nem o bom tempo ajuda a queimar toda energia que os seus filhos transbordam? Aproveite todo esse entusiasmo para lhes oferecer tardes de aventura divertidíssimas, em que a atividade física se mistura com jogos e desafios que os vão fazer crescer e sorrir. Sempre à procura de destinos e programas excitantes para viver e conhecer em família, fomos descobrir a Escalada, o Laser Tag e os Saltos de Trampolim.

Tardes de Aventura: lasers, escaladas e muitos saltos!

Armados em Homem Aranha

Se os seus filhos são do género imparável, aquele que não consegue resistir a subir a uma qualquer árvore com que se cruzam num piquenique, fique a saber que a escalada é um desporto a que podem ser apresentados desde bastante cedo.

No Parque Azurara, em Vila do Conde, há duas paredes de escalada ao ar livre com um nível moderado de dificuldade, adequados a crianças e adultos. Estão disponíveis os necessários equipamentos de segurança, como capacetes e arnês, por isso não precisa de recear pela segurança do seu filho. O parque tem ainda uma série de outras atividades de aventura como rappel, arborismo ou slide, para oferecer um dia cheio de propostas de alta adrenalina.

Em versão indoor, a Vertigo tem a escalada como principal elemento do ADN e leva-a a sério como poucos outros locais do país. No espaço de 400 m2, situado na zona oriental de Lisboa, há mais de 300m2 de parede para se trepar até aos 4,8 m de altura, com colchões sempre disponíveis para que os pais possam respirar descansados. Para além dos monitores disponíveis para aulas 1-a-1, a Vertigo tem ainda cursos para todos os níveis de experiência e idades, se alguém da família se apaixonar pela modalidade e a quiser levar mais a sério.

Dar tiros sem aleijar ninguém

O laser tag é uma espécie de versão domesticada do paint ball: sem se sujarem ou aleijarem no meio do mato, as crianças podem divertir-se numa atividade que traz para a vida real os vídeojogos que muitos já estão habituados a jogar nas consolas ou no PC. Longe de ser um jogo de guerra que desperta instintos violentos nos nossos filhos, pode ser uma excelente oportunidade para os motivar para o desporto e aumentar a sua auto-confiança e autonomia.

Em Coimbrões, Vila Nova de Gaia, a Raptor aproveitou um terreno ao ar livre onde uma série de insufláveis estrategicamente colocados funcionam como cobertura e obstáculos para duas equipas de crianças se enfrentarem sem hipótese de riscos maiores do que um joelho esfolado. Aqui só há guerras entre amigos e a munição são os feixes de luz que disparam as armas de laser tag, tudo muito inofensivo e excelente incentivo para a atividade física.

Num dos armazéns da zona industrial de Carnaxide, a Login lisboa tem um dos maiores espaços cobertos da Europa para a prática de Laser Tag. É uma experiência aberta a maiores de 5 anos (aplicam-se as advertências em relação à epilepsia), onde somos levados para uma galáxia distante, num espaço alienígena, com flashes e feixes de luzes a criar um ambiente “cyber”. O objetivo é “matar” os inimigos, destruir-lhes a base, enquanto o nosso colete ganha novos poderes e brincamos a uma versão futurista dos “polícias e ladrões”. Há ainda um espaço com máquinas de arcada e uma zona para a celebração de aniversários.

Aos saltos de felicidade!

Quem não gosta de saltitar despreocupadamente, atirar-se num voo sem preocupações ou subir a paredes como se fôssemos um veterano do parkour? Depois de se terem tornado um caso de sucesso um pouco por todo o mundo, já chegaram também a Portugal os parques de trampolins.

Com mais de 100 trampolins interligados dentro de um armazém gigante, a Bounce fica em Alfragide e tem argumentos para excitar toda a família, desde o mais pequeno dos pequenos, ainda em idade pré-escolar, até ao mais ferrugento lá de casa. O espaço principal é a Arena, onde todos podem correr e saltar em modo livre, há uma parede que os mais afoitos conseguem subir como se não houvesse gravidade e um “saco de ar” gigante para o qual nos podemos lançar sem perigo. E, se um dos seus filhos fizer anos, há programas de festas de aniversário para eles poderem convidar todos os amigos.

Galardoado pelo Turismo do Alentejo com o prémio para a “Melhor Animação Turística”, o Monte Selvagem tem centenas de animais, de avestruzes a zebras, e pode ser um excelente motivo para um passeio até ao Lavre. Mas, como estamos a falar de saltos, a nossa atenção vai para o trampolim gigante, aberto a qualquer um com mais de 4 anos e menos de 85 quilos. Com 16 metros por 10 e capacidade para até 30 utilizadores em simultâneo, esta mega trampolim ao ar livre é o único do género em Portugal e uma opção divertidíssima para uma tarde divertida na região sul do país.

E ainda…

Se a escalada, os trampolins ou o laser tag não forem suficientes para esgotar as energias em excesso que os seus filhos precisam de soltar ao fim de semana, ainda temos mais algumas propostas para uma tarde de aventura em família. Os diversos parques de aventura espalhados pelo país apresentam divertidíssimas alternativas como rappel, caças ao tesouro ou passeios por rios e grutas e, se forem fãs do arborismo, as alternativas não faltam. Se quiser apresentar os seus filhos a um novo desporto, a primavera e o princípio do verão são épocas perfeitas para que eles conheçam o Hipismo ou o Surf. Finalmente, se o orçamento estiver curto e andar à procura de uma recomendação a custo zero, o Geocaching continua a ser uma das mais divertidas atividades que pode fazer com a sua família durante um fim de semana.