O monte das coisas selvagens

3 Fevereiro | 2016 | Goodyear

Monte Selvagem, jardim zoológico alentejano: depois do inverno, esta reserva animal reabre as portas para conhecermos mais de 70 espécies diferentes.

Galardoado pelo Turismo do Alentejo com o prémio para a melhor animação turística, a reserva animal do Monte Selvagem, volta a abrir as portas aos visitantes depois de dois meses de “hibernação”. E não poderia ser em melhor altura: os dias começam a ficar mais compridos e voltamos a ter oportunidade para passeios no meio da natureza. Esta semana vamos dar um “saltinho” até ao Alentejo para apresentar os nossos filhos a um parque com mais de dez anos e muitos motivos de atração.

Reserva animal em pleno Alentejo

Já não falta tudo para acabar o Inverno e, com a vantagem do nosso ser moderado q.b., é a altura em que podemos assistirmos aos rituais com que a natureza receberá a primavera. Entre o Lavre e o Ciborro, onde chegamos pela A6 em Vendas Novas, ou pelo IC10 a partir de Coruche, fica o Monte Selvagem, parque em pleno Alentejo, enquadrado na magnífica paisagem de sobreiros e azinheiras. Depois do frio dos meses de Dezembro e Janeiro, os mais de 300 animais do Monte estão prontos para nos receber novamente.

Mapa Monte Selvagem - Quilometrosquecontam

Com espécies de todo o mundo, este monte clama para si o título de maior maternidade animal do Alentejo. O trabalho de alojamento e proteção tem dado magníficos frutos e, todos os verões, surgem novos “delfins” em muitas das famílias que aqui vivem. Foi aqui que nasceram dois lémures de cauda anelada, um macaco do Japão e quatro cães da pradaria, vários porcos espinhos, lamas, elandes, cervicapras, chitais, emas e avestruzes, patos variados, esquilos, cangurus e até tartarugas.

A forma mais agradável de visitar o parque é através do passeio de tractor que nos leva ao longo de 12ha, onde vivem  livremente avestruzes, elandes, zebras, iaques, lamas e watussis e com uma linda barragem com cisnes, patos e gansos. Estes passeios são anunciados regularmente pelos altifalantes do jardim e são guiados por um especialista, a quem podemos fazer toda a espécie de perguntas sobre as criaturas e momentos que iremos ver.

Para além de animais que só conhecemos habitualmente no estado selvagem, o parque tem uma quintinha de animais domésticos onde os mais pequenos podem entrar e conhecer, tocar e acariciar ovelhas, burros, cabras e gansos. Conforme o momento do dia, o tratador presente irá explicar os processos de tratamento e alimentação.

I say jump!
Mas as atrações do Monte Selvagem não se ficam “só” pelo contacto com a natureza. Pode encontrar aqui o primeiro trampolim gigante do nosso país e o seu uso não está limitado a crianças: se tem menos de 85 quilos e gosta de andar aos saltos, fique a saber que este trampolim está aberto a todos a partir dos quatro anos. Espalhados pelos 20ha da reserva encontramos ainda casas nas árvores, tendas de índios, mini-slides, escorregas e baloiços, um cenário montado para satisfazer mesmo as crianças mais inquietas. Se trouxer um farnel poderá aproveitar o parque de merendas, mas o bar local tem também opções para que a família recupere energias.

Aproveite os primeiros raios de sol do ano ou mesmo um destes dias das mini-férias do Carnaval, e leve as crianças a conhecer um parque animal diferente, um monte onde vivem as “coisas selvagens”. Os seus filhos vão agradecer-lhe pelas horas passadas no Monte Selvagem.

Good Year Kilometros que cuentan